Festival de Bolonha Il Cinema Ritrovato chega ao CCSP em versão itinerante

Clássicos do cinema italiano e mundial são exibidos entre 5 e 19 de maio na mostra Cinema Restaurado

Já é tradição na cidade de Bolonha, na Itália: todo ano, há três décadas, a Cineteca di Bologna organiza o festival Il Cinema Ritrovato, em que, ao longo de oito dias, são exibidos centenas de filmes, entre clássicos e lançamentos. É um verdadeiro acontecimento que ocupa até a Piazza Maggiore, praça central da cidade, em que até duas mil pessoas por sessão podem assistir à programação ao ar livre. Esse grande evento chega, em versão compacta, no mês de maio ao Centro Cultural São Paulo (CCSP), com a 2ª edição da mostra Cinema Restaurado - Il Cinema Ritrovato on Tour, versão itinerante do festival italiano. A programação integra o Circuito Municipal de Cultura.

Os destaques dessa edição são os filmes de Roberto Rossellini, um dos principais cineastas do neorrealismo Italiano, movimento cinematográfico que teve início nos anos 1940. Ao todo, são exibidos três filmes do diretor: “Paisà” (1946), “Viagem à Itália” (1956) e “Índia” (1959). O primeiro foi restaurado em 2013 e o segundo em 2012, como parte do Projeto Rossellini, parceria da Cineteca di Bologna com Istituto Luce Cinecittà, CSC - Cineteca Nazionale e Coproduction Office. Além das exibições, acontece o curso “Roberto Rossellini e o cinema dos não reconciliados”, com o crítico de cinema Luiz Carlos Oliveira Jr., nos dias 13 e 14. Outro grande cineasta italiano na programação é Federico Fellini, cujo filme “Roma” (1972) é exibido em cópia restaurada de 2010.

A programação também inclui uma seleção de curtas de Charles Chaplin e, entre os destaques internacionais: o filme russo “A Cor da romã” (1969), de Sergei Parajanov, e o indiano “Estrela encoberta de nuvens” (1960), de Ritwik Ghatak, em cópias restauradas pela The Film Foundation, organização de preservação fundada por Martin Scorsese. No dia 7, Maria Fernanda Curado Coelho, Presidente do Conselho Regional de Museologia, apresenta a palestra “Uma conversa sobre restauração cinematográfica”.

| Gabriel Fabri