Centro Cultural do Grajaú - Programação de Dezembro

Dezembro 2019

Música

Dia Mundial do Samba
O Projeto Comunidade Pagode da 27 nasceu em 2005 da reunião de sambistas do Grajaú na rua 27 (R. Manoel Guilherme dos Reis). O samba é tocado na rua todos os domingos e desde o início tem chamado a atenção dos amantes do samba.
Quando: 1/12
Horário: Domingo às 12h
Gratuito
Livre

Projeto Samba da Praça (Aniversário)
Comunidade Samba da Praça Grajaú, SDPG Grajaú, foi fundada em 07/12/12. No início, sua finalidade era fazer uma roda de samba com os amigos, mas, após um curto período decidiram transformar a roda de Samba em Comunidade. A roda de Samba acontece todos os sábados, na Praça Dona Ivonne, Rua Eduardo Ramos, s/n. Pq. América, zona sul de São Paulo. Já passaram pelo Samba da Praça vários músicos. Cada um representou seu papel e deixou um pouco de si como referência. Hoje, a Comunidade Samba da Praça Grajaú é composta pelos músicos Maurício Canela (banjo), Markinhos Souza (cavaco), Renato (percussão), Guilherme (pandeiro), Luís Fernando (percussão), Tubarão (surdo), Douglas (pandeiro), Gibi (percussão).
Quando: 07/12
Horário: Sábado às 14h
Gratuito
Livre

Encontro de Violeiros
No Centro Cultural Grajaú, zona sul, um grupo de violeiros se reúne uma vezes por mês para tocar grandes clássicos da música caipira e mostrar composições próprias. Os artistas são, em sua maioria, moradores da capital, mas eventualmente aparece um violeiro das cidades do interior paulista ou de mais longe ainda, Cantando histórias da vida do caboclo do campo ou, até mesmo, versando sobre a vida na cidade grande; os violeiros contribuem para que a tradição popular não se perca e, além disso, para que as futuras gerações possam ver, na prática, a arte de retratar a realidade que precede a música atual.
Quando: 14/12
Horário: Sábado às 14h.
Gratuito
Melhor Idade

Zaíra
Com os pés nas raízes brasileiras e a cabeça viajando pelo mundo, a banda lançou em 2008 o primeiro álbum, “O Forró de Dona Zaíra”, que teve participação de Trio Virgulino. No disco Tome Forró (2012) contribuíram nas gravações Hermeto Pascoal, Dominguinhos e Paulo Freire. #AntenasERaízes, o terceiro álbum, foi produzido pelo multi-instrumentista Duani Martins e lançado em 2013, dois anos antes do Zaíra fazer sucesso no programa Super Star, da Rede Globo. Em 2018 o grupo saiu em turnê com o rapper Rapadura.
Quando: 14/12
Horário: Sábado às 19h
Gratuito
Livre

Cantora Tiê
Neste show de voz e violão, a cantora e compositora paulistana Tiê apresenta músicas de seus quatro discos, incluindo faixas lançadas recentemente.
Quando: 15/12
Horário: Domingo às 15h
Gratuito
Livre

Grajaú Rap City
A fim de divulgar e difundir a cultura hip-hop do bairro do Grajaú, a Batalha Grajaú Rap City propõe, além de uma batalha de rap, é uma disputa de ranking de MC’s. O público é convocado a participar unidos pela ideia de que "onde tem rap até umas horas e geral curte sem limite, é Grajaú Rap City, Grajaú Rap City".
Quando: 19/12
Horário: Quinta às 19h
Gratuito
Livre
Intervenção Artística

Diva do Toca Discos
O World DJ Day (Dia Mundial do DJ) dia 09 de março é celebrado desde 2002, e foi criado por iniciativa de duas instituições de caridade: World DJ Fund e a Nordoff Robbins Music, que utilizam a música para ajudar a tratar as pessoas enfermas. Sonia Maria Saraiva Santos Abreu, mais conhecida como Sonia Abreu, entra para o Rank Brasil por ter sido a primeira mulher DJ do país. Ela iniciou na área no ano de 1963 em festinhas de amigos, depois, de maneira mais formal atuou em boates e outras festas e a partir de 1977 começou a tocar na primeira e extinta discoteca do país, a ‘Papagaio Disco Club’, da cidade de São Paulo. As Djs mulheres mais conhecidas no Hip Hop são: Dj Vivian Marques, Dj Taty Laser, Dj Simmone Lasdanes, Dj Zeme e Dj Kmina entre outras. No universo do Hip Hop no elemento “DJ”, mulheres Djs lutam por um espaço na cena atual, contra todas as formas de opressão exercidas sobre as mulheres e pela igualdade entre os gêneros e fazer com que homens e mulheres se enxerguem mutuamente ultrapassando os estereótipos de cada gênero. Assim, as pessoas serão vistas como humanas e igualmente capazes, sem preconceitos de nenhuma ordem. As Dj’s Vivian Marques e Zeme se unem nesse projeto onde convidam mais duas Dj’s, tendo quatro Dj’s mulheres tocando muita musica e mostrando “ QUE MULHER É ONDE ELA QUISER”.
Quando: 14/12
Horário: Sábado às 19h
Gratuito
Livre

Literatura

Slam do Grajaú
O Slam do Grajaú vem proporcionando aos moradores da região encontros poéticos onde a rima é utilizada para debater e discutir a cerca do cotidiano dos moradores da periferia, levando a crítica social sobre seus descontentamentos em forma de verso e poesia.
Quando: 06/12
Horário: Sexta às 19h
Gratuito
Livre

Caps Roda de Conhecimento
O projeto Rodas do Conhecimento CAPS incentiva a discussão e a criação de conteúdo literário, a fim de incluir o indivíduo na sociedade e estimular sua criatividade. A ideia é ajudar os moradores da região do Grajaú, em São Paulo, a expressarem melhor suas ideias, visão crítica da sociedade e da vida.
Quando: 14/12
Horário: Sábado às 16h
Gratuito
16 anos