Exposição registra atuação do bispo Dom Pedro Casaldáliga no Brasil

“PERE CASALDÀLIGA, Profissão: Esperança” traz fotografias do espanhol Joan Guerrero ao CCSP

Prestes a completar 89 anos em fevereiro, o bispo catalão Dom Pedro Casaldáliga é homenageado com uma exposição no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a partir do dia 25 de janeiro, aniversário de 463 anos da cidade de São Paulo. “PERE CASALDÀLIGA, Profissão: Esperança” traz fotografias do espanhol Juan Guerrero que registram a vida e a obra do líder religioso no Brasil.

Radicado no Brasil desde 1968, Casaldáliga ficou conhecido por sua atuação em defesa dos povos indígenas e contrárias à violência agrária. Em 1971, tornou-se bispo da cidade de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso. Na ocasião, o clérigo escolheu como símbolo de sua hierarquia eclesiástica um remo indígena, um chapéu de palha do Sertão e um anel de tucum, que simboliza o compromisso da Igreja com os mais pobres. No mesmo ano, ele divulgou o texto “Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social”, importante documento para a resistência à ditadura militar. Hoje, Casaldáliga é bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia.

Clicadas em 2011, as fotos de Guerrero são acompanhadas também por trechos de cartas, poemas e textos pastorais de autoria do bispo, que também é conhecido por suas publicações literárias.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Centro Cultural São Paulo. R. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Centro. | tel. 3397-0001 e 3397-0002. De 25/01 a 30/4. Ter. a dom., das 9h às 21h. Grátis. Livre.