Dança inspirada nas Spice Girls estreia no Olido

Entre os dias 08 e 11 de setembro, o Grupo Vão apresenta o espetáculo “Move Cover” inspirado nos maiores sucessos da banda britânica e nos hits do pop dos anos 90

Inspirado nas canções “Wannabe”, “Viva forever” e “Too much”, entre outros sucessos da girl band britânica Spice Girls, o Grupo Vão estreia o espetáculo “Move cover”, dia 8, no Centro Cultural Olido. A companhia, formada por cinco intérpretes-criadoras –assim como a banda–, tem como referência esses e outros hits do pop dos anos 1990 na coreografia, que também faz uso do lip sync (técnica de dublagem). O espetáculo foi selecionado pelo 20º Cultura Inglesa Festival.

O interesse pelas Spice Girls – cujo primeiro single, “Wannabe”, completa 20 anos em 2016– se dá por ser um grupo feminino. “Depois delas, uma série de outras mulheres começou a ter uma carreira pop de muita importância”, ressalta Carolina Minozzi, dançarina e codiretora do espetáculo. Há também a questão do Girl Power, que ela vê como paradoxal. “Ao mesmo tempo em que se usa de estereótipos chapados, elas também promovem o empoderamento feminino.”

Carolina define a apresentação como uma “experiência de contaminação” e questiona: “Pessoas que se conectam com esse tipo de produto cultural para as massas, de que forma se apropriam dele e o que emerge dali?”. Entender essa ação é um dos objetivos da pesquisa do grupo, que traz sua própria visão para os sucessos que marcaram gerações. “O espetáculo é um cover que está além de representar cada uma das Spices”, conclui.

Por Gabriel Fabri

| Livre. Centro Cultural Olido – Sala Paissandu. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 8 a 11. 5ª a sáb., 20h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso a partir de uma hora antes)