“Bartleby” subverte a relação patrão-subordinado

Espetáculo é baseado em conto de Herman Melville, mesmo autor de “Moby Dick”, e é encenado no teatro Arthur Azevedo com ingresso gratuito

Buscar na literatura do século XIX foi o que o Núcleo Caixa Preta fez para chamar a atenção sobre questionamentos do jogo de poder que podem existir até os dias de hoje. Baseado em conto homônimo de Herman Melville, autor do célebre “Moby Dick”, “Bartleby” é encenado a partir do dia 19 de julho, na sala multiuso do Teatro Arthur Azevedo. O ingresso é gratuito.

A peça mostra a estranha relação entre um advogado e um escriturário. Ao repetir a frase “prefiro não”, o funcionário subverte a ordem hierárquica entre subordinado e patrão e não cumpre as ordens dadas por este. Com essa inexplicável resistência pacífica do copista é posto em xeque todo o sistema de normas, valores e referências de seu superior.

O espetáculo estreou em 2007 e, desde então, percorreu todas as regiões do país, somando mais de 200 encenações. Por seus trabalhos, a atriz Cácia Goulart e o cenógrafo André Cortez foram indicados ao Prêmio Shell de teatro. Esta apresentação integra o projeto “Trilogia do Esgotamento”, selecionado pela 8ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria Municipal de Cultura.

Por Luiz Quesada

| Teatro Arthur Azevedo – sala multiuso. Av. Paes de Barros, 955, Mooca. Zona Leste. Tel. 2604-5558. De 19/7 a 4/8. 6ª e sáb., 21h. Dom., 19h. Grátis (retirar ingresso uma hora antes). 80 min. 14 anos.