Núcleo Artérias estreia novo espetáculo de dança com apresentação interativa

“Protesto” leva ao público estudos sobre rituais de transe e a união do corpo com o ambiente

 A partir do dia 1º de junho, o grupo de dança Núcleo Artérias estreia seu novo espetáculo “Protesto”, que fica em cartaz no Teatro Municipal Flávio Império até o dia 4, e no Centro Cultural Olido de 15 a 18 de junho. Após dois anos de estudos sobre práticas de transe, o grupo leva à performance sua própria perspectiva sobre estes rituais.

Inspirado no trabalho do antropólogo escocês Ioan Lewis, o espetáculo apresenta a dança como uma forma de protesto implícito, assim como a prática de transe é utilizada em outras culturas pelo mundo. Lewis usa em seus estudos o termo “Protesto Oblíquo”, que se refere à utilização do transe como tática de grupos marginalizados para chamarem a atenção –, citando em sua obra fenômenos como a possessão feminina no Vodu, rituais dionisíacos na Grécia, entre outros.

Para Adriana Grechi, diretora do Núcleo Artérias, a principal reivindicação de “Protesto” está relacionada à parte humana que o homem está perdendo. “Hoje em dia vivemos focados em uma tela, então tentamos conectar e ampliar a percepção dos sentidos além do visual”, explica.

Além da dança, o grupo também utiliza técnicas de ambientação que envolvem o público com materiais orgânicos e aromas, fazendo um paralelo com a obra fotográfica “Camuflagens Urbanas”, da cubana Ana Mendieta, outra inspiração do Núcleo. “Nesta obra, a artista imerge seu corpo dentro de paisagens como forma de fundir-se ao fluído universal”, explica a diretora.

Criado por Grechi em 2003, o grupo Núcleo Artérias é formado por mulheres e propõe mudanças na forma perceptiva e de operar do próprio corpo durante os espetáculos. Para isso, o grupo baseia suas apresentações em estudos de BMC e BMM (Body Movement Control – Body Mind Movement), conceitos que focam no controle absoluto do corpo e da mente e propõem a ideia de que tudo o que somos está enraizado em nossa anatomia e na história de nosso desenvolvimento motor.

Ao longo de seus 14 anos de trajetória, o grupo já apresentou 11 espetáculos diferentes em mais de 40 cidades, incluindo Brasil, países da Europa e dos Estados Unidos. Além disso, o Núcleo Artérias já recebeu diversos prêmios, entre eles três APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

Serviço:
| Teatro Municipal do Cangaíba Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba. Zona Leste. | tel. 2621-2719. De 01/06 a 04/06, Qui., Sex. e Sáb., 20h. Dom., 19h. 60 min. +14 anos

| Centro Cultural Municipal Olido. Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do Metrô. Centro. | tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 15 a 18/06., Qui., Sex e Sáb, 20h. Dom., 19h. 60 min. +14 anos