Centro Cultural Vila Itororó - Programação de Novembro

Novembro 2019

ESPECIAL MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

DOMINGO NA VILA

Quarteto 4 De Paus
O @quarteto4depaus foge à regra, não é um grupo erudito! É um grupo popular! Sim, popular e nunca de “música não erudita!”. Há séculos existe um sistema que impõe como um violino, uma viola e um violoncelo devem se comportar. A proposta aqui é ser como quiser ser e não criar um espaço dentro do que já está estabelecido. Lembrando que @budanascimento escreveu o especial “Black November” para fortalecer e somar ao conceito de Consciência Negra com o tema “Negro é Lindo”.
Quando: 03/11
Horário: Domingo às 14h
Gratuito
Livre

O Jazz Não Morde
No mês da Consciência Negra, o projeto convida a todxs para uma tarde de histórias, canções e melodias do jazz e blues tradicionais, que retratam a resistência da luta negroamericana por direitos e dignidade ao longo dos anos 1920 a 1940. Do gospel ao swing, da espiritualidade à sexualidade, da denúncia do preconceito racial à afirmação da cultura negra, uma escuta crítica que traz à tona significados ocultados e o contexto social no qual essa música viva resistiu, floresceu e se desenvolveu.
Quando: 10/11
Horário: Domingo às 14h
Gratuito
Livre

Otis Trio
O grupo de jazz retorna ao palco do Vila Itororó para a sua quarta apresentação em novembro, Mês da Consciência Negra, fazendo uma homenagem a um dos ícones da cultura negra e ativismo afroamericano Gill Scott Heron.
Quando: 17/11
Horário: Domingo às 14h
Gratuito
Livre

Caverna Guitar Trio
O projeto consiste em uma série de apresentações musicais na Vila Itororó, resgatando o cenário da música instrumental em diversas vertentes, livre para todos os públicos, aproximando o público da música instrumental popular e ressaltando a linguagem da música brasileira. Do blues de Albert King ao samba de Cartola, e de Martinho da Vila a Jimi Hedrix, o Caverna Guitar Trio apresenta versões instrumentais de grandes nomes negros da música.
Quando: 24/11
Horário: Domingo às 14h
Gratuito
Livre

Dança

Corpo Molde
O coletivo criado no Campo Limpo atuou no território de 2013 a 2018 e promove o desenvolvimento sociocultural, disseminando a cultura e a arte da dança para adolescentes, jovens e adultos. O grupo, que se manteve durante 5 anos na Zona Sul, busca recomeçar em um novo território em uma nova base de pesquisa: "Dança Social: Contra Ataque da Guerra, Vive à Arte". Através da Cultura Corporal do Movimento, metodologia de estudo para ampliação e reconhecimento de repertório de movimento via cultura territorial, forma corpos para a criação de um novo espetáculo, com aulas gratuitas e abertas ao público.
Quando: de 05/11 a 26/11
Horário: Terça às 15h
Gratuito
Livre

Exposição

Visita ao Pátio de Casas
As visitas ao pátio de casas compartilham o andamento do processo de restauro e descrevem a formação da Vila Itororó, que contém um pouco da formação da própria cidade de São Paulo. O visitante tem acesso às muitas histórias que compõem a Vila: a sua concepção como uma “casa-monumento” cercada por casas de aluguel, a questão da água como elemento estruturante, o Clube Éden Liberdade e a resistência das famílias que viveram nas últimas décadas na Vila. O público é estimulado a imaginar, debater e tomar parte nas discussões sobre os usos futuros da Vila, de modo que o sentido da preservação de um patrimônio público seja apropriado coletivamente. A duração é de até 1h00, com limite de público de até 30 pessoas. A visita é gratuita.
Para participar não é necessário agendamento prévio, a não ser para grupos formados por mais de 15 pessoas. Basta chegar ao canteiro (que tem entrada pela Rua Pedroso, 238) um pouco antes do horário de início. É preciso usar capacetes – oferecidos no local – e estar com calçados fechados. Fotografias: É permitido tirar fotografias durante as visitas.
Quando: Quinta, Sexta, Sábado e Domingo
Horário: 16h
Gratuito
Livre

Oficinas

Yoga
As práticas de Yoga trabalham o corpo de forma integral (físico, emocional e mental), bem como valores para convivência praticadas através da Asana (posturas), Pranayama (respiração), exercícios de concentração e de relaxamento e momentos de agradável silêncio.
Quando: Sextas
Horário: 9h30
Gratuito
14 anos

Culinária
O objetivo da oficina é apresentar ingredientes típicos da culinária brasileira, que serão usados na preparação de alguns pratos, bem como incentivar os participantes a valorizar os ingredientes brasileiros, conhecer suas origens (do que são feitos e de onde eles vêm).
Quando: Quintas
Horário: 16h
Gratuito
Livre

Capoeira
Uma das expressões culturais brasileiras mais conhecidas, a capoeira é desenvolvida principalmente por descendentes de escravos africanos. Mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Suas principais características são os golpes e movimentos complexos feitos de forma bastante ágil. Os jogadores usam, além dos chutes e rasteiras, cabeçadas, joelhadas, cotoveladas e acrobacias aéreas ou no solo.
Quando: Sextas
Horário: 15h
Gratuito
Livre

Circo
As oficinas de acrobacia trabalham a consciência corporal e o espírito colaborativo. Enquanto monta as figuras, o participante ativa musculaturas de estabilização e melhora sua postura. Este tipo de prática aumenta a autoconfiança e a confiança no grupo e se reflete no convívio social do praticante. Pode ser realizada em formatos especiais como “Acrobacia de Mães/Pais e Filhos”.
Quando: Terças
Horário: 10h
Gratuito
Livre

Origami
Origami é a arte de dobrar papel, estruturando formas inspiradas na natureza. Nasceu na China e se popularizou no Japão. Pode usar diferentes tipos de papel e permite trabalhar de forma individual e coletiva. Estimula os dois lados do cérebro, ajuda a estabelecer novas conexões neuronais e encanta pela beleza. Pode ainda ser usado como instrumento de participação cidadã e comunitária.
Quando: Terças
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Literatura
A oficina será conduzida pela mediadora-narradora Rosana Borges Silva, que compartilha sua experiência acerca da mediação de leitura e da narração de histórias. Propõe uma vivência por meio de exercícios, jogos e conversas. Espera-se, com esta formação, contribuir para a formação dos participantes, em encontros voltados para a experimentação artística em diferentes linguagens, relacionando-as à tradição oral e à cultura escrita, já que a proposta desta formação parte de diferentes relações entre transmissão de saberes pela oralidade e pela cultura escrita.
Quando: Terças e Quintas
Horário: Terças às 10h; Quintas às 14h
Gratuito
Livre

Teatro
Expressando-se com jogos e exercícios teatrais, promove ações para o despertar do corpo, da atenção, da precisão e da agilidade mental, provocando estímulos para a representação ou como forma de melhorar a comunicação.
Quando: Quartas e Sextas
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Música
A oficina de música visa a prática de exercícios de treinamento auditivo e consciência da voz no contexto musical. Entre as vantagens apresentadas, a origem da música, as características do som, a apreciação musical e a leitura rítmica e melódica.
Quando: Terças e Domingos
Horário: 14h
Gratuito
Livre

Dança de Salão
Além da atividade física, a dança de salão é excelente para integrar pessoas de todas as idades, etnias e classes, transformando suas vidas e melhorando suas interações sociais. Um convite para experimentar vários ritmos e estilos musicais como forró, sertanejo, bolero, samba e rock, e como dançá-los.
Quando: Sábados
Horário: 15h
Gratuito
14 anos

Dança Contemporânea
As oficinas terão como ponto de partida o exercício das técnicas básicas de movimentação com o intuito de preparação corporal. Haverá ainda a apresentação de conteúdo áudiovisual previamente selecionado, que aprofunda o conhecimento sobre a temática abordada. A seleção de conteúdo, de atividades e do material didático terá como finalidade a promoção do diálogo entre as mudanças históricas da dança e sua influência na sociedade em que está inserida. Assim, conduz ao processo de reflexão sobre o aprendizado desta linguagem.
Onde: Centro Cultural Vila Itororó
Quando: Sábados
Horário: 11h
Gratuito
Livre

Dança Jazz
O objetivo da oficina de Iniciação ao jazz é promover a liberdade de movimentos mais livres explorando a energia e a expressão do estilo, com a união da técnica do balé clássico. Além disso, proporciona um espaço de encontro entre pessoas que têm o desejo de conhecer os princípios básicos da dança.
Quando: Quartas e Domingos
Horário: Quartas às 10h; Domingos às 11h
Gratuito
16 anos

Teatro

Delícia é a Bela Vista
O público emerge na história do bairro Bela Vista através dos sabores. Três personagens clownescos e “chefs de cozinha” convidam o público para a estreia do restaurante “Delícia, é Bela Vista”, no qual, de forma interativa, cozinham pratos e doces típicos que se relacionam com as histórias do bairro, desde de seu surgimento até os tempos atuais.
Quando: de 02/11 a 30/11
Horário: Sábado e Domingo às 11h
Gratuito
Livre