Orquestra Sinfônica Municipal reúne talentos da música erudita

Concertos serão apresentados no Theatro Municipal dias 25 e 26

 Neste mês, nos dias 25 e 26, o público do Theatro Municipal de São Paulo tem a oportunidade de assistir a dois concertos com três grandes nomes da música erudita: a soprano sueca Malin Hartelius, o barítono brasileiro Paulo Szot e o jovem pianista chileno Gustavo Miranda-Bernales, formado pela Juilliard School de Nova York e um dos talentos proeminentes no instrumento ao redor do mundo.

Com a regência do maestro John Neschling à frente da Orquestra Sinfônica Municipal, o programa traz peças de Johannes Brahms (“Abertura Trágica”, em ré menor, Op. 81), Camille Saint-Saëns (Concerto para piano nº 5, “Egípcio”) e Alexander von Zemlinsky (“Sinfonia lírica”, Op. 18).

Revezando-se entre personagens de teatro musical, operetas e de óperas em diversas casas dentro e fora do Brasil, Szot tornou-se ainda mais popular em 2008, quando ganhou o Tony, uma espécie de Oscar do teatro dos Estados Unidos. Das mãos da cantora e atriz Liza Minnelli, recebeu o prêmio na categoria Melhor Ator em Musical por seu papel de Emile de Becque, em “South Pacific”, de Rodgers & Hammerstein, uma produção do The Lincoln Center Theater.

Em 2016, além desta apresentação no Municipal de São Paulo, a agenda do barítono contou, em maio, com uma participação na montagem mineira de “Romeu e Julieta”, ópera de Charles Gounod, em que viveu Mercutio. E no dia 26 de agosto, estreará, no Teatro Santander, “My fair lady”, musical em que viverá o metódico professor de fonética Henry Higgins. O espetáculo é baseado na peça teatral “Pigmaleão”, de George Bernard Shaw, e tem direção de Jorge Takla.

A soprano sueca Malin Hartelius é formada em canto lírico pelo Conservatório de Viena, na Áustria, onde integrou, posteriormente, o seu corpo artístico entre 1989 e 1991. Em 2011, pela ópera “O Rei Pastor”, de Wolfgang Amadeus Mozart, foi considerada pela crítica especializada de Zurique, na Suíça, uma das melhores intérpretes de todos os tempos das obras do compositor austríaco.

Por Giovanna Longo

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Pça. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel. 3053-2090. Dia 25, 20h. Dia 26, 17h. R$ 25 a R$ 90