Casa do Sertanista recebe coreografias inspiradas em temática japonesa

Contemplado pelo Fomento à Dança, ocupação “Corpo de Vento” celebra 20 anos do Núcleo Fu Bu Myo In com apresentações de três performances

Até o dia 15 de maio, a Casa do Sertanista recebe, aos finais de semana, a ocupação “Corpo de Vento”, do núcleo Fu Bu Myo In. Com direção de Toshi Tanaka, o projeto reúne três performances em comemoração aos 20 anos da criação do grupo, que trabalha com temáticas tradicionais japonesas. A iniciativa foi contemplada pelo 16º edital do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura.

As coreografias “Rio adentro”, “Cada Passo” e “Hikari no mizu ni – Na água luminosa”, apresentadas em datas diferentes, são consideradas pelo grupo como “performances fugaku”, termo que mistura as palavras japonesas “fu” (vento) e “gaku” (alegria ou brincadeira). Na definição do grupo, o “fugaku” é a transformação em arte do “do-ho”, técnica criada pelo mestre Hiroyuki Noguchi que diz respeito à busca do movimento sensível do corpo. Essa sensibilidade é o que está por trás da ideia das três performances: resgatar a sensação corporal do vento, de uma época em que o corpo não era um mero instrumento em função da mente. O “fugaku” procura movimentos mais soltos e não tão mecânicos e banais como no cotidiano.

A performance “Rio adentro”, criada por Ciça Ohno, é apresentada nos dias 2 e 3 de abril. A obra fala sobre o fluxo das águas, misturando movimento, poesia e cerâmica. Já nos dias 16, 17, 23 e 24, é apresentada a coreografia “Cada passo”, inspirada na prática de meditação zen budista, a Zazen. No dia 5 de maio, a coreógrafa Fernanda Mascarenhas apresenta uma oficina em que discute o processo criativo de “Cada Passo” e a relação entre o Zazen e o Do-ho. Por fim, o projeto apresenta uma releitura de “Hikari no mizu ni – Na água luminosa”, performance realizada no Japão, em 2012, que fala sobre o fluxo da água no corpo e na terra. O espetáculo acontece nos dias 30 de abril e 1°, 14 e 15 de maio. Não haverá apresentações nos dias 7 e 8.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Casa do Sertanista - Pça Dr. Ênio Barbato, s/nº, Caxingui. Zona Oeste. | tel. 3726-6348. De 2/4 a 15/5 (exceto dias 7 e 8/5). Sáb. e dom., 15h. Grátis. Livre.

Confira a programação completa:

RIO ADENTRO,
De Ciça Ohno. Dias 2 e 3/4, 15h. 50 min.
CADA PASSO,
De Fernanda Mascarenhas com o Núcleo Fu Bu Myo In. Dias 16, 17, 23 e 24/4, 15h. 50 min
“HIKARI NO MIZU NI – NA ÁGUA LUMINOSA”,
De Toshi Tanaka. Dias 30/4, 1, 14 e 15/5, 15h. 60 min.
A ESCUTA DO MOVIMENTO
Oficina com Fernanda Mascarenhas – Dia 5/5, das 9 às 13h.