Espetáculo “Retina” discute o excesso de informações a partir do contraste entre claro e escuro

Espetáculo de dança chega em abril ao Centro Cultural Galeria Olido e aos teatros Cacilda Becker e Flávio Império

Amy Winehouse, Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison e Kurt Cobain – as cinco lendas da música que morreram aos 27 anos compõem a trilha sonora do espetáculo “Retina”, da companhia mineira Camaleão Grupo de Dança. A coreografia, criada por Jorge Garcia, é apresentada entre os dias 1º e 3 de abril, no Teatro Cacilda Becker; entre os dias 7 e 10, no Centro Cultural Galeria Olido e entre os dias 15 e 17 no Teatro Flávio Império.

A diretora Marjorie Quast explica a escolha musical. “Esses artistas se rebelaram, transgrediram o tempo deles, sempre foram contestadores. Nós queríamos falar sobre a transgressão”, afirma. Além dessa postura de questionamento, os cinco também foram vítimas da exploração midiática - o caso de Amy Winehouse, com cada recaída exposta à exaustão nos tablóides e na internet, ainda está fresco na memória das pessoas (a cantora de soul e blues faleceu em 2011). “As músicas deles foram uma inspiração para a gente”, completa a diretora.

“Retina” propõe uma reflexão sobre o excesso de imagem, questionando se somos capazes de absorver tantas informações e estímulos visuais que recebemos ao mesmo tempo. Para falar sobre o tema, a companhia resolveu apostar na oposição entre o claro e o escuro ou, mais precisamente, entre o excesso e a ausência de luz. “A retina é a parte do olho que capta a luminosidade, o que ajuda a gente a entender o que nós vemos. É difícil visualizar algo com muita ou com pouca luz”, explica Marjorie. Para reforçar esse contraste, o cenário é todo feito de alumínio, com lâmpadas brancas.

Questionada se há uma falta de pensamento crítico na sociedade hoje, Marjorie afirma querer sensibilizar o público a refletir sobre o tema dos excessos de informações. “Se o jovem acha que o que falta é pensamento critico, ele que vá procurar”, pontua a diretora. “A gente quer apenas incentivar uma reflexão sobre o tema”.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Diversos Espaços. 60 min. Grátis. 12 anos.
| Teatro Municipal Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dias 1º e 2, 21h. Dia 3, 19h
| Centro Cultural Galeria Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 7 a 9, 20h. Dia 10, 19h
| Teatro Municipal Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719. Dias 15 e 16, 20h. Dia 17, 19h