Exposição celebra 80 anos da Biblioteca Monteiro Lobato

Evento acontece até o dia 22 de dezembro

 Para comemorar os 80 anos da inauguração da primeira biblioteca infantil brasileira, acontece, até o dia 22 de dezembro, a exposição de fotografias “ERA UMA VEZ... A Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato”.

A Biblioteca, precursora de outras no interior e na capital paulista, foi criada em 1936, por meio de um projeto liderado por grandes nomes da literatura, como Mário de Andrade, então diretor do Departamento Municipal de Cultura, e a educadora Lenyra Camargo Fraccaroli. O nome Monteiro Lobato foi dado em homenagem ao escritor, cujo trabalho também esteve voltado à literatura infantil no país, que costumava frequentar o local para contar histórias para as crianças. Esta era uma das atividades da programação da biblioteca na época, assim como a confecção do jornal “Voz da Infância”, também produzido pelo público infantil.

A exposição fotográfica relembra a história da biblioteca, hoje uma referência de espaço público de leitura e atividades infantis e que, desde a sua criação, sempre teve como objetivo promover o hábito da leitura e estimular o desenvolvimento intelectual e cultural. Hoje, a Biblioteca Monteiro Lobato expandiu sua programação, promovendo atividades como oficinas de teatro, teatro de Bonecos, música e artes, além do Cine Garotada, programa de exibição de longas e curtas-metragens infantis e infanto-juvenis. Foram criados também novos espaços como o Teatro Infantil Monteiro Lobato e a Academia Juvenil de Letras. A Biblioteca possui um acervo com livros do escritor Monteiro Lobato.

Serviço: | Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato. R. General Jardim, 485, Vila Buarque, Centro | tel. 3256-4122. Até 22/12. 2º a 6º, das 8h às 18h. Sáb., das 10h às 17h e dom. das 10h às 14h. Grátis


Por Bruna Pinheiro