Teatros municipais terão espetáculos premiados no aniversário de São Paulo

Ao todo, 12 peças integram gratuitamente a programação no dia 25 de janeiro

Para comemorar os 463 anos da cidade de São Paulo, os teatros municipais receberão, no dia 25 de janeiro, sessões especiais gratuitas de espetáculos adultos e infantis.

O Centro Cultural São Paulo recebe, às 14h, a montagem Bichos do Brasil, da Cia. PiA FraUs, composta de 15 esquetes que retratam a riqueza da fauna brasileira. Às 15h é a vez da peça infantil “Chiquita Bacana no Reino das Bananas” que narra a história de uma menina que embarca no reino das bananas. Entre os destaques, a adaptação do romance de Chico Buarque, “Leite Derramado”, feita pela Cia. Club Noir, será encenada às 20h30. A peça relata a trajetória do protagonista Eulálio D’Assumpção que, aos 100 anos de idade, encontra-se abandonado num hospital público.

Já o Centro Cultural Olido recebe a peça “A Merda”, baseada no texto de Cristian Ceresoli, que será apresentada às 18h. A montagem conta a história de uma mulher que busca o seu espaço como celebridade na sociedade.

O espetáculo “Berenices”, do Grupo Morpheus Teatro, é voltado à criançada e acontece às 15h, no Teatro Municipal Arthur de Azevedo. A peça conta a história da pequena Berenice utilizando linguagens de teatro de animação e máscaras. Às 20h, o espaço recebe “Sobre ratos e homens”, inspirado no texto de John Steinbeck. A adaptação contemporânea desta montagem resgata as histórias de dois grandes amigos que embarcam em muitas aventuras em busca de dinheiro para conseguir comprar um pedaço de terra para viver.

Já o Teatro Municipal Alfredo Mesquita recebe, às 15h, a peça infantil “Henriques” que narra a história de transformação de um príncipe em rei. Às 20h, será encenado “Canto para Rinocerontes e Homens”, da Cia.Teatro do Osso. Inspirado na obra “O Rinoceronte”, de Eugene Ionesco, o musical trabalha uma transformação dos homens em rinocerontes, relatando a brutalidade e a extinção do ser humano.

O Teatro Municipal Cacilda Becker recebe, às 15h, o espetáculo infantil “Feio”, do Coletivo Grão de Arte e Cidadania que, por meio da percepção de pessoas com deficiência auditiva ou visual, trabalha o conto “O patinho feio”, de Hans Christian Andersen. Às 20h, será apresentada a peça “Os Arqueólogos”, da Cia. Empório de Teatro Sortido. A peça traz dois narradores para os palcos para relatar as cenas comuns do cotidiano de uma cidade grande.

Por fim, o Teatro Municipal João Caetano traz ao palco a montagem infantil “BUUUU!! A Casa do Bichão”, às 15h, que narra a história de um garoto em uma casa mal-assombrada. Às 20h, a Velha Companhia encerra a programação com “Cais ou da Indiferença das Embarcações”. O espetáculo, com linguagem poética, relata a história de três gerações de uma família moradora de Ilha Grande pela perspectiva de um barco.

Por Bruna Pinheiro