Rodas de Choro acontecem aos domingos no Mercadão

Chorando na Labuta, Dois por Quatro e Coletivo Roda Gigante são alguns dos destaques da programação de maio

Depois de mais de um século do nascimento do Choro no Brasil, ritmo tipicamente popular do país, muitos artistas continuam celebrando o gênero com apresentações pela cidade de São Paulo. Neste mês, as rodas dos “chorões” acontecem no Mercadão sempre aos domingos, ao meio dia. O projeto é da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o Mercado Municipal e reúne, desde fevereiro deste ano, artistas no local.

No dia 1º, João Macacão, ao lado do Conjunto Paulistano, faz uma homenagem a renomados músicos do gênero, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo. O músico também apresenta composições de seu repertório autoral, que integra os álbuns “Consequências” e “Serestando”.

No segundo domingo do mês, dia 8, o quarteto Chorando na Labuta explora o choro desde seu surgimento até os dias de hoje. Já no dia 15, é a vez do grupo Dois por Quatro. Por fim, nos dias 22 e 29, se apresenta o grupo Regional do Babeche e o Coletivo Roda Gigante.

Além dessa programação, o Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo também promove rodas de choro aos sábados, às 18h. No Dia Nacional do Choro, 23, o Circuito Municipal de Cultura realiza uma comemoração especial com apresentações por toda a cidade.

Por Letícia Andrade

CHORINHO NO MERCADÃO
MERCADO MUNICIPAL PAULISTANO | ÁREA DE EVENTOS | CENTRO | DOM. | GRÁTIS

Novo projeto que leva músicos ao Mercadão para tocar chorinho.
| Rua da Cantareira, 306, Centro.
| Não é necessário retirar ingresso.

JOÃO MACACÃO E CONJUNTO PAULISTANO
Com João Macacão, Claudinho Martins, André Almeida e Getúlio Ribeiro e Milton de Mori.
Representante da velha guarda do choro, do samba e da seresta, o grupo resgata a memória musical brasileira por meio dos grandes mestres do choro, além de cantar músicas de seus CDs “Consequências” e “Serestando”.
| Dia 1º, 12h

CHORANDO NA LABUTA
Com Thiago Branduliz, Camila Silva, Fernando Marchetti e Beto Araújo.
O quarteto explora o repertório do choro desde seu surgimento na metade do século 19 até os dias de hoje.
| Dia 8, 12h

DOIS POR QUATRO
Com Deni Domenico, Yves Finzetto, Allan Abbadia, Leandro Oliveira e Wesley Vasconcelos.
Com turnê pela Europa comemorando o Dia do Choro, em maio de 2014, o grupo foi um dos quatro representantes do Brasil no congresso MicSur (Mercado de Industrias CulturalesdelSur), realizado em Mar del Plata (Uruguai).
| Dia 15, 12h

REGIONAL DO BABECHE
Com Leonardo Thomsen, Ivan Melillo, Pedro Pita, Rafa Nascimento e Bruno Vinci.
O Regional resgata a música de chorões consagrados e toca obras autorais.
| Dia 22, 12h

COLETIVO RODA GIGANTE
Com Renato Pereira, Lucas Silva, Deni Domenico, Ricardo Perito, Maurício Pazz e Felipe Siles.
Violino, piano, violão, cavaquinho, bandolim e percussão constituem a formação do coletivo, que mescla música autoral e de grandes mestres, entre eles João Donato e Paulo Moura, em arranjos modernos que valorizam as bases percussivas.
| Dia 29, 12h