Centro Cultural do Grajaú - Programação de Agosto

Agosto 2019

Festival

Festival Amapiko Red Bull - Dar asas a empreendedores que podem transformar o mundo
Amaphiko, em zulu, significa "asas". E foi inspirada nessa palavra que a Red Bull iniciou um programa global com o objetivo de potencializar o desenvolvimento de pessoas e projetos que podem gerar impacto positivo na sociedade. Somos uma plataforma para conectar e impulsionar pessoas que usam a criatividade, energia e talento para provocar mudanças no seu canto do mundo.
Onde: Teatro, hall, cinema e calçadão.
Quando: de 01 a 04/08
Horário: Quinta à Domingo das 09h às 22h
Gratuito
Livre

Música

DJ Zeme
Show DJ Zeme convida Rodrigo Nonato Dragões de Komodo, com o melhor do hip hop no calçadão do CCG.
Onde: Calçadão Cultural.
Quando: 08/08
Horário: Quinta às 19h
Gratuito
Livre

Grajaú Rap City com participação de Eternos Suspeitos
Em um duelo de MCs, dois artistas se enfrentam, cada um improvisando rimas desafiadoras contra o outro. Competições no modelo batalha são comuns dentro da cultura hip hop e estão presentes em todos os elementos do movimento: no grafite existe a batalha de cores; no break, a batalha da dança; os djs batalham com scratch; no rap, a batalha de mcs. O projeto Rinhas de MCs Grajaú consiste na realização periódica de duelos de mcs, acompanhados de outros elementos da cultura hip hop, como apresentações de rap, djs e grafite, em diferentes regiões da cidade, formando um circuito regional de duelos. O rap freestyle, rinha de mc`s ou batalha é uma forma improvisada de rap e é feita sem letras previamente construídas. O rap freestyle força cada rapper a pensar e a responder rapidamente: nesse sentido, é semelhante ao jazz de improviso ou de atuação. Há grupos que se encontram em grandes clubes de hip hop apenas pela diversão e improvisação de uma batalha e/ou rinha de mc`s.
Onde: Calçadão Cultural
Quando: 08/08
Horário: Quinta às 19h
Gratuito
16 anos

Zion Gate Sound System
O Zion Gate Sound System tem uma sólida trajetória dentro do Reggae Music, e atualmente faz parte da produção de dois grandes eventos que são referência em São Paulo quando o assunto é sound system, as festas Rootikal que acontece desde 2016, e a festa Terremoto que neste ano completa 5 anos. Estes eventos foram responsáveis por realizar sonhos dos amantes do Reggae Music, trazendo grandes nomes internacionais: Dub Judah (Inglaterra), King Earthquake (Inglaterra), Kebra Ethiopia (África do Sul), Vivian Jones (Jamaica), King Alpha (Inglaterra), Aba Shanti I (Inglaterra), Prince Alla (Jamaica) e Joseph Lalibela (Inglaterra).
Onde: Calçadão cultural
Quando: 18/08
Horário: Domingo às 14h
Gratuito
16 anos

Grupo Pedindo Bis
Grupo de samba Pedindo Bis, formado em 1992 na Capital de São Paulo. Formação: Rodrigo Moraes, Rafael Diegues, Leite Moça
Onde: Calçadão Cultural
Quando: 23/08
Horário: Sexta às 19h
Gratuito
Livre

Aniversário do Pagode da 27
O grupo Pagode da 27, que usa o samba como instrumento de transformação social, vem lá do Grajaú, a mesma quebrada do Criolo. O Pagode da 27 foi fundado no dia 26 de agosto de 2005 no bairro do Grajaú-SP sem grandes pretensões, a partir de um grupo de amigos formado por amantes do samba autêntico, com objetivo de preservar as raízes do samba, revelar novos talentos, abrindo espaço para novos músicos, cantores e compositores. Enxergamos oportunidade de contribuir socialmente com a comunidade do nosso bairro tão discriminado e carente. Dentro deste espírito de amor ao samba, cidadania e solidariedade nasceu o Projeto Sócio-cultural Pagode da 27, as cores oficiais são vermelho e branco. A rua “27” como é chamada até hoje, na década de 90 foi um dos locais mais violentos da zona sul de SP. Atualmente este local é um reduto de plena paz , respeito e comunhão entre crianças e adultos. Hoje o Pagode da 27 conta com 11 músicos, cerca de 20 compositores, e uma imensa comunidade que o ama. O Samba acontece aos domingos durante todo ano, faça chuva ou sol, debaixo de uma lona no meio da rua, onde momentos fantásticos são vividos.
Onde: Calçadão cultural
Quando: 25/08
Horário: Domingo às 14h
Gratuito
Livre


Teatro

Oficina de Palhaçaria com Val de Carvalho e Apresentação do Espetáculo Depassagem
A oficina Palhaçaria Clássica tem como objetivo desenvolver a arte do palhaço utilizando técnicas de claques e cascatas (tapas e tombos falsos), gagues, jogos de improvisação, figurino, maquiagem e montagem de esquetes tradicionais do circo. No último dia, os participantes terão a oportunidade de experimentar o aprendizado do palhaço diante de uma plateia, com uma apresentação aberta ao público.
Onde: Teatro
Quando: 17/08
Horário: Sábado às 09h30
Gratuito
Livre

Cinema

Documentário- Visionários da Quebrada.
Uma visão de São Paulo a partir da vivência periférica, onde personagens de várias quebradas da cidade contam as suas histórias, revelando a potência de pessoas extraordinárias, que mudam suas comunidades na simplicidade da vida cotidiana. Esse documentário deixa que seus protagonistas construam novas narrativas e imaginários sobre as relações sociais e culturais dentro da periferia.
Onde: Cinema Sabotage
Quando: 24/08
Horário: Sábado às 19h
Gratuito
Livre

Intervenção Artísica

Circuito Entra na Roda

O Projeto Entra na Roda é uma iniciativa da Comunidade Cidadã e tem por objetivo difundir práticas de cidadania - junto e com - pessoas com deficiência, através do acesso à cultura e lazer, uso e apropriação da cidade, oficinas culturais e de comunicação multimídia, práticas esportivas, discussão de políticas públicas e apoio social a famílias dos atendidos.
Onde: Hall
Quando: 31/08
Horário: Sábado às 10h
Gratuito
Livre

Literatura

Troca de quebradas convida Coção do Cooperifa.
Onde: Cinema
Quando: 31/08
Horário: Sábado às 19h
Gratuito
Livre

Slam do Grajaú
O Slam do Grajaú vem proporcionando aos moradores da região encontros poéticos onde a rima é utilizada para debater e discutir acerca do cotidiano dos moradores da periferia, levando a crítica social sobre seus descontentamentos em forma de verso e poesia.
Onde: Hall
Quando: 16/08
Horário: Sexta às 19h
Gratuito
Livre

Feira de Trocas de Livros
Onde: Calçadão/hall
Quando: 08 e 22/08
Horário: Quinta às 10h
Gratuito
Livre

Sábado dos Violeiros
Encontro de Violeiros

No Centro Cultural Grajaú, zona sul, um grupo de violeiros se reúne uma vez por mês para tocar grandes clássicos da música caipira e mostrar composições próprias. Os artistas são, em sua maioria, moradores da capital, mas eventualmente aparece um violeiro das cidades do interior paulista ou de mais longe ainda, Cantando historias da vida do caboclo do campo ou, até mesmo, versando sobre a vida na cidade grande; os violeiros contribuem para que a tradição popular não se perca e, além disso, para que as futuras gerações possam ver, na prática, a arte de retratar a realidade que precede a música atual.
Onde: Teatro
Quando: 10/08
Horário: 14h
Gratuito
Livre