Rapper Sharylaine apresenta músicas inéditas de novo álbum

Show “Sharylaine - D’rapente 30” acontece na Casa de Cultura de Guianases, no dia 10, e no Centro Cultural da Juventude, no dia 24

Pioneira do rap feminino na capital paulista, Sharylaine compõe e canta suas músicas há mais de 30 anos. As rimas de protesto pelo empoderamento feminino e pela valorização da identidade negra fazem parte do repertório de suas apresentações. Neste mês, a rapper apresenta o show “Sharylaine - D’rapente 30”, na Casa de Cultura de Guianases, no dia 10, e no Centro Cultural da Juventude, no dia 24. Trata-se de um compilado das principais canções de sua carreira, além de inéditas que devem estar em seu primeiro álbum “Sou Soul”, previsto para ser lançado em setembro deste ano.

“É um disco histórico, porque traz as músicas da minha trajetória”, conta Sharylaine. Todas as faixas foram escolhidas pelo público, segundo ela. As batidas de hip hop misturadas ao samba identificam as referências e a harmonia musical exploradas por ela. “Sempre ouvi muita coisa em casa. Essa mistura é inevitável e cria o meu swing”, acrescenta.

As músicas “Livre do Mundo” e “Missão” são alguns dos destaques dessas apresentações. Ambas foram lançadas em videoclipe e contam com participações especiais. Essa última conta, por exemplo, com a colaboração de Tia Cida, do Terreiro do Samba, do DJ King Nino Brown e do cantor Dexter.

Nascida na zona leste da cidade, Sharylaine começou sua trajetória artística antes dos 20 anos de idade, em 1986. Na mesma época, montou o primeiro grupo de rap feminino no Brasil, o Rap Girl’s. A banda acabou antes da primeira da série de gravações, que entrariam em coletâneas especiais de artistas de rap. Ao todo, foram quatro participações nos anos de 1989, 1993, 1997 e 2012.

Ao longo desses 30 anos, a rapper também construiu sua carreira como ativista cultural por meio de seu engajamento de cunho político. Parte de seu trabalho vem sendo consolidado por meio da Frente Nacional de Mulheres no Hip Hop.

Por Letícia Chiantia

Serviço: Casa de Cultura Guaianases. Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares – Guaianases – Zona leste. Dia 10/6, às 16h. Livre. 60 min.
Centro Cultural da Juventude. Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo do Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte. | tel. 3984-2466. Dia 24/6, às 20h. Livre. 60 min. Grátis (sem necessidade de retirada de ingressos).