Exposição internacional retrata Tohoku, região noroeste do Japão

“TOHOKU - através do olhar dos fotógrafos japoneses” chega ao CCSP em 26 de maio

Afetada em 2011 por um terremoto de magnitude 9.0, seguido por um tsunami de mais de dez metros de altura, a região noroeste do Japão, chamada Tohoku, sofreu no mesmo ano com um grave acidente nuclear em Fukushima, uma de suas províncias. Com objetivo de mostrar tal região para além das catástrofes, valorizando a história e o patrimônio cultural do local considerado berço da cultura ancestral japonesa Jomon, a exposição fotográfica internacional “TOHOKU - através do olhar dos fotógrafos japoneses” chega ao Centro Cultural São Paulo (CCSP) no dia 26 de maio, em parceria com a Fundação Japão, e fica em cartaz até o dia 12 de julho.

Com curadoria do crítico e fotógrafo Kotaro Iizawa, a exposição traz ao todo 123 trabalhos de mais de uma dezena de fotógrafos japoneses. Entre eles, Teisuke Chiba e Ichiro Kojima, que fizeram fotografias de Tohoku nas décadas de 1950 e 1960; Hideo Haga, Masatoshi Naito e Masaru Tatsuki, que registraram os rituais religiosos da região; e os oito realizadores da Sendai Collection, projeto que registra paisagens comuns em diversas cidades japonesas com o intuito de preservá-las na memória.

Para Yo Fukazawa, diretor da Fundação Japão, a expectativa é que a exposição desperte um interesse pelos costumes de Tohoku, a partir do registro fotográfico dos vilarejos locais. “Tohoku é uma região onde é possível apreciar os ‘sabores’ que a natureza fornece”, explica. “É possível também sentir a energia das festividades locais, e o espírito da mais pura hospitalidade japonesa nos balneários termais”, conclui o diretor.

Por Gabriel Fabri