Grupo Divinadança reapresenta coreografia inspirada em obra de Fernando Pessoa

Espetáculo “Todas as Cartas de Amor são Ridículas” acontece entre os dias 28 e 30 de abril, no Teatro Décio de Almeida Prado

Após atingir sucesso de público em sua estreia em 2008, o espetáculo “Todas as Cartas de Amor são Ridículas” volta a ser encenado pelo Grupo Divinadança, em comemoração aos 10 anos da companhia. Inspirada no poema de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, a coreografia fala sobre sentimentos e amor e será apresentada no Teatro Décio de Almeida Prado, entre os dias 28 e 30 de abril.

Com direção de Andrea Pivatto e coreografia de Milton Coatti, o espetáculo leva o público a uma viagem pelo coração. “A cada passo os bailarinos revelam momentos e sentimentos comuns que pertencem a todos os apaixonados – que a olhos de muitos se tornam ‘cafonas’”, afirma Pivatto. E essa é a proposta do coreógrafo: utilizar a coreografia para mostrar o quão cafona e cômico as pessoas apaixonadas se tornam e, na maioria das vezes, não percebem.

Com trilha sonora diversificada, incluindo músicas nacionais e internacionais, como clássicos de Frank Sinatra, o espetáculo foge do palco convencional: a coreografia utiliza os ambientes externos como cenário, fazendo com que os bailarinos ocupem esses espaços comuns e lancem mão de recursos “cafonas” e engraçados como o baile com vassouras, no qual o público é convidado a participar. “Além da coreografia dialogar com todas as idades, um dos motivos que nos fez encená-la novamente é que essa proposta de interação e aproximação com o público traz novas reflexões e gera sentimentos diversos”, conta a diretora.

Além desse lado cômico de mostrar como o amor pode ser “ridículo”, o grupo busca refletir também sobre diversidade sexual por meio de coreografia de casais formados por pessoas do mesmo sexo e de sexos opostos. Segundo a diretora, “para a criação dessas cenas, cada figurino, trilha sonora, escolha de bailarinos e passos foram pensados minuciosamente para que eles dialogassem entre si”, conclui.

Por Bruna Pinheiro

Serviço: Teatro Municipal Décio de Almeida Prado. R. Cojuba, 45, Itaim Bibi. Zona Oeste. | tel. 3079-3438. De 28 a 30/4. Sex, Sáb. e Dom.; às 18h. Livre. 70 min. Grátis