Exposição fotográfica revela a importância da represa Billings

“Margem: um olhar sobre o extremo”, de André Bueno, retrata o vínculo da represa com os moradores e estará no Centro Cultural de Santo Amaro até junho

Traçando um olhar sobre o maior reservatório de água em área urbana do mundo, o fotógrafo André Bueno traz à tona a importância da represa Billings na exposição “Margem: um olhar sobre o extremo”. Até o dia 17 de junho, no Centro Cultural Santo Amaro, o público poderá conhecer a represa para além do conceito geográfico e hídrico: como um símbolo complexo de identidade para a comunidade que mora no entorno.

A represa Billings, construída em 1925, fica localiza ao Sudeste da região metropolitana de São Paulo e faz limite com a bacia hidrográfica da represa Guarapiranga e com a Serra do Mar. Fornecendo energia elétrica para algumas regiões da cidade de São Paulo, ela é considerada o maior espelho d’água da América do Sul. As margens da represa são cercadas por uma densa vegetação e por diversas casas. Por essa proximidade, os moradores do entorno possuem um forte vínculo com a represa, assim como o educador, fotógrafo e documentarista André Bueno, que cresceu nessa região. A exposição autoral reflete essa relação e tem como proposta mostrar a relevância e a relação entre a represa e o ser humano.

Inspirando-se nos diversos usos do reservatório, como turismo, lazer e sustento, o fotógrafo busca mostrar essas várias perspectivas e reflexões por meio de um único foco. Assim, ele traz um diálogo entre o rural e o urbano, discutindo sobre a vida da população, as culturas tradicionais e urbanas e o meio ambiente, revelando a importância identitária e sustentável da represa para os moradores e, assim, para a cidade de São Paulo.

Por Bruna Pinheiro

Serviço: Centro Cultural de Santo Amaro. Av. João Dias, 822, Santo Amaro. Zona Sul. | tel. 5687-0513. De 29/04 a 17/06. Seg. a Sex., das 9h às 17h. Sáb. e Dom. das 9h às 16h. Grátis.