São Paulo é tema de exposições na Casa da Imagem

Mostras individuais dos fotógrafos Tuca Vieira e Felipe Russo podem ser visitadas a partir do dia 9 de julho

O extenso território da cidade de São Paulo e suas múltiplas possibilidades dificilmente poderiam ser resumidos de uma única forma. Pensando nisso, a Casa da Imagem convidou os fotógrafos Tuca Vieira e Felipe Russo para expor seus pontos de vista sobre peculiaridades da capital em duas exposições individuais: “Atlas fotográfico da cidade de São Paulo e seus arredores” e “Garagem automática”, ambas com inauguração marcada para o dia 9 de julho.

Na primeira mostra, Tuca Vieira exibe imagens sobre a diversidade da capital. Ao todo, são 203 fotografias que retratam o mesmo número de lugares visitados. Para garantir o registro de toda a extensão geográfica, o autor dividiu o mapa da cidade em quadrantes a partir do Guia de Ruas e percorreu todo o território durante os dois últimos anos. “A estratégia de usar o guia é uma maneira de colocar um fim no trabalho, é uma forma artificial de finalizar, caso contrário ficaria a vida inteira”, comenta Vieira.

Segundo o fotógrafo, foram seguidos alguns padrões tipológicos urbanos, como o arranha-céu, a favela e o parque industrial. “É impossível percorrer todos os bairros da cidade, mas o trabalho problematiza isso, sem, no entanto, dar uma resposta definitiva.”

Já a exposição “Garagem automática”, de Felipe Russo, reúne 21 fotografias que revelam o interior dos edifícios garagem construídos nas décadas de 1960 a 1980. A cidade tem cerca de 35 dessas construções espalhadas pelo centro, sendo que 12 delas foram visitadas. Quanto a esses números, o profissional afirma que não são importantes para o resultado final do trabalho, iniciado em 2013. “Muitas vezes era difícil perceber em que prédio eu estava. Eu me propus a registrar não o que era extraordinário, mas o que se repetia como estrutura. Só que houve uma inversão, mesmo o que é ordinário para nós, lá dentro não era”, revela.

A relação dos profissionais com a cidade pode ser percebida em vários outros projetos dos artistas, entre eles destacam-se os livros “As cidades do Brasil: São Paulo”, de Vieira, lançado pela Publifolha, e “Centro”, de Russo, publicação independente. Nesses trabalhos, ambos são capazes de reproduzir, com suas particularidades, cenas corriqueiras cheias de detalhes e significados renovados.

Por Letícia Chiantia
Serviço:| Casa da Imagem. R. Roberto Simonsen, 136-B. Próximo da estação Sé do metrô. Ao lado do Pátio do Colégio. Centro. | tel. 3241-4238. De 9/7 a 16/10. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis.