ABCDança 2017 traz atração da Coréia do Sul para encerramento no CCSP

Art Project BORA é um dos destaques da programação entre os dias 26 e 28 de maio

 Em sua 12ª edição, o festival ABCDança leva ao Centro Cultural São Paulo (CCSP) as suas atrações de encerramento. Entre os dias 26 e 28 de maio, seis espetáculos de dança são apresentados gratuitamente: duas coreografias internacionais e quatro de grupos independentes paulistas.

Apresentando um programa duplo, a companhia convidada Art Project BORA, da Coréia do Sul, traz nos dias 27 e 28 as coreografias "Gaksi" e "Tail Language". A primeira é inspirada em “Bridal Mask”, uma história em quadrinhos (no país, são chamadas de “manhwa”) criada por Huh Young-man. De maneira satírica, a peça conta os dilemas de uma noiva. Já "Tail Language", como o nome sugere, se apropria do que chama de “linguagem do rabo” e de outros gestos de animais para criar os movimentos da coreografia, que satiriza as hipocrisias culturais. Ambas as danças têm direção de Bora Kim.

Os outros quatro espetáculos compõem a Mostra Ivonice Satie, que traz intervenções de curta-duração de grupos independentes do ABC paulista. Todas as coreografias são performadas em um único programa, no dia 26. São elas: “Marcas de Passagem”, do Núcleo Bambu; “No Tempo com Tempo”, da Associação Passo a Passo; “Conectados”, do Favela’s Funkers (Black White Crew); e, encerrando a noite, “Êxodo”, da Dias e Cia.

O ABCDança é um festival que circula por diversas cidades do ABC paulista levando espetáculos de dança gratuitos. A iniciativa é da Associação Projeto Brasileiro de Dança.

Por Gabriel Fabri