Exposição enfoca os 50 anos da arte de Carmela Gross

“Arte à mão armada” é inaugurada dia 3 de setembro, na Chácara Lene

Já na entrada da exposição, no andar térreo da Chácara Lane –casarão histórico de mais de 120 anos, localizado na Rua da Consolação–, o visitante se depara com a fotografia de um dos trabalhos mais emblemáticos da artista plástica Carmela Gross: uma escada pintada em esmalte na encosta de uma montanha. O trabalho foi realizado em 1968, em local da periferia paulistana. Além desse item, mais de 50 obras da artista estão reunidas na grande mostra “Arte à mão armada”. Inaugurada no dia 3 de setembro, a exposição ocupa tanto a Chácara Lane, em todos os seus ambientes, como a Capela do Morumbi, na zona sul.

Segundo o curador Douglas de Freitas, a proposta foi traçar um panorama dos 50 anos de atuação da artista multimídia. “Carmela Gross transita com a mesma desenvoltura no desenho, na litografia, na heliografia, no xerox e na videoarte, sempre utilizando novos meios e desenvolvendo experiências de transposição entre mídias”. Para isso, foram selecionadas aproximadamente 15 séries de trabalhos, entre históricos e inéditos, além de extensa documentação sobre o seu processo criativo.

Freitas conta que, entre outras obras, estão “Lambe-lambes” (2009), que trazem impresso o nome da mostra; “Comedor de luz” (1999), realizada em ferro e lâmpadas fluorescentes; “Figurantes” (2015), com nomes de profissões gravados em placas de ágata; “Hino à bandeira” (2002), instalação composta com 30 metros quadrados de lençóis rosa, de várias tonalidades, que são molhados todos os dias; e “Eu sou Dolores” (2002), obra monumental em neon vermelho que ocupa quase todo o primeiro andar da casa.

Na Capela do Morumbi, será remontada uma instalação que foi concebida especialmente para o espaço em 1992. Trata-se de um conjunto de 81 peças desiguais, construídas pelo empilhamento de diferentes fragmentos –de alumínio, pano, madeira e parafina–, estruturadas por um eixo central e penduradas no telhado da Capela por fios de nylon.

| “Arte à mão armada”. Chácara Lane. Rua da Consolação, 1.024. Centro. |tel. 3129-3574. De 4/9 a 8/1/2017 / Instalação. Capela do Morumbi. Zona Sul. De 4/9 a 5/3/2017. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis