Theatro Municipal promove Festival Beethoven

Sob a regência de John Neschling, a Orquestra Sinfônica Municipal e solistas interpretam obras de Ludwig van Beethoven

Autodenominado, sem falsa modéstia, o “Napoleão da música”, Ludwig van Beethoven é, de fato, um dos maiores compositores eruditos da história. Em homenagem ao músico, o Theatro Municipal promove, entre os dias 10 de agosto e 4 de setembro, o Festival Beethoven. Com participação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e de solistas são apresentadas as “Sinfonias de nº 1 a 9”, entre outras peças de sua autoria, sob a regência de John Neschling.

Nascido em 1770 na cidade de Bonn, na Alemanha, Beethoven abandonou a escola aos 13 anos para sustentar a casa onde vivia com um pai alcoólatra. Músico fracassado, o patriarca obrigava o menino a tocar piano de madrugada desde criança e a estudar música por horas. Mais tarde, em Viena, ele foi aluno de Mozart e de Haydn –esse último exerceu grande influência em sua obra.

Aos 26 anos, Beethoven começou a apresentar os primeiros sintomas de surdez. Mesmo assim, produziu algumas de suas peças mais importantes, como a “Sinfonia nº 3”, apresentada no dia 18 no Municipal, e a “nº 6”, que pode ser conferida no dia 28. Foi quando estava já completamente surdo que o alemão produziu a sua maior e mais conhecida obra: a “Sinfonia nº 9”, que encerra o Festival. Esse foi o último trabalho do compositor, que morreu três anos depois.

| Gabriel Fabri