“Noite de Gala” reúne grandes clássicos do balé mundial

Espetáculo da Cia. Brasileira de Danças Clássicas é encenado entre os dias 28 de abril e 11 de junho, no Centro Cultural Olido e nos teatros municipais João Caetano e Flávio Império

 Tradição nas companhias de dança em várias partes do mundo, a noite de gala é uma apresentação anual que resume o que de melhor foi produzido por elas. O programa leva ao palco bailarinos do grupo e outros convidados para dançarem peças curtas que evidenciam o talento dos intérpretes. Motivada por essa celebração, a Cia. Brasileira de Danças Clássicas encena sua “Noite de Gala” entre os dias 28 de abril e 11 de junho, nos teatros municipais João Caetano e Flávio Império e no Centro Cultural Olido.

Segundo a produtora da companhia, Priscilla Yokoi, a seleção dos balés apresentados traz os mais populares e interessantes trechos de obras clássicas. “Buscamos mostrar o virtuosismo técnico, o belo e o nascimento dessa forma de dançar tão tradicional e popular, orquestrada por importantes coreógrafos do mundo”. O programa reúne trabalhos de nomes como Marius Petipa e Lev Ivanov. Dentre eles, está o segundo ato de “La Bayadére”, de Petipa, com música de Leon Minkus. Concebida em 1877, a suíte narra a história do noivado da princesa Gamzatti e do guerreiro Solor. O espetáculo procura lançar o olhar do coreógrafo sobre a vida após a morte.

Outro trecho apresentado é o de “O Lago dos Cisnes”. Com música de Tchaikovsky, a coreografia conta a história Odette/Odile, personagens com personalidades totalmente opostas e interpretadas por uma mesma bailarina. A primeira se transforma no delicado e amoroso Cisne Branco e a outra, no sensual e perverso Cisne Negro, ambos criados pelo feiticeiro Von Rothbart.

As outras cenas que integram o espetáculo são pas de deux (duetos em dança) que entraram para a história do balé, entre eles o da Fada Açucarada e o Príncipe, de “O Quebra-Nozes”; da Colombina e o Arlequim, de “Harlequinade”; de Satanilla e Fábio, de “Carnaval em Veneza”; e da Escrava e o Mercador (Pas d’Esclave), de “O Corsário”. No encerramento, é apresentada a vibrante suíte de “Dom Quixote” - “O casamento de Kitri”, também com música de Minkus.

Por Bruna Pinheiro

Serviço:
| Teatro Municipal João Caetano. R. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Próximo da estação Santa Cruz do Metrô. Zona Sul. | tel. 5573–3774 e 5549–1744. De 28 a 30/04. Sex. e Sáb., às 21h00. Dom., às 19h00. Livre. Grátis (retirar ingresso 1 hora antes).
| Teatro Municipal Flávio Império. Rua Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. De 12 a 14/05. Sex. e Sáb., às 20h00. Dom., às 19h00. Livre. Grátis (retirar ingresso 1 hora antes).

| Centro Cultural Olido. Av. São João, 473. Centro. | tel 3331-8399. De 09 a 11/06. Sex. e Sáb., às 20h00. Dom., às 19h00. Livre. Grátis (retirar ingresso 1 hora antes).