Centro de Referência da Dança - Programação de Agosto

Agosto 2019

O PRINCÍPIO DA CASA DOS POMBOS
O espetáculo explora, a partir do entrelaçamento de elementos da dança com elementos do circo a imagética do contorcionismo. São trabalhadas as ideias de ciclos da vida, refletindo sobre como nos adaptamos aos fenômenos que são novos, ou que se repetem, tal qual aos animais ruminantes que estão em constante processo de mastigação e digestão.
Onde: Sala Cênica
Quando: 01/08
Horário: Quinta às 19h
Gratuito
Livre

DEVIR
Desenvolvida desde 2017, DEVIR é uma proposta de pesquisa criativa que consiste em uma performance de dança, vídeo e fotografia, que fala sobre o devir das reflexões em torno da identidade de gênero e sexualidade que marcam os diferentes trânsitos vividos até hoje pelo artista-performer colombiano, Edan Mar Quintero.
Onde: Sala Cênica
Quando: 02 e 03/08
Horário: Sexta e Sábado às 19h
Gratuito
Livre

COLETIVO TROPEÇO
O Coletivo Tropeço, natural da cidade de Belo Horizonte, procura provocar deslizamentos, ainda que sutis, na ideia equivocada de uma política da identidade, e dessa forma fissurar o famigerado essencialismo imposto pelo olhar do outro. As obras: Apologia III, Unha postiça, Outras Rosas e Dentro (movimento n°3), estabelecem um diálogo intenso com nossas histórias e a possibilidade de fabulação de memórias, que só podem ser construídas a partir de fragmentos mobilizados, para dar conta das experiências fragmentadas em si mesmas.
Onde: Sala Cênica
Quando: 8 e 9/08
Horário: Quinta e Sexta às 19h
Gratuito
16 anos

MENINO ASSUM PRETO
O espetáculo retrata por meio do corpo, o cotidiano do trabalhador e o seu estilo de vida massificante na capital. Para isso, cinco bailarinos em cena se utilizam das histórias e poéticas do pássaro nordestino, Assum Preto, tema da música letrado por Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga.
Onde: Sala Cênica
Quando: 10/08
Horário: Sábado às 19h
Gratuito
16 anos

A MESA
A Mesa se desenvolve no encontro e conexão entre os cinco artistas-criadores que repetidamente questionam qual deles é o "corpo referência" enquanto usam a improvisação como uma das ferramentas de diálogo. O desejo artístico e as experiências cênicas coletivas foram o motor principal no fortalecimento do espetáculo, contribuindo e provocando novas possibilidades de relações entre o "eu" e o "outro" num mesmo lugar.
Onde: Sala Cênica
Quando: 15, 16, 17, 22 e 23/08
Horário: Quinta a Sábado às 19h
Gratuito
Livre

RITUAIS DE SUSPEIÇÃO
O espetáculo, fruto de pesquisa e criação da Sansacroma e que compõem o projeto “Entre Corpos Negros e Homens de Bem”, é baseado na pesquisa de doutorado do sociólogo paulistano Uvanderson da Silva. Com esse trabalho, a Sansacroma pretende refletir acerca do corpo negro e/ou periférico como suspeito, suas “coreografias” sociais para camuflar processos de suspeição e como este corpo atravessa a sua existência na tentativa do acesso à cidadania plena e aos direitos civis.
Onde: Sala Cênica
Quando: 20/08
Horário: Terça às 19h
Gratuito
Livre

PLANTA DO PÉ
Por meio da dança, música e teatralidade, o espetáculo é um convite ao mergulho em nosso legado artístico. Fruto da fusão dos ritmos tradicionais brasileiros à referências artísticas contemporâneas, as cenas passeiam por figuras mascaradas, danças que narram histórias e ilustram sentimentos. Com delicadeza e informalidade o espetáculo compartilha com o público um pouco das possibilidades corporais e de recreações artísticas que as manifestações populares oferecem.
Onde: Sala Cênica
Quando: 24/08
Horário: Sábado às 19h
Gratuito
Livre

PERFORMANCE - TANTO ONTEM PROCESSO EM DESMORONAMENTO
A performance é a corporificação do desmoronamento das tentativas de permanência. O que sustenta as ruínas? Quais forças as destroem? As ruínas como rastros históricos espalhados sob nossos pés, acusam nossa indiferença. Elas são o esquecimento. Em suas estruturas desnudas encontram-se vestígios de vidas efêmeras e camadas de temporalidades, tudo num mesmo território.
Onde: Sala Cênica
Quando: 29/08
Horário: Quinta às 19h
Gratuito
18 anos

RETRATOS
O espetáculo é um solo da bailarina Carol Cony e tem como inspiração as fotografias da artista americana Cindy Sherman, que se auto fotografa em diversas situações, vivenciando diferentes personagens femininos. Retratos apresenta os possíveis passados, presentes e futuros das mulheres criadas virtualmente, convidando o espectador a um passeio imagético e imaginativo, onde o corpo da intérprete é o guia entre o humor, memória, drama, paixão e tragédia.
Onde: Sala Cênica
Quando: 30 e 31/08
Horário: Sexta e Sábado às 19h
Gratuito
12 anos


DANÇANDO NA FONTE

PALANCA NEGRA - DANÇA TRADICIONAL ANGOLANA
O grupo Palanca Negra atua com o intuito de ensinar, divulgar, e fomentar a cultura africana no Brasil e no mundo por meio da dança. Utilizando-se da música e de passos ritmados, improvisados e também da coreografia, o grupo leva ao público novas maneiras de vivenciar as belezas da dança e arte africana em um só momento.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 01/08
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

BORA BRINCAR!
O espetáculo “Bora Brincar” foi concebido para mostrar ao público o festejar da cultura popular brasileira, trazendo a trupé - a bagunça, a brincadeira – adentrando às danças brasileiras. A cia. busca envolver o público abrindo espaço para a brincadeira, com a sonoridade, as danças, os gestos, fazem uma imersão nas raízes populares, em especial, do norte e nordeste do país, trabalhando os ritmos do Carimbó, Ciranda e Coco.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 08/08
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

GLOCALIDADES - ANTROPOFAGIA NOSSA DE CADA DIA
Com um caráter improvisacional e interativo, o espetáculo é um encontro de música ao vivo e dança contemporânea-brasileira, trilhado a partir da inspiração nas culturas tradicionais brasileiras, configurando-se numa grande festa compartilhada entre o público e o elenco.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 10/08
Horário: Sábado às 15h
Gratuito
Livre

CORPOS SONOROS
Em Corpos Sonoros, o Núcleo Pedro Costa Cia. de Dança, investiga o universo poético de Fernando Pessoa e de seus heterônimos e os movimentos gerados pela reverberação do eu-lírico em seus corpos. A pesquisa parte da reflexão acerca das questões levantadas pelo autor sobre a existência humana, até chegar em um corpo cotidiano que busca nas suas origens (memórias, histórias, afetos, vivências), as formas corporais de expressar sentimentos que nem sempre são possíveis de apreender em sua carga de subjetividade. O trabalho é uma parceria entre a cia. e o duo paulistano de jazz experimental Pé na Cozinha.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 15/08
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre

BREAKING DE REPENTE
Breaking de Repente é um espetáculo que aborda os gestos e as familiaridades da rotina social nos grandes centros urbanos, através das danças urbanas, popping e locking. Transitando entre ações cotidianas comuns como: caminhar, observar o tempo, procurar objetos, pegar transporte público, entre outras ações que realizamos no dia-a-dia, o espetáculo propõe uma quebra na rotina da cidade, ampliando a percepção do público para as relações que se dão no contexto urbano.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 22/08
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
Livre


EMBATE EXPERIMENTO - COMPETIÇÃO
A competição formada por dançarinos, árbitros, músicos e sorteio de palavras, foi criada para fortalecer o encontro e experimento entre dançarinos e músicos de diferentes linguagens e segmentos artísticos. Com as chaves sorteadas, os competidores escolhem uma palavra disponível na parede e realizam sua performance, serão avaliados três critérios: a criatividade, a utilização da palavra, e a integração entre músico e dançarino. Os vencedores receberão, além do troféu, uma premiação em dinheiro.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 24/08
Horário: Sábado das 14h às 19h
Gratuito
Livre

ÁGUA
Água é uma performance “fluida”, envolvente e cativante, na qual os sons eletrônicos, os movimentos, as acrobacias dos bailarinos mostram as várias facetas da água, seus diferentes estados e as diferentes texturas que ela pode distinguir. Diego Garrido se une ao solo poético de Chey Jurado. Curta, dinâmica e avassaladora, Água muda o corpo do intérprete, transforma-o em uma substância que, graças ao movimento, pode se tornar líquida, sólida, gasosa.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 24/08
Horário: Sábado às 19h
Gratuito
Livre

FILHXS --DA-- Pº##@! - TODA
Filhxs --da---Pº##@! - T O D A (Filhos (as) da Porra Toda) tem a intenção de transpor as dores da periferia delimitadas aos corpos que compõem os altos índices de preconceitos em meio a esta sociedade. Em uma sociedade que historicamente colocou a agressão em um posicionamento de normalização, o Coletivo relembra falas e dores dos (as) que já passaram e os (as) que ainda permanecem aqui. Pensa na revolta como ação política, mas fomenta a conexão na alteridade que essas afetações podem trazer.
Onde: Fonte dos Desejos
Quando: 29/08
Horário: Quinta às 17h30
Gratuito
12 anos