Programação de Janeiro - Casas de Cultura

Janeiro 2019

Casa de Cultura da Brasilândia
| Pça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Brasilândia. Zona Norte. Tel.: 3922-9123

GERALDINE QUAGLIA- QG DAS ARTES
Jogos, gincanas e brincadeiras – uma proposta de jogos recriativos com crianças
O objetivo é oferecer um momento de encontro entre os participantes para que eles possam brincar e se relacionar uns com os outros por meio de atividades recreativas, que favoreçam o desenvolvimento corporal e mental e lhes propiciem saúde física e emocional.
| Dias 15, 17, 22, 24,29 e 31, 10h

COLETIVO COSTA NORTE
Hip hop na brasa crianças
Projeto busca conscientizar crianças, adolescentes e jovens através da cultura hip hop a assuntos relacionados com seu cotidiano social e cultural. temos a expectativa de atingir um público total de até 150 pessoas, por apresentação. promoção da música hip hop como meio difusor de cultura.
| Dia 20, 13h

CIA. BISCLOF DA COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
O que será que tem no livro
A peça tem os cenários e os personagens mais variados como circo, castelos, ruas, princesas, príncipes, palhaços, bailarinas, criaturas, crianças... dá pra achar que as histórias não tem nada a ver uma com a outra, não é? Muito pelo contrário! De dentro de um grande livro cênico, são retiradas essas histórias, que tratam de temas do nosso dia-a-dia. neste ciclo apresentamos cinco histórias.
| Dia 13, 16h

Pergaminhos de história
Uma intervenção literária na qual dois viajantes chamados ninguém sabe e ninguém viu caminham por entre o público carregando uma bolsa repleta de pergaminhos e instrumentos musicais. em cada pergaminho há uma diferente história ilustrada. na medida em que a história é narrada pelos viajantes, o pergaminho vai sendo desenrolado pouco a pouco revelando assim as ilustrações desta história para o público.as histórias também são acompanhadas por música ao vivo e efeitos sonoros.
| Dia 19, 17h

histórias de terror e mistério
Em “histórias de terror e mistério” são histórias que tem o medo como pretexto para tratar de temas que vão muito além do susto pelo susto. por exemplo, na história autoral “a arca mágica de seu ilídio”, falamos da importância de não deixar morrer a tradição oral de contar histórias, lendas e mitos para que não sejam esquecidos.
| Dia 20, 15h

literária livroteca
"Livroteca - histórias que cabem na palma da mão" é uma intervenção literária na qual dois Artistas caminham por entre o público carregando instrumentos musicais e um livro cada um. mas estes não são livros tão comuns... dentro deles há uma “mini biblioteca” repleta de livrinhos que cabem na palma da mão. o público é convidado a escolher um livrinho e descobrir qual história há dentro dele. estas pequenas histórias então, são contadas utilizando música ao vivo, instrumentos de efeito e/ou teatro de animação.
| Dia 26, 13h

MANO RÉU
jam de hip hop (aniversário da Casa de Cultura da Brasilândia)
Mano réu é mc, escritor, integrante do coletivo literatura suburbana, ganhador do prêmio jovem brasileiro da agência zapping em 2009 e prêmio funarte hip hop em 2014. músico atuante desde 2003, mas conta que conheceu o hip hop de fato em 2008 quando começou a conhecer os outros elementos da cultura hip hop e desde lá traz para sua música essa essência.
| Dia 27, 16h


SUPER LIGA DO HUMOR
dvd castillo, dom castilho, clods rocha, angelo luchezi e rubi limeira
Até piada hoje em dia vira motivo de briga. É chegada a hora de uma mudança, algo definitivo e que mude o rumo de nosso país, é hora de pedirmos intervenção! Uma intervenção do humor em nossas divergências, uma pitada de bom humor dando cores há esses dias tão cinzas e trazendo a todos a reflexão de que rir ainda é o melhor remédio para todo mal. Super Liga do humor, um coletivo de humoristas.
| Dia 27, 17h

 

Casa de Cultura do Butantã
| Av. Junta Mizumoto, 13, Jardim Peri Peri. Zona Oeste. Tel.: 3742-6218/ 3744-4369


FORROBODOH DO JABAH - CIA LIRA DOS ANJOS
| Dia 19, 18h

 

 

 

RAP PLUS SIZE
Sara Donato e Issa Paz apresentam "Rap Plus Size", a dupla paulista de destaque no rap nacional Issa Paz e Sara Donato uniram-se para gravar o disco intitulado "Rap Plus Size", que traz nas letras a luta contra o machismo, gordofobia, violência contra as mulheres, a favor do empoderamento feminino e voz das mulheres no rap , assim como no disco o show traz participações de outras vozes como a Dj Nat e a Mc da Sul de São Paulo Mc Gabi Nyarai
| Dia 27, 16h


GRAFITE DA CASA
Edu Revolback
O Artista de street art edu revolback, um dos pioneiros deste estilo no Brasil e que tem trabalhos espalhados pelas ruas e paredes de vários cantos do Brasil e exterior.
autodiData, edu revolback também faz técnicas de pintura em tela com acrílico, óleo, spray com influências indo do universo underground do punk, skate até a arte contemporânea.
| Dia 16, 18h

FABRICCIO
Fabriccio Oliveira é um dos mais novos nomes da mpb e do r&b nacional. com um vasto repertório musical e uma sonoridade plural, suas referências variam de ícones da música popular brasileira aos grandes nomes da música negra norte americana. busca em 2018 difundir seu primeiro trabalho jungle, que em poucos meses de lançamento já esteve previsto em listas musicais de renome.
| Dia 11, 19h
 

 

Casa de Cultura Campo Limpo
| R. Aroldo de Azevedo, 100 - Campo Limpo. Zona Sul. Tel: 5841-8164

POESIA PARA SÃO PAULO
Sarau do Binho
Em homenagem ao aniversário de São Paulo, três poetas declamam poesias falando da cidade, da região, da zona sul, e do bairro campo limpo.
| Dia 25, 14h

VEM PRA CASA!
Vavá e Alaor
Vagner Ordônio e Rogério Alaor têm repertório de jazz, chorinho e mpb. Os artistas tocam nas tardes de domingo, na feira artesanal do embu das artes.
| Dia 25, 16h

HIP HOP NA CASA! COM SABRINA SYSTA
Sabrina Systa é cantora, MC e baterista, desde 1994 e realiza participações poéticas em saraus. Foi finalista do prêmio sabotage 2018.
| Dia 25, 18h

BANDA GATO PRETO
A banda gato preto é uma das melhores bandas de black music - mpb - samba rock com história na cidade. Tem influências do black music que também se expressam em suas composições próprias. Relembrando grupos que dançavam todos juntos em salões de baile, em suas apresentações a ideia é reacender o desejo de dançar.
| Dia 25, 19h30

BANDA VEJA LUZ
Há quase dez anos, a banda veja luz. são influenciados pelo reggae jamaicano e inglês e por ritmos afrodescendentes como a soul music, jazz, blues, r&b, hip hop e brasilidades, a banda veja luz apresenta uma proposta de reggae atípico, contemporâneo, autêntico e universal.
| Dia 25, 21h

O X DA FANTASIA
Coletivo Sonzando
O “coletivo sonzando” desenvolve fantasias sonoras utilizando apenas material de reutilização. através de brincadeiras e jogos musicais e corporais construem roupas musicais, fantasias e instrumentos utilizando apenas as placas de raio x, fita adesiva e tesouras. uma atividade para pais e filhos. um dia pra família brincar, descobrir pesquisar e se divertir .
| Dia 26, 14h

Casa de Cultura da Freguesia do Ó
| Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215 - Freguesia do Ó. Zona Norte. Tel.: 3931-8266


VOCAL KUIMBA
O grupo foi criado em 2013 para relembrar as tradições as quais viveram em angola. conta com um vasto repertorio musical, e seu principal campo de atuação é anfiteatros, escolas, e diversas áreas sociais. o grupo canta com muito alegria e torna o espetáculo contagiante mostrando em particular a cultura africana e brasileira.
| Dia 16, 18h30

JAZZ NA FREGUESIA
Just Friends Band
A característica mais fascinante da música é a capacidade de elevar nosso estado de espírito. Foi com esse intuito que fez com que nosso grupo de amigos que amam e se dedicam a música pudesse se unir e formar a Just Friends Band. Uma banda de blues, jazz, mpb, pop e soul que gosta de levar música de boa qualidade.
| Dia 23, 18h

PINTURA INCLUSIVA
Com Claudio Oliveira
O artista produz seus quadros com muita força na impressão da vida através das cores, uma vez que utiliza de uma expressão corporal adversa para chegar nos resultados tão intensos . Portador de deficiência devido a complicações do parto, Claudio descobriu na arte de pintar sua razão de viver. Seus quadros exprimem no expectador uma alegria vivaz como se a vida estivesse em festa.
| Dia 27, 15h


KRIEG MEDIEVAL MUSIC
Em 1998, surgiu a ideia de montar uma banda de metal com musicas inspiradas no período medieval. O grupo foi apurando seus estudos para compor a banda com instrumentos rudimentares, a fim de proporcionar ao público uma vivência rara dos períodos medievais.
| Dia 30, 18h

Casa de Cultura de Guaianases
| Rua Castelo de Leça, s/n – Jardim Soares – Guaianases – Zona leste.

GUTO E BANDA
Show de música no estilo R&B e Fynk Melody. Serão apresentadas canções do Samba, Mpb, Rap e alguns sertanejos interpretados com levada desses estilos.
| Dia 28, 15h

RODA DE SAMBA
Com Batuk Mulher
Roda de Samba com grupo feminino que mostra o talento e a perseverança da Mulher Brasileira.
| Dia 20, 15h

DINHO ANDRADE & BANDA
Dinho Andrade e Banda canta Pop , MPB , Anos 80 e 90 começou sua trajetória em 1992 onde passou por varias bandas, 5 Cd gravados , realiza eventos em Guaianases e região.
| Dia 27, 15h

DECAÍDOS DE PLUTÃO E BANDA
Com Rodrigo Sousa
Apresentação Musical com a performance de Cristian Assis, Fernando Kovalchuk, Michael Araújo e Rodrigo Sousa. A banda apresenta alguns covers e músicas autorais.
| Dia 13, 15h

GATA INGÊNUA (TEATRO INFANTIL)
Cia Aos Quatro Ventos
Com linguagem lúdica e envolvente, a peça conta a história de uma gata muito preguiçosa, conduzindo o público por uma trama divertida e educacional. A encenação busca refletir sobre a importância da escrita e da leitura.
| Dia 20, 15h.

Casa de Cultura Hip Hop Leste
| Av. Sarah Kubitschek 165 – Cidade Tiradentes. Tel.: 3396-0106

INTERVENÇÃO DE POPPING
Wesley Daniel
É um estilo dentro das danças urbanas e um dos estilos de dança funk original, criada na cidade de Fresno, Califórnia, em 1970 por Sam Solomon (Boogaloo Sam). É baseado na técnica de rapidamente contrair e relaxar os músculos para causar um empurrão no corpo do dançarino, referido como um pop ou uma batida. Isto é feito continuamente ao ritmo de uma música em conjunto com vários movimentos e poses.
| Dia 17, 10h

INTERVENÇÃO DE DANÇAS URBANAS
Wesley Daniel
As Danças Urbanas estão relacionadas a um conjunto danças em que há estilos próprios de execução e técnica como, por exemplo: Locking, Breaking, Hip Hop, House Dance, Wacking, Dancehall, entre outros. Cada estilo possui seus fundamentos e sua história e um dançarino de uma dança urbana não necessariamente necessita desenvolver todas as outras, o artista tem uma atuação no território com essa arte, que tem demanda expressiva do público que frequenta nosso espaço.
| Dia 16, 14h

BATALHA DE MCS DAS PERIFERIAS
Amando Cury da Silva
O artista traz em sua trajetória contexto e intuito de potencializar as criações artísticas na Cidade Tiradentes, fornecendo através da arte e cultura uma alternativa à realidade que vivem os jovens. A batalha traz a ideia da rinha de conhecimento, que vem do Rio de Janeiro.
| Dia 9, 18h

MALAS PORTAM HISTÓRIAS (CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS)
A “Mala Invisível” apresenta ao público uma incrível bagagem com quatro lindas histórias contadas e sentidas ao som do instrumento africano djembê. A Cia. Malas Portam é um grupo de artistas que pesquisa a arte de contar histórias e já se apresentou em diversas cidades de vários estados brasileiros e países da América do Sul, como Venezuela e Colômbia.
| Dias 11, 10h e 14h

CASAMENTO DE MANÉ BOCÓ (CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS)
Cia Grama Verde
A contação de historia "O casamento de Mané Bocó" trazem como tema heróis muito atrapalhados que por onde passam vivem se metendo em confusão. A Companhia Grama Verde de Teatro nasceu em 2013, através das oficinas de teatro vocacional no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT).
| Dia 23, 10h e 14h


ARENA DO FLOW
Idealizado por Adriano Vicentini (Prodígio), rapper, grafiteiro, mestre de cerimônia (Arena do Flow e RapBox Live) e morador do bairro desde que nasceu, o evento Arena do Flow começa sua trajetória no inicio de 2015, com a necessidade de fomentar lazer, arte, cultura e entretenimento, de qualidade para o distrito de Guaianazes. O Prodígio propõe nesse evento lançar seu novo single, além de apresentar músicas como “Força suprema” e “Brilho”..
| Dia 26, 18h

 

Casa de Cultura do Itaim Paulista
| Rua Monte Camberela, 490, Vila Silva Teles. Zona Leste. Tel.: 2963-2742

KEBRADA SESSIONS
O Kebrada Sessions visa promover os encontros de DJs, MCs, Breakings e Grafiteiros do extremo leste de São Paulo. Organizado pelos DJs Bó e Elvis contará com a participação de DJs, MCs, Breakings e Grafiteiros. Iniciado em 2014 o projeto ganhou grande expressão junto as regiões de São Miguel e Itaim Paulsita com significativo impacto junto a população e em especial a juventude. A Casa de Cultura do Itaim receberá o Kebrada no Programas Ruas Abertas realizado em parceia com a Prefeitura Regional e que tem o objetivo de promover ampliação dos espaços públicos, com mais opções de lazer, convivência e recreação para a população.
| Dia 27, 14h30

MR SOUL
Sambarock no Cultural
Banda de samba rock, influenciada pelos grandes nomes da música negra brasileira.
| Dia 26, 19h30

Casa de Cultura Raul Seixas
| R. Murmúrios da Tarde, 211, Cohab 2 José Bonifácio - Itaquera. Zona Leste. Tel.: 2521-6411

CINE FÉRIAS
ClãoDestino
O Cine Férias tem como objetivo proporcionar a exposição de curtas de animação e/ou documentais produzidos no Brasil selecionados com curadoria de coletivo de audiovisual da Zona Leste. O Clã Destino é um coletivo de audiovisual composto por mulheres.
| Dias 9, 11, 16, 18, 23 e 30, 15h e 16h

HORA DO LIVRO
Cia do Mar - Claudio Oliveira
Fundada em 2005 pelo ator Claudio Oliveira, a Cia do Mar iniciou seus trabalhos fazendo apresentações de contação de histórias para a Secretaria Estadual de Cultura na Carreta Itinerante do Poupa Tempo.Nesta intervenção, Cláudio atua com mais 2 integrantes que ora enredam a intervenção com apoio musical, ora auxiliam na mediação.
| Dias 12 e 13, 11h e 14h

CIA CANINA
A Cia Canina é composta por 4 cães: Cachorrão (Igor Giangrossi), Cachorrera (João Victor), Cachorrinha (Laura Alves) e Perrita (Tamy Dias) Palhaços? Atores? Músicos? Circenses? Andamos em bando e apresentando nosso espetáculo: "O Vendedor de Verdades" nas ruas e espaços de luta.
| Dia 20, 14h

TRUPE LONA PRETA
“O Circo Fubanguinho” é fruto da pesquisa contínua sobre estética e política que a Trupe Lona Preta realiza. A elaboração das palhaçadas e das músicas tem como base as tradições populares com ênfase nos seus aspectos sociais, históricos e políticos, que refletem na construção do roteiro, das piadas, na escolha e nas composições musicais. O grupo faz um recorte que considera, respeita e ressalta o ponto de vista da luta, da organização e das contradições da sociedade.
| Dia 27, 14h

Casa de Cultura de São Mateus
| R. José Francisco dos Santos, 502. São Mateus. Zona Leste. Tel.: 3793-1071

NARRATIVAS SUBMERSAS
Rosas Periféricas
Uma família potiguar, ao ver sua cidade natal ser submersa por uma barragem, deixa sua casa e suas lembranças, em nome do progresso, e passam a residir na Zona Leste de SP. Emendam suas vidas e memórias ao pequeno bairro e nos ajudam a reconstruir e revelar a história, loteamento e fundação do Parque São Rafael/ São Mateus. A encenação acontece por meio de descolamentos no espaço com o público, durante o cortejo queremos que nosso público tenha a sensação de estar mudando-se de lugar-cidade-estado, assim como acontecesse com os moradores desses locais inundados, isso acontece por meio do deslocamento do espaço, um cortejo.
| Dia 25, 11h

RODA DE SAMBA
Batucada do Instituto
O projeto Roda de Samba foi criado pelos alunos das oficinas de percussão e Música do Instituto do Samba de São Mateus. De uma roda de samba feita para animar os moradores locais, nasceu o grupo Batucada do Instituto que leva o samba raiz para toda periferia da Zona Leste de São Paulo.
| Dia 25, 15h

MEMÓRIA NEGRA DO SAMBA PAULISTA
Carlão do Peruche, Duda Ribeiro, Ideval, Marco Antonio, Thobias da Vai-Vai e Tia Cida
Este projeto tem o intuito de apresentar, resgatar e homenagear a história de alguns compositores e cantores importantes da cidade de São Paulo principalmente os moradores de São Mateus.
| Dia 25, 17h

Casa De Cultura De São Miguel
| R. Irineu Bonardi, 169, Vila Pedroso - São Miguel Paulista. Zona Leste. Tel.: 2297-9177

NO TRILHO DAS ARTES: A NATUREZA MORTA TRANSFORMADA EM ARTES (EXPOSIÇÃO)
Joarez Martins
O escultor Juarez Maritis reside na região da Vila Curuça e apresenta nesta exposição, esculturas e talhas, oferecendo ao público a possilbilidade de reflexão da produção artisitica a partir do reaproveitamento de elementos da natureza.
| De 1º a 31/1.

CIA PORTO DE LUANDA
A história da Cia. Porto de Luanda inicia-se a partir de oficinas de maracatu do baque virado – realizadas por Silvio Ribeiro Viana – em locais distintos da cidade de São Paulo: São Miguel Paulista, Guaianases e Itaquera; além de oficinas que ocorreram em outros municípios, tais como Mogi das Cruzes e Guarulhos. O espetáculo “MARACATU DE BAQUE VIRADO” consiste na realização de uma verdadeira viagem ao nordeste brasileiro, mais especificamente Pernambuco, terra das Nações de Maracatu e de tantas outras manifestações artísticas.
| Dia 6, 16h

LUIS CASÉ
Luiz casé, poeta, compositor e cantor de São Miguel Paulista apresenta no show "Entre Versos e Canções" canções autorais e outras de intrepretes renomados, músicas de qualidade, este espetáculo surgiu para materializar no palco, todos os momentos vividos nos 40 anos da carreira de Luiz Casé poeta, compositor e cantor de São Miguel Paulista.
| Dia 12, 20h

DE PASSAGEM
Com Bete Castro
“De Passagem” é um espetáculo solo construído a partir de memórias recolhidas de pessoas reais. Nele, a realidade das lembranças de senhoras idosas ganha vida teatral e vida poética, transformada. As personagens dessa peça irão rever suas lembranças, vislumbrar o encontro com os outros e, talvez, poder confiar no futuro. Bete Castro é atriz e pedagoga.
| Dia 12, 11h


ENCANTANDO - MINHA MÃE TAMBÉM É MARIA
Cia. De Dança Hermes / Érica Valéria
Com inicio de seu repertorio a Cia. De Dança Hermes apresentará o espetáculo, Encantado - Minha Mãe também é Maria, um espetáculo de dança que retrata a historia da mulher e todo seu universo, ressaltando alguns tópicos, família, amor, violência, moda, religião entre outros. Érica Valéria é dançarina e coreógrafa, atou como oficineira na Casa de Cultura além de desenvolver ações voluntárias ligadas à dança.
| Dia 12, 10h

SARAU EXPANSÃO DAS MULHERES
Com Hell Volta
O FeminiSarau, projeto desenvolvido por Hell Volta, cantora, compositora e produtora cultural de São Miguel, tem como proposta abrir espaço para a expressão artística de mulheres.
| Dia 27, 15h

TRIBO KARIBOCAS
A etnia Kariboka oriunda da região de São Miguel e Guainases aporta uma rica cultura composta pelas raízes africanas e indígenas. A cada dia centenas de índios deixam as aldeias e buscam os grandes centros urbanos e com o passar do tempo vão desconectando-se de suas raízes. Esta intervenção artística tem por objetivo fortalecer a cultura Kariboka junto ao público.
| Dia 26, 15h