Mostra celebra 15 anos da Cia. Barracão Cultural

Teatro Municipal Cacilda Becker recebe ao todo seis espetáculos entre os dias 6 e 30 de outubro

Comemorando 15 anos de história, a Cia. Barracão Cultural realiza, entre os dias 6 e 30, no Teatro Municipal Cacilda Becker, uma mostra que reencena seis dos espetáculos de seu repertório, entre adultos e infantis. Além disso, proporcionará ao público a experiência de assistir ao processo de criação do novo trabalho, “On love”, com direção de Francisco Medeiros e estreia prevista para o início de 2017. A montagem é baseada em texto homônimo do inglês Mick Gordon, que tem como temática o amor, o ensaio e o teatro. “A dramaturgia foi construída a partir de depoimentos de pessoas e dos próprios atores e criadores da montagem londrina. Aqui, estamos fazendo um caminho parecido, recebendo depoimentos de pessoas e também investigando como o amor se dá para nós, da equipe. E o que vamos dividir com o público, neste primeiro momento, é exatamente a mistura do material proposto por Mick Gordon com o nosso”, conta a diretora de produção e atriz, Eloisa Elena.

Integrando ainda a programação adulta, o ator Fernando Alves Pinto está no elenco de “A mulher que ri”, texto de Paulo Santoro, dirigido por Yara de Novaes, e que estreou em 2008. A trama fala de um homem que relembra seu relacionamento com os pais e o constante bom-humor da mãe.

Entre as peças infantis está “Cacoete”, baseada em livro da escritora Eva Furnari. O espetáculo estreou em 2009 e se tornou um grande estímulo para a companhia, segundo Eloisa. “Eva nunca tinha autorizado uma adaptação profissional de ‘Cacoete’, então realizar essa dramaturgia foi um desafio enorme”. A peça aborda, de forma divertida e lúdica, a aceitação das diferenças.

Indicada para adolescentes, “A condessa e o bandoleiro”, de 2014, ganhou o 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria Melhor Espetáculo. Com dramaturgia de Angelo Brandini, a história acompanha uma condessa entediada que, ao decidir atravessar a floresta em direção a um baile, é obrigada a pernoitar em uma taberna. Lá, encontra um temido fora da lei que mudará seu jeito de encarar a si e aos outros.

Serviço: Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. De 6 a 30/10. Grátis.

*Confira a programação completa:

A MULHER QUE RI
Texto: Paulo Santoro. Dir.: Yara de Novaes. Com Eloisa Elena, Fernando Alves Pinto e Plínio Soares. 60 min. +12 anos.
Homem relembra seu relacionamento com os pais durante a juventude e como o incrível bom-humor de sua mãe, mesmo nos momentos mais difíceis, transformou sua percepção da vida, de si mesmo e do mundo.
| De 6 a 9. 5ª a sáb., 21h. Dom., 19h

FACAS NAS GALINHAS
Texto: David Harrower. Trad.: Fábio Ferretti. Dir.: Francisco Medeiros. Com Eloisa Elena, Cláudio Queiroz e Thiago Andreuccetti. 70 min. +12 anos.
Encenado em 25 países, o texto mostra uma mulher jovem que vive em uma aldeia, em um tempo arcaico, não definido. Casada com um camponês opressor e, talvez, adúltero, ela tem um encontro com o odiado moleiro (dono do moinho), que a impulsiona no percurso da descoberta de si mesma.
| De 13 a 16. 5ª a sáb., 21h. Dom., 19h

ON LOVE (experimentos cênicos)
Texto: Mick Gordon. Trad.: Fábio Ferretti. Dir.: Francisco Medeiros. Com Eloisa Elena, Claudio Queiróz e Júlia Moretti. 60 min. +16 anos.
O público vivencia o processo de criação deste espetáculo que trata de como o amor opera.
| De 21 a 30. 6ª a sáb., 21h. Dom., 19h

Infantojuvenil

A CONDESSA E O BANDOLEIRO
Dramaturgia: Angelo Brandini. Dir.: Fernando Escrich. Com Eloisa Elena, Thiago Andreuccetti, Fabio Ferretti e outros. Espetáculo vencedor do 1º Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem na categoria Melhor Espetáculo Jovem. 60 min. Livre.
Condessa sente-se entediada com sua riqueza, mesmo assim, decide ir a um baile, acompanhada de sua ama e um barão. No caminho, em meio à floresta, são obrigados a pernoitar em uma taberna e encontram um temido bandoleiro que os coloca diante de um novo mundo, mudando suas visões de si e dos outros.
| 100 pessoas. Dia 8, 16h (encenação ao ar livre; se chover, não haverá espetáculo)

O TRIBUNAL DE SALOMÃO E O JULGAMENTO DAS MEIAS VERDADES INTEIRAS
Dramaturgia: Paulo Rogério Lopes. Dir.: Cuca Bolaffi. Com Eloisa Elena, Claudio Queiroz, Thiago Andreuccetti e outros.
Em uma apresentação na rua, o sábio Salomão e a deusa Justiça preparam seu espetáculo quando são surpreendidos por três pessoas que carregam uma garrafa e um segredo. Acreditando que o sábio e a deusa possam ajudá-los, os três querem o veredicto sobre qual verdade deve prevalecer no julgamento do real herdeiro da garrafa e seu conteúdo.
| 100 pessoas. Dia 15, 16h (encenação ao ar livre; se chover, não haverá espetáculo)

JÁ PRA CAMA
Roteiro: Eloisa Elena. Dir.: Fernando Escrich. Com Eloisa Elena, Dr. Morris e Alexandre Maldonado. 50 min. Livre.
Inspirado no universo do rock’n’roll, o espetáculo conta as aventuras de uma mãe na tentativa de colocar os filhos roqueiros e espertos para dormir. Ganhadora do Prêmio APCA 2015 de Melhor Espetáculo Infantil, a peça reúne as linguagens do teatro, da música e das artes plásticas.
| Teatro. Dias 22 e 23, 16h

CACOETE
Livro de Eva Furnari. Adapt.: Eloisa Elena. Dir.: Heitor Goldflus. Com Eloisa Elena, Cláudio Queiroz e Thiago Andreuccetti. 50 min. +4 anos.
Na história, os hábitos e costumes dos moradores da cidade Cacoete passarão por uma grande mudança depois das aventuras de Frido à procura de uma maçã para presentear sua professora. Neste caminho, o garoto encontra uma bruxa que mudará todo o rumo da história.
| Teatro. Dias 29 e 30, 16h