Grupo português Dançando com a Diferença apresenta espetáculo BICHOS

Centro Cultural São Paulo recebe a montagem até o dia 22 de maio

 Baseado na obra do escritor Miguel Torga, o grupo de dança inclusiva Dançando com a Diferença apresenta o espetáculo “BICHOS”, estreado em janeiro na Ilha da Madeira, em Portugal. A montagem, composta por bailarinos com e sem deficiência, chega ao Centro Cultural São Paulo em curta temporada, entre os dias 20 e 22 de maio.

Galo, cão, gato, burro, touro, cigarra e corvo são personagens que representam animais humanizados cujas histórias abordam questões sobre a sociedade e a própria existência, como o dilema entre a essência individual e o padrão normativo da sociedade. Nesse contexto, o enredo traz o homem que, afastado da natureza, busca sua essência selvagem.

O personagem do gato, chamado Mago, por exemplo, deixa de conquistar o mundo à sua volta para viver uma relação de dependência com sua dona. “Somos anexados por um padrão normativo que, tal como Mago, leva à anulação individual, perdendo uma essência selvagem”explica o diretor e criador do grupo Henrique Amoedo. “Ou nos tornamos num agente, que como o corvo Vicente, persegue um ideal de liberdade de sermos nós, plenos de independência e inconformismo”, completa.

A coreografia de Rui Lopes Graça, segundo Amoedo, consegue manter as características de cada personagem propostas pelo escritor Miguel Torga nos seus contos e, ao mesmo tempo, se relaciona com as peculiaridades individuais de cada intérprete. “A elaboração que o espectador fará acerca do espetáculo é, também, uma forma de abordagem e, eventualmente, transformação através da arte”, completa.

O projeto Dançando com a Diferença nasceu em 2001, na Ilha da Madeira, em Portugal, e deu origem à companhia de dança com o mesmo nome. O grupo contribui, mundialmente, para o reconhecimento das capacidades artísticas de pessoas com e sem deficiência. “O processo de inclusão por meio da dança é moroso, longo, cheio de avanços e retrocessos, mas é um lindo percurso de muitas conquistas”, conclui o diretor.

Por Fernanda Matricardi

Serviço:
Centro Cultural São Paulo
. Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. Centro. De 20 a 22/5, Sex e sáb, 21h e dom, 20h. Grátis (retirar ingresso 2 horas antes).
Duração: 90 min. Classificação: livre.