Centro Cultural do Jabaquara - Programação de Agosto

Agosto 2019

Oficinas

AfroMix
A dança é uma expressão importante em qualquer cultura, motivados por esse viés a oficina AfroMix experimenta diversos ritmos em um ambiente descontraído e acolhedor que é o Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá. A atividade promove melhoria da qualidade de vida, auto-estima e trabalha a coordenação motora.
Onde: Auditório
Quando: Terças e Sextas
Horário: 8h30
Gratuito
Livre

Capoeira
Há mais de 30 anos, o Coletivo Cativeiro ministra aulas de capoeira no Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá para crianças a partir 5 anos e adultos de todas as idades. Usada como um instrumento poderoso na educação democrática e igualitária, no combate ao preconceito e na consciência de cidadania, o coletivo conduz as pessoas a descobrirem a autoconfiança, a humanidade, a disciplina, o caráter e a socialização, junto com o prazer de jogar capoeira.
Onde: Auditório
Quando: Terças, Quartas e Sextas
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Vivência em Pandeiro
A oficina possui uma dinâmica e metodologia de ensino voltadas para a prática em conjunto, possibilitando ao participante o estímulo de outros aspectos significativos, como a interação social, concentração, trabalho em grupo e coordenação motora.
Onde: Auditório
Quando: Terças
Horário: 10h
Gratuito
Livre

GTJ Curimba Avançado
O projeto leva à população uma visão diferenciada da cultura popular brasileira, cultura de matriz africana através de percussão e histórias. As atividades serão realizadas aos domingos, das 19h00 às 20h40. Para inscrever-se basta confirmar presença no evento e comparecer no horário ao espaço.
Quando: Terças
Horário: 19h
Gratuito
Livre

PIÁ
O Programa de Iniciação Artística é um programa sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura, com parceria orçamentária da Secretaria Municipal de Educação, oferecido gratuitamente para crianças e adolescentes de 05 a 14 anos.
Quando: Quartas e Quintas
Horário: 09h
Gratuito
Livre

Teatro - Raízes ancestrais
Quando: Quartas
Horário: 19h
Gratuito
Livre

Artesanato
A oficina de artesanato tem como objetivo a publicação dos melhores conteúdos da área de artesanato e festas, como crochê, feltro, reciclagem, tecido, papel, papelaria personalizada, confeitaria entre outras tantos segmentos desta área.
Quando: Quintas
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Samba Rock
Samba Rock é um tipo de dança que surgiu da criatividade dos frequentadores dos bailes - em casas de família e salões da periferia de São Paulo - no final da década de 1950 e começo da década de 1960, mesclando os movimentos do Rockabilly, com o gingado brasileiro de se dançar Samba.
Quando: Quintas e Sextas
Horário: Quinta às 10h, Sexta às 19h.
Gratuito
Livre

Aula de percussão
O projeto leva à população uma visão diferenciada da cultura popular brasileira, cultura de matriz africana através de percussão e da curimba.
Quando: Domingo
Horário: 10h
Gratuito
Livre

Elaboração de Projetos Culturais
A oficina de “Elaboração de Projetos Culturais” busca, de modo direto e indireto, preparar o participante para atuar na realização de atividades voltadas a diferentes preparações e elaboração de projetos, bem como sua gestão ligadas às culturas distribuídas e realizadas nas mais diversas regiões em que há essa demanda existente. A oficina é dirigida à qualificação e fomento de agentes culturais e profissionais do campo cultural que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou simplesmente realiza sua arte de forma independente e necessita obter a informação para melhoria dos processos culturais que já realizam.
Quando: 05/08 a 26/08
Horário: Segunda às 14h
Gratuito
16 anos


Teatro

Ensaio Paisagens Flutuantes
O Coletivo Paisagens Flutuantes utiliza o auditório Ana Carolina Maria de Jesus do Centro de Culturas Negras - Mãe Sylvia de Oxalá para realizar os ensaios das suas peças teatrais.
Onde: Auditório
Quando: Terças
Horário: 10h
Gratuito
Livre

Intervenção Artística

Papo Reto
O Papo Reto é uma atração que acontece toda quinta-feira, que promove conversa entre os frequentadores do centro de culturas negras e artistas renomados da grande mídia, destacando assim a sua história de vida até chegar onde chegou.
01/08 - Stefanie
08/08 - Rashid
15/08 - Erik Jay
22/08 - Helen e Roberta Rachão Feminino
29/08 - Celso Athayde
Quando: Quintas
Horário: 18h
Gratuito
Livre

Grupo de Estudos e Pesquisas Cativando o Conhecimento
Grupo de Estudos e Pesquisas Cativando o Conhecimento surge da vontade do Renato de Souza, juntos com mestres, contramestres, professores, professoras e alunos do Grupo Cativeiro Capoeira de fomentar a formação dos capoeiristas e demais interessados, partindo do pressuposto de que a capoeira abre brecha para o entendimento da história da população negra em diversos âmbitos. Por esse motivo e tendo como norteador o lema do Grupo Cativeiro Capoeira – Para Não Ser Cativo de Ninguém – surge esta atividade, pois entende-se que é necessário o estímulo à apropriação e conhecimento da história, cativar capoeiristas, público em geral, especialmente pessoas afro-brasileiras a tomarem as rédeas sobre sua existência, fazê-las entender que cabe a elas o compartilhamento de saberes entre os seus. A proposta visa também o incentivo à leitura e a otimização do uso da biblioteca Paulo Duarte, que conta com um grande acervo a respeito da história e cultura africana e afro-brasileira.
Quando: 31/08
Horário: Sábado às 13h
Gratuito
Livre

MISS AGOSTO NEGRO
O evento tem como objetivo a valorização da raça e cultura africana, terra de um povo que muito contribuiu para o enriquecimento da nossa nação, com sua beleza e alegria, com presença forte no olhar, nos gestos e no bailar dos afrodescendentes. O intuito é despertar a conscientização da cultura afrodescendente e resgatar valores humanos. A concepção do presente projeto parte da promessa de uma real necessidade para o desenvolvimento da cultura negra na região. Infelizmente, mesmo com todo esforço e dedicação de líderes de coletivos e associações, não são suficientes para atender uma demanda de pessoas que desconhece a história e importância do povo negro. As políticas para a cultura negra ainda ocupam posições periféricas na agenda da maioria dos municípios paulistas, além de ser conduzidas de forma pouco profissional. Parte desse problema está na indefinição a respeito do papel do poder público na vida cultural e não reconhecimento da importância das manifestações culturais, não apenas para a formação da identidade nacional, mas para a cidadania.

10/08 – Janine Mathias
Nascida em Brasília e com influência do pai cantor, ela escreve poesias desde criança. Janine Mathias mudou para Curitiba em 2008, onde seu caminho, com belezas e desafios, foi construindo sua carreira e reconhecimento como cantora. Já dividiu palco com Karol Conká, Tássia Reis, Karla da Silva, Orquestra Friorenta, Criolo, Tuyo, Cida Airam, As Bahias e a Cozinha Mineira e tem o projeto Samba da Nega, onde celebra suas raízes.

17/08 – Cinthia Negra SIM
Cinthia Alves ou Negra Cinthia (nome derivado de Nega Cin) é cantora e compositora natural de Maceió -Alagoas, nascida no dia 11 de Junho de 1988. Ela cresceu sob as influências do gospel e da Música Popular Brasileira.

24/08 – Marissol Mwaba
Marissol Mwaba, cantora, compositora e instrumentista brasileira de origem congolesa apresenta pela primeira vez seu show Lamuka, palavra que significa despertar/acordar em Swahili, língua que aprendeu com sua família. Nesse show, Marissol traz suas mais recentes composições. A artista tem sua obra artística marcada pela fusão de uma diversidade de influências musicais com o panorama cultural africano, principalmente com a música da província do Katanga, no centro da República Democrática do Congo (país original de seus
pais). Seu processo de criação e expressão artística alia estas influências a um jeito pessoal de compor e cantar desde os seus 9 anos de idade.

Quando: Domingos
Horário: das 10h às 19h
Gratuito
Livre

 

Música

Maracatu: Mucambos de Raiz Nagô
Choça em que os escravos negros se abrigavam quando fugiam para o mato; habitação ou abrigo de quem vigia a lavoura; refúgio de escravos nas matas. Parte da planta que tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água e nutrientes; enraizar, inveterar-se, prosperar. Nome que se dá ao iorubano ou a todo negro da Costa dos Escravos que falava ou entendia o Iorubá para nós, “Mucambos de Raiz Nagô” são os Guardiões da Herança Ancestral, que buscam a transformação a partir da disseminação da cultura de rua, de matriz africana, com respeito e alegria.
Quando: Sábados
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Literatura

Café Preto
Inspirado por clubes de leitura de grandes centros culturais paulistanos, o “Café Preto” oferece um encontro literárias a respeito da literatura negra e periférica com intuito de promover a fruição literária e construir representatividade. Os encontros literários devem apresentar a biografia do escritor, suas principais obras e temáticas acompanhadas de leitura compartilhada com o público-alvo. Assim, a leitura torna-se uma prática vivenciada capaz de ser multiplicada em outros espaços. A intenção não é promover uma aula expositiva. O “Café Preto” socializa a prática da leitura com intuito de construir a fruição na literatura. No mês de agosto, faremos a leitura dos contos de “Ele” do escritor Vagner Amaro .
Quando: 17/08
Horário: Sábado às 14h
Gratuito
Livre

Choro na Manhã com Conjunto Retratos
O projeto Choro na Manhã, evento mensal realizado à 11 anos pelo Conjunto Retratos e que conta com a participação de vários músicos convidados. No repertório, além do clássicos do choro, músicas de Rossini Ferreira, Waldir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Luiz Americano, Chiquinha Gonzaga, o grupo fará uma homenagem ao centenário de Jacob do Bandolim.
Quando: 04/08 (todo primeiro domingo do mês)
Horário: 11h
Gratuito
Livre