Mostra exibe documentários produzidos em diversos países pelos Ateliers Varan

Retrospectiva acontece no Centro Cultural São Paulo de 21 de abril a 4 de maio

 Fundado em 1981, em Paris, os Ateliers Varan funcionam como escola de formação de documentaristas, levando oficinas de roteiro, montagem e iniciação ao documentário a diversos países, como África do Sul, Vietnã, Egito e Colômbia. A partir dessas vivências, são filmados documentários que mostram a realidade dos países em que os participantes vivem. O Brasil recebe, entre os dias 21 de abril e 4 de maio, no Centro Cultural São Paulo,uma mostrai nédita de alguns desses filmes: a “Retrospectiva Varan”.

Ao todo, foram realizados mais de mil documentários desde a fundação dos Ateliers. Os temas abordam tensões políticas, conflitos, transformações sociais e cultura dos diversos países participantes. Os personagens são filmados a partir do seu cotidiano, em sua existência habitual. Na retrospectiva, são exibidas 45 obras desse acervo.

Entre os destaques estão “Makwayela”, produzido por Jean Rouch e Jacques d’Arthuys em Moçambique, que será exibido na abertura da mostra, dia 21. O filme retrata trabalhadores de uma fábrica de garrafas que cantam e dançam uma canção anti-imperialista no pátio e, em seguida, explicam a origem e o sentido de tal música.

Além de documentários livres, como “Bem-vindo à Colômbia” (Colômbia, 2005) e “O Impenetrável” (Argentina, 2012), a mostra também inclui um programas divididos por país de produção, constituídos por documentários curtos apresentados em sequência. O Programa Afeganistão, por exemplo, inclui quatro curtas: “Check point”, “Minha Cabul”, “Pequeno Afeganistão” e “Um dia de Rahela”. Na mesma linha, serão projetados os Programas África do Sul, Colômbia, Egito, Sérvia e Montenegro e Vietnã 1, 2 e 3.

Iniciativa da Balafon, associação dedicada a difundir o cinema documentário no Brasil, em parceria com a Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e a Embaixada da França no Brasil, a mostra já passou por João Pessoa, Ouro Preto, Belo Horizonte, Florianópolis e Rio de Janeiro. Após São Paulo, segue para Recife e Belém.A programação completa pode ser conferida no site www.balafon.org.br/varan/bh.html.

Por Fernanda Matricardi 


Serviço:
| Centro Cultural São Paulo. Rua Vergueiro, 1000. Paraíso. Centro. De 21/4 a 4/5.
R$1,00 (taxa de manutenção, sem direito a meia-entrada) - a bilheteria será aberta somente no dia do evento e em seu horário de funcionamento (terça a sábado, das 13h às 21h30; domingos, das 13h às 20h30) - os ingressos não estarão disponíveis pela internet

Classificação: Livre. Duração: 138 min.