Raíces de America traz identidade latino-americana para o CCSP

Grupo formado por músicos brasileiros, argentinos e chilenos sobe aos palcos no dia 12 de junho com o show “35 anos de Raíces”

Transitando em suas letras por temas latino-americanos de cunho político, cotidiano e folclórico, o grupo Raíces de América fez a sua estreia em 1980, ainda durante a Ditadura Militar, tendo como madrinha a cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009). Com atual formação de oito músicos, misturando artistas brasileiros e de outros países como Argentina e Chile, a banda faz uma única apresentação do show “35 anos de Raíces” dia 12, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).

Ao longo dessa extensa trajetória, o grupo já lançou 11 discos, sendo o último a coletânea “Soy Loco Por Ti América”. Em 1982, a banda ficou em segundo lugar no festival MPB Shell, promovido pela Rede Globo, com a música “Fruto do Suor”, carro-chefe no terceiro álbum. A canção fala sobre a presença de imigrantes de todas as nacionalidades no continente – homens e mulheres que, como diz a letra, “levantaram com seus sonhos / um país que não tem donos”.

No repertório do show, é destaque a canção “A Festa”, de Milton Nascimento, além de uma seleção de músicas folclóricas da América Latina: a cubana “Guantanamera”, de José Martí, “Pajaro Campana”, canção popular do Paraguai, e “La Fiesta de San Benito”, da Bolívia.

Por Gabriel Fabri

Serviço: Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa. Centro. Dia 12, 18h. R$ 20