Circo de Teatro Tubinho celebra 15 anos de itinerância

Programação especial ocupa o Centro Cultural Olido entre os dias 14 de setembro e 9 de outubro com exposição, cinema e espetáculos

“Respeitável público! Este mês teremos uma maratona de atividades especiais do Circo de Teatro Tubinho, no Centro Cultural Olido”. A programação especial comemora os 15 anos de retomada da companhia e acontece, entre os dias 14 de setembro e 9 de outubro, reunindo exposições, exibição de filmes e apresentação de espetáculos.

 Com o nome Circo de Teatro Tubinho: 15 Anos de Estrada, 50 Anos de História, a mostra tem como um dos destaques a exposição de fotografias e documentários que contam a trajetória artística da Família Tubinho e de seu circo-teatro, o único a percorrer o interior do país atualmente.

A companhia foi fundada por Juvenor Garcia, mas faz 15 anos que foi retomada por seu sobrinho neto, Pereira França Neto. A trajetória começou em meados de 1918 com os pais de Garcia, que tiveram uma vida circense e a transmitiram aos filhos. Fundaram seu próprio circo com a ajuda dos filhos e ganharam novas atrações e formas inovadoras para divertir o público, entre elas a inclusão de encenações, o que deu origem ao espetáculo “Tubinho, o trapalhão”, circo-teatro montado até os dias de hoje.

Com a popularização da televisão, porém, a companhia teve de fechar suas portas em 1978. E só foi retomada no dia 29 de junho de 2001, na cidade de Arapoti (PR), com a peça "O Tubinho apareceu". Desde então, o grupo, formado por 36 pessoas, viaja para vários municípios do interior. “Essa é a minha grande paixão, eu gosto muito de fazer espetáculos em cidades pequenas do interior, pois gera uma mudança na rotina dessas pessoas”, ressalta França Neto, que, além de dirigir o circo, escreve os espetáculos e resgata apresentações antigas, atualizando-as para uma linguagem e elementos contemporâneos.

Apaixonado pelas artes circenses, especialmente pelo circo-teatro, o diretor ressalta sua importância artística e cultural. “Eu acredito que o circo é a mãe de todas as artes. E todas as artes acabam tirando um pouco do circo para poder realizar e imaginar as coisas”, conclui.

O repertório da companhia é bem diversificado e bebe nas influências cinematográficas, trazendo desde espetáculos infantis até terror e drama, como “O seu único pecado”, dirigido por Fernando Neves e encenado no dia 28 de setembro; e a comédia “Tubinho, o Rei do Gatilho”, com direção do “Parlapatão” Ugo Possolo e apresentada no dia 5 de outubro.

Serviço: Centro Cultural Olido – Av. São João, 473. Próximo das estações República, Anhangabaú e São Bento do metrô. Centro.| tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 14/9 a 8/10. Grátis

ABERTURA DO PROJETO
| Dia 14, 19h

EXPOSIÇÃO DE FOTOS
| De 14/9 a 9/10. 2ª a 6ª, das 10h às 20h. Sáb. e dom., das 13h às 20h (fechado às 3ªs)

FILMAGEM DE ESPETÁCULOS
| “A canção de Bernadete” (drama). Dia 17, 15h. Dia 24, 17h
| “Cabocla bonita” (comédia). Dia 17, 17h
| “O príncipe, a bruxa e o feiticeiro” (infantil). Dias 18 e 24, 15h
| “A orquestra dos bichos” (infantil). Dia 25, 15h

CINEMA: TUBINHO, O FILME + CIRCO DE TEATRO TUBINHO - PROJETO PETROBRAS
| Dia 21, 19h

TEATRO: O SEU ÚNICO PECADO
Dir.: Fernando Neves. Drama.
| Sala Olido. Dia 28, 19h