Cultura Inglesa Festival realiza maratona de Harry Potter no CCSP

Em homenagem à escritora J. K. Rowling, todos os filmes da franquia original são exibidos na Sala Spcine Lima Barreto e no jardim suspenso

Celebrando uma das personalidades britânicas mais influentes da atualidade, a escritora J. K. Rowling, o 21º Cultura Inglesa Festival exibe todos os oito longa-metragens da série Harry Potter, composta por adaptações dos livros que consagraram Rowling. As sessões acontecem entre os dias 16 e 18 de junho, na Sala Spcine Lima Barreto do Centro Cultural São Paulo (CCSP). Integrando o projeto Slow Movie, os dois últimos filmes da série, “Harry Potter e as Relíquias da Morte” (Partes I e II), são exibidos ao ar livre, no jardim suspenso, no dia 18.

A homenageada, cujo nome real é Joanne Rowling, teve a ideia de criar a saga do menino bruxo durante uma viagem de trem, em 1990. Sete anos depois, a autora, então uma professora de inglês desempregada e mãe solteira, realizou o sonho de publicar o seu primeiro livro, “Harry Potter e A Pedra Filosofal”, aventura infantojuvenil que se tornou logo um bestseller mundial. Outros seis livros foram lançados e a série, encerrada em 2007, tornou-se um dos maiores fenômenos literários da atualidade. Com o final das aventuras de Potter, Rowling publicou o romance adulto “Morte Súbita” e três livros da série Cormoran Strike, sob pseudônimo de Robert Galbraith. Hoje, ela é produtora e roteirista da série cinematográfica "Animais Fantásticos e Onde Habitam", derivada de Harry Potter, e cujo primeiro filme foi lançado em 2016.

Nos cinemas, o sucesso dos livros foi ampliado, gerando oito longa-metragens. Todos estrelados por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, nos papéis principais, os dois primeiros filmes foram dirigidos por Chris Columbus (“Esqueceram de Mim”). O terceiro, “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, marcou uma mudança de tom na série, tornando-a mais adulta, e foi dirigido pelo colombiano Afonso Cuarón (“Gravidade”). Mike Newell (“Quatro Casamentos e Um Funeral”) assumiu a direção de “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, o quarto da franquia. Por fim, David Yates (“A Lenda de Tarzan”) foi o responsável pelos últimos quatro longas-metragens do menino bruxo e pelos filmes derivados.

Além das exibições no jardim suspenso, no dia 18, o Festival apresenta shows das bandas Madame Groove (de estilo Groove) e Banda Arthaz (de Pop Rock), formadas por alunos da Cultura Inglesa. As apresentações acontecem antes da exibição de “Harry Potter e as Relíquias da Morte”, a partir das 14h.

Por Gabriel Fabri