Felicidade é tema de dança na Olido

Apresentações acontecem na Galeria Olido, dias 3 a 13, nos teatros municipais Alfredo Mesquita, dias 18 a 20, e Flávio Império, dias 25 a 27

O Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias propõe a reflexão sobre a felicidade em “Breve compêndio para pequenas felicidades e satisfações diminutas”. O espetáculo estreia dia 3, na Galeria Olido, e segue até dia 27 em dois teatros municipais, integrando a programação do Circuito Municipal de Cultura 2016.

Para montar a encenação, o grupo procurou investigar a felicidade do ponto de vista de cada um dos integrantes. As discussões culminaram na criação de listas, individuais e em conjunto, que mostravam caminhos para a felicidade e identificavam os obstáculos reais e imaginários desse trajeto.

“Nosso desejo era problematizar a felicidade e, com isso, entender melhor a própria vida”, conta o diretor e coreógrafo Luiz Fernando Bongiovanni. A ideia surgiu quando ele leu uma notícia dizendo que a depressão será a doença mais comum no mundo em 2030. “Então, fiquei curioso para investigar a felicidade: O que é? Quem se sente feliz? Por quê?”, conta.
Segundo Bongiovanni, a dança reflete o mundo real, no qual a felicidade tem diferentes significados e pontos de partida para cada pessoa, e ressalta: “O trabalho não é feliz, mas sobre a felicidade.”

Por Fernanda Matricardi

Serviço:
| Galeria Olido – Sala Paissandú. Av. São João, 473, Centro. Dias 3 a 13, de qui a sáb às 20h e dom às 19h. Grátis (retirar ingresso 1 hora antes).
|Teatro Municipal Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1770, Santana. Zona Norte. Dias 18 a 20, sex e sáb às 21h e dom às 19h. Grátis (retirar ingresso 1 hora antes).
|Teatro Municipal Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. Dias 25 a 17, sex e sáb às 20h e dom às 19h.
Grátis (retirar ingresso 1 hora antes).

Classificação: Livre. Duração: 60 minutos.