Clássicos do cinema soviético e brasileiro ganham acompanhamento musical

“O encouraçado Potemkin”, de Sergei Eisenstein, e “Fragmentos da Vida”, de José Medina, são exibidos nos dias 11 e 24

No mês de junho, dois clássicos do cinema mudo ganham acompanhamento musical nas bibliotecas públicas. O primeiro é “O Encouraçado Potemkin” (1925), de Sergei Eisenstein, que será exibido dia 11 na Biblioteca Viriato Corrêa, com acompanhamento musical do percussionista Wellington Tibério. No dia 24, o média-metragem “Fragmentos da Vida” (1929), de José Medina, ganha trilha sonora criada pela dupla Gustavo Barbosa Lima e Marco Prado, na Biblioteca Mário Schenberg.

“O Encouraçado Potemkin” é um dos mais emblemáticos filmes da vanguarda soviética dos anos 1920. Influenciado pelo construtivismo russo, Eisenstein utilizou a montagem de maneira nada convencional, mostrando, com os seus cortes frenéticos, que a edição era um elemento muito importante para a construção do sentido do filme. Um exemplo memorável é a cena do massacre na Escadaria de Odessa, em que o cineasta dilui a noção de tempo e espaço, aumentando o impacto da sequência. A cena foi posteriormente homenageada por Brian de Palma em “Os Intocáveis” (1987). O longa-metragem de Eisenstein é inspirado em um levante real de operários contra as condições de trabalho em um navio. O movimento data de 1905 e foi massacrado pelo governo czarista na Rússia.

Já “Fragmentos da Vida” foi realizado em uma época em que o cinema de ficção era pouco produzido no Brasil – a maior parte da produção audiovisual no país era de cinejornais. Para o músico Gustavo Barbosa Lima, o filme ainda é atual por conta do seu personagem principal, o filho de um operário que cai do andaime de uma construção. “O caldeirão dos sentimentos e das relações humanas é o mesmo e a vida continua imprevisível e exigente”, completa o músico.

Para Lima, a principal preocupação na construção do acompanhamento musical para o filme é ajudar o público a mergulhar na trama. “A boa trilha não deve ser percebida como música, mas como uma camada do roteiro”, explica. Inspirados no compositor de óperas alemão Kurt Weill, mas trazendo também toques de rock e música eletrônica, Lima e Padro acentuam o vazio existencial do personagem principal e o seu sentimento de culpa por meio de guitarra, clarinete e sax eletrônico. Procuramos ressaltar também o cenário, a cidade de São Paulo, mostrada quase como um personagem que pulsa paralelamente”, completa Lima.

Por Gabriel Fabri

Serviço:

O ENCOURAÇADO POTEMKIN
Acompanhamento musical: DJ Kleber Nigro.
“O encouraçado Potemkin”, longa-metragem clássico de 1925, dirigido por Serguei Eisenstein, mostra uma revolta de marinheiros russos. A sessão é acompanhada por composição eletrônica que combina sons contemporâneos.
| BP Viriato Corrêa. R. Sena Madureira, 298, Vila Mariana. Zona Sul. | tel. 5573-4017 e 5574-0389. Dia 11, 15h

FRAGMENTOS DA VIDA
Acompanhamento musical: Gustavo Barbosa Lima (sopros e percussão) e Marco Prado (guitarra).
“Fragmentos da vida”, curta-metragem de 1929, dirigido por José Medina, acompanha a trajetória do filho de um trabalhador que cai do andaime de um prédio em construção, em uma São Paulo que se verticalizava. A nova trilha sonora recupera o dinamismo e a memória da metrópole.
| BP Mário Schenberg. R. Catão, 611, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3672-0456 e 3675-1681. Dia 24, 14h