Festival Contemporâneo de Dança dialoga entre criação e realidade

Nona edição do evento acontece entre os dias 1º e 12, no Centro Cultural Olido e Centro de Referência da Dança

 Com a proposta de experimentar a realidade a partir do próprio corpo, artistas se apresentam na nona edição do Festival Contemporâneo de Dança (FCD), entre os dias 1º e 12, no Centro Cultural Olido e Centro de Referência da Dança de São Paulo (CRD).

A mostra tem direção artística de Adriana Grechi, direção geral e de produção de Amaury Cacciacarro Filho e apresenta coreografias e oficinas que repensam as formas de convívio social e refletem sobre o processo criativo. “Cada trabalho traz um foco diferente, com um olhar específico, em comum todos partem de uma reinvenção do corpo e das suas práticas”, conta Adriana.

Um dos destaques da programação é a apresentação da 6ª Plataforma Exercícios Compartilhados, que reúne 20 artistas da dança com formações e propostas diversas, durante duas semanas, no CRD, para dividir com o público seus processos artísticos. A Plataforma se originou há dez anos no projeto Bazar Utopias e esta edição, que teve início em agosto de 2016, se estenderá até fevereiro de 2017.

“Achamos fundamental integrar ao evento jovens artistas da cidade que se reúnem há meses, refletindo sobre os contextos de criação”, afirma Adriana, também coordenadora da Plataforma.

Segundo ela, a preocupação do Festival também é criar uma continuidade da relação público e artista, resgatando coreógrafos que já se apresentaram em outras edições. É o caso do brasileiro, residente em Paris, Wagner Schwartz, que encena este ano, no Centro Cultural Olido, três espetáculos: “La bête”, “Piranha” e “Transobjeto”. No primeiro trabalho, que une Brasil e França, o coreógrafo manipula a réplica de uma escultura de Lygia Clark. “Piranha” traz para a cena um corpo dividido entre uma dinâmica voluntária e involuntária, rodeado por uma composição de ruídos digitais. E “Transobjeto” expressa a possibilidade de uma nova experiência a partir da representação física de uma ideia invisível.

Também integra a programação, pela primeira vez no Brasil, o espetáculo “Sakinan göze çop batar”, do coreógrafo francês Christian Rizzo e do bailarino turco Kerem Gelebek. Juntos, indagam sobre a melancolia. Tanto Schwartz como Rizzo participam de oficinas gratuitas. “Elas possibilitam uma imersão nos processos criativos, promovendo uma aproximação ao pensamento e à prática de cada artista”, finaliza Adriana.

9º FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE DANÇA


CENTRO CULTURAL OLIDO | CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA DE SÃO PAULO | CENTRO | GRÁTIS
CENTRO CULTURAL OLIDO: Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.


CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA DE SÃO PAULO: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro. Tel: 11.3214.3249.
Programação completa no site: www.fcdsp.com.br .

PLATAFORMA EXERCÍCIOS COMPARTILHADOS - 6ª EDIÇÃO
| Centro de Referência da Dança de São Paulo. De 1º a 12 (exceto dia 3). 2ª a sáb., 19h

CONVERSA COM CHRISTIAN RIZZO
| Centro de Referência da Dança de São Paulo. Dia 3, 19h

CHRISTIAN RIZZO (França) + KEREM GELEBEK (Turquia)
| Centro Cultural Olido – Sala Paissandu. De 4 a 6. 6ª e sáb., 20h. Dom., 18h

WAGNER SCHWARTZ (Brasil/França)
| Centro Cultural Olido – Sala Paissandu. Dia 11, 20h

WAGNER SCHWARTZ
| Centro Cultural Olido – Sala Paissandu. Dia 12, 20h

WAGNER SCHWARTZ
| Centro Cultural Olido – Sala Paissandu. Dia 13, 18h

OFICINA COM WAGNER SCHWARTZ
| Centro de Referência da Dança de São Paulo. De 15 a 19, das 14h30 às 19h