Coreografia “Sob a pele” aborda relação entre corpo e cidade

Espetáculo da Cia. TF Style entra em cartaz no Centro Cultural Olido entre os dias 30 de junho e 3 de julho

Dando continuidade à pesquisa iniciada em 2014 com o espetáculo “Beco”, a Cia. TF Style elaborou a coreografia “Sob a pele” no início deste ano. Sob a direção de Igor Gaparini, a montagem entra em cartaz no Centro Cultural Olido, a partir do dia 30 de junho.

Se na montagem anterior o processo investigativo era encontrar e reconhecer um corpo em constante movimento, dessa vez a existência se concretiza na relação entre pele e cidade. “Percebemos que todas as sensações identificadas pelos intérpretes poderiam ser potencializadas”, conta o diretor.

Pensando nisso, os dez bailarinos da Cia. começaram a improvisar em cena as experiências pessoais, enquanto moradores da cidade. “Existem alguns disparadores físicos e corporais, é como se saíssemos da representação e fôssemos para a ação. Não existem sequências marcadas, o corpo responde a cada apresentação de um jeito”, explica Gasparini.

Para complementar a ideia, a trilha sonora, tocada ao vivo com um instrumento de percussão chamado waterphone, também dialoga com o improviso. Com ele, os intérpretes criam um ambiente sonoro por meio da vibração das hastes quando tocadas.

A proposta de criar uma atmosfera em que a cidade apareça no corpo pode ser observada também no figurino. “As roupas servem como adereços cênicos. Além de entrarem simbolicamente para representar a nossa trajetória de vida. Por isso, começamos só com uma espécie de segunda pele para identificar nossa chegada ao urbano, depois acumulamos mais peças”, comenta o diretor.

Investigar as sensações que estimulam esses corpos a partir da individualidade dos intérpretes é a proposta da TF Style, Cia. de dança urbana contemporânea fundada no início de 2002. “Queremos construir uma proposta cênica que sai da repetição e vai para uma pesquisa de autoria”, afirma Gasparini.

Por Letícia Andrade

Serviço: | Centro Cultural Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 30/6 a 3/7. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis. 50 min. Livre.