Centro Cultural Olido - Programação de Dezembro

Dezembro

Música

Live Olido com Santa Mala (BO)
Show da banda boliviana Santa Mala, que carrega no nome a palavra que, no português, reflete seu caráter itinerante. Ao contrário do que parece, o “mala” no nome do trio de irmãs rappers tem origem na língua em que cantam suas integrantes, o espanhol. “As pessoas pensam que ‘mala’ vem de bagagem, porque nós somos imigrantes, o que é engraçado, porque a gente nem pensou nisso”, comenta Abigail Llanque, 25, a mais nova das três. “Nosso nome, que significa Santa Má, quer passar a força da ideia de bem e de mal. É um título forte para mostrar a luta entre dois lados”.
Quando: 05/12
Horário: Quinta às 20h
Gratuito
Livre

Live Olido especial Beatbrasilis Orquestra
BeatBrasilis Orquestra é um encontro de Djs, Mcs, Musicos, Produtores e Beatmakers que se reúnem mensalmente. O primeiro a chegar escolhe um disco aleatoriamente na banquinha de discos e todos produzem do mesmo disco! Cada um usa sua maquina e trampa de fone, compartilhando na conclusão o resultado final. MPC’s, SP's, MC's Controladores e Softwares são bem vindos e fazem parte do encontro.
Quando: 21/12
Horário: Sábado às 20h
Gratuito
Livre


Happy Hour Feminine Hi Fi
O trabalho da Feminine Hi-Fi, projeto fundado em 2016, foca tanto na valorização do papel da mulher no contexto dos sistemas de som característicos da cultura jamaicana quanto na promoção da linguagem do reggae como expressão contra a opressão social vinda das questões de gênero. Com intervenções de cantoras, singjays e MCs no microfone, a seleção musical do projeto passa pelas eras da música jamaicana e produções nacionais correlacionadas. Além das atividades de discotecagem, propõe e realiza atividades de estímulo ao aprendizado e compartilhamento de informações (bate-papos, workshops, exibição de documentários e oficinas) pelo Feminine Hi-Fi Lab, e conta com o selo Feminine Hi-Fi Tunes, dedicado à gravação, promoção e distribuição musical com foco nas vozes femininas do reggae.
Quando: 6/12
Horário: Sexta às 18h
Gratuito
Livre

Happy Hour com Baile dos Ratos
O Baile dos Ratos é um projeto cultural que tem como objetivo disseminar o forró pé de serra por meio do vinil – 100% vinil. O projeto, que nasceu em agosto de 2016 na cidade de São Paulo, com o nome Forró dos Ratos, mudou de nome em outubro de 2017. Especial para os apreciadores do forró e da música brasileira com os Djs residentes Thobias Silva, Nando Ronca e Maicow Leite.
Quando: 13/12
Horário: Sexta às 18h
Gratuito
Livre

Happy Hour com KL Jay
Juntamente com Edi Rock, Mano Brown e Ice Blue, KL Jay fundou o Racionais MC's no fim dos anos 80. Com o rapper Xis criou a gravadora que depois se tornou produtora de eventos e confecção, a 4P. Foi nessa gravadora que também lançou seu álbum solo Na Batida Volume 3 – Equilíbrio, a Busca, em 2002, que conta com a participação de vários artistas do hip-hop. Ao lado de Xis, Kl Jay produziu por 10 anos o mais importante campeonato de DJs do país – O HIP HOP DJ –, que revelou renomados nomes como Cia, King, Marco, Nuts, Tano, Hadji, Will, Ajamu, Erick Jay, RM entre outros. Kl Jay é sócio da gravadora Cosa Nostra juntamente com o Racionais MC's, e possui um selo individual, o Equilíbrio, que já lançou os álbuns dos grupos Sistema Negro, Cagebê e Relatos da Invasão.
Quando: 20/12
Horário: Sexta às 18h
Gratuito
Livre

Sabadão Olido Fiebre em La Selva
A Fiebre en la Selva, que teve início em maio de 2015 é uma festa 100% em vinil dedicada a música negra, hispana e tropical. Ritmos como a cumbia, carimbó, mambo, lambada, merengue, forró, porro, chicha, coco, samba, salsa entre tantos outros.
Quando: 7/12
Horário: Sábado às 18h
Gratuito
Livre

Sabadão Olido com Festa Pilantragi
Desde 2012 garantindo o balanço brasileiro. Já são mais de 750 vivências em 7 anos de existência, oito blocos de carnaval, 45 festas gratuitas/ocupações de rua, seis tours internacionais, dois Festival Pilantragi por onde passaram Céu, Anelis Assumpção, Letrux Daniela Mercury, Karol Conka, Johnny Hooker, Samuca e a Selva, Bixiga70, Karina Buhr, Xaxado Novo, entre outras ações.
Quando: 14/12
Horário: Sábado às 16h
Gratuito
Livre

Yoga Live BR com Dj Mari Rossi
Em 2012, duas artistas descobriram que poderiam trabalhar juntas, unindo seus talentos. Desta união nasceu o Yoga Live que mistura a prática de Yoga com música ao vivo. A experiência é conduzida de maneira bem eclética e dinâmica. A música passa por diversos estilos como: eletrônico, rock, reggae e outros. EXPORTAR ICAL
Quando: 01/12
Horário: Domingo às 10h30
Gratuito
Livre

Baile do Batuca
O Baile do Batuca é um projeto de Samba-Rock que traz para a pista de dança vários outros gêneros dançantes da black music. O músico e DJ Batuca comanda a galera numa jornada de dança e diversão, celebrando a música negra de todos os tempos e vertentes com o intuito de swingar até o último minuto de baile.
Quando: 5/12
Horário: Quinta às 18h
Gratuito
Livre

Cadernos Negros
Cadernos Negros representa uma experiência singular que vem arregimentando autores e autoras de gerações diferentes, bem como de regiões distintas, em uma periodização ininterrupta, com a alternância dos gêneros poesia e prosa.
Quando: 6/12
Horário: Sexta das 10h às 22h30
Gratuito
Livre

Vampire Haus
Com mais de 5 anos de história, a festa comandada pelo Casal Belalugosi foi indicada como uma das Melhores Festas Independentes. É um perfeito exemplo de festa inclusiva e plural. De graça, sempre no centro de São Paulo, qualquer um é bem-vindo, não importa sua orientação sexual, identidade de genero, cor, religião, posição social ou financeira… na Vampire Haus, todos são iguais e tratados com o devido respeito.O techno é o que faz a Vampire pulsar!
Quando: 8/12
Horário: Domingo às 15h
Gratuito
Livre

Coral Cênico Cidadãos Cantantes
O Coral possui uma composição heterogênea, reunindo portadores de sofrimento mental, pessoas em situação de vulnerabilidade e pessoas da população em geral, interessados na construção artística, tendo como local de trabalho as dependências da Galeria Olido da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A prática do Coral recupera o sentido da arte como um atributo humano capaz de transformar atitudes, lugares de saber, lugares de existência e, por consequência, capaz de alterar a qualidade de vida.
Quando: 4/12, 11/12 e 18/12
Horário: Quarta às 10h
Gratuito
Livre


Reggae Hour – Bloco Jah É
O bloco Jah é nasceu na Freguesia do Ó, na rua, voltado para a cultura Reggae.
Onde: Vitrine de Dança
Quando: 12/12
Horário: Quinta às 18h
Gratuito
Livre


Teatro

Apresentação Coletivo Contágio
No dia 1º de dezembro (domingo), Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Coletivo Contágio apresenta um experimento cênico com o tema hiv/aids. A obra será resultado da pesquisa e reflexão proporcionadas por todas as atividades da programação. O coletivo Formado pelo artista e jornalista Andreará S, o jornalista e escritor Leandro Noronha e o bailarino, ator e iluminador Rodrigo Silbat, o Coletivo Contágio surge em fevereiro de 2019 para trazer à tona, por meio do fazer artístico, temas pouco discutidos ou cercados de preconceito e estigmas sociais.
Quando: 01/12
Horário: Domingo 19h
Gratuito
Livre


Cia Treme Terra - ANONIMATO - Orikis aos Mitos Pessoais Desaparecidos
Espetáculo de dança negra que revela situações do cotidiano brasileiro, bem como, aspectos ligadas ao soterramento e aniquilamento das memórias negras no seio de uma sociedade euro centrada, marcada por um histórico secular racista e colonialista, que violenta pessoas e tradições culturais de matrizes africanas, indígenas e periféricas. De maneira poética (não dissociada a política, como discurso libertário), a obra aborda o genocídio étnico-cultural e suas consequências na vida social urbana, a invisibilização de mestras e mestres da cultura popular brasileira abandonados a solidão e o esquecimento.
Quando: de a 06/12 a 08/12
Horário: Sexta e Sábado às 20h, Domingo às 19h
Gratuito
Livre

SARAU TRANSMITINDO
Sarau Transmitindo tem como objetivo de mostrar a representatividade trans no mercado de trabalho. Organizado pela equipe técnica do Programa Transcidadania, parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Direitos Humanos e Cidadania. A proposta do Transcidadania é fornecer reintegração social e resgate da cidadania para mulheres transexuais, homens trans e travestis. Os participantes podem integrá-lo por até dois anos.
Quando: 16/12
Horário: Segunda às 10h
Gratuito
Livre

A barragem de Santa Luzia
A peça narra a história de Maria Flor, uma mulher que está prestes a perder sua casa por causa do rompimento de uma barragem. Recusando-se a deixar seu pequeno pedaço de chão, ela resolve construir os soldados da resistência a partir do barro de seu quintal. O trabalho indica uma contradição envolvendo a chegada da energia elétrica em determinados lugares. Ao mesmo tempo que pode ser comemorada por tudo o que proporciona para a vida humana, ela apaga a memória de comunidades ribeirinhas.
Quando: de 18/12 a 20/12
Horário: Quarta, Quinta e Sexta às 20h
Gratuito
Livre


Dança

Anonimato - Orikis aos Mitos Pessoais Desaparecidos
Onde: Vitrine de Dança
Quando: de 06/12 a 08/12
Horário: Sexta, Sábado e Domingo às 20h
Gratuito
Livre

Baile da Vitrine
DJ Messias comanda seu tradicional baile e mostra a mistura de gêneros musicais que passa pela MPB, soul e samba rock.
Quando: de 7/12 a 21/12
Horário: Sábado às 13h
Gratuito
Livre

Déja vu Afrofuturista – 1º Ato – Ancestralidade High Tech
Espetáculo da companhia de arte negra A VERVE, criada e coordenada pela bailarina Leandra Silva. Sob uma perspectiva afrofuturista a respeito da criação do mundo, o espetáculo de dança afro-contemporânea resgata as memórias ancestrais que fomentaram a tecnologia, a ciência e as relações humanas de uma população que está preparada para viver a guerra pra tomar posse do próprio ORI, livrando dos estigmas e olhares que aprisionam a mente e o corpo do outro.
Quando: de 13/12 a 15/12
Horário: Sexta e Sábado às 20h, Domingo às 19h
Gratuito
Livre

Companhia Tango e Paixão
O espetáculo transmite a evolução do tango, homenageando grandes compositores e autores, desde “Carlos Gardel”, que fez o tango nascer para o mundo, até “Astor Piazzolla” que o fez renascer. Em letra e música, o tango narra histórias de amores, sonhos, prazeres, dores e desencontros, tendo como contraponto o bailado de um casal, que celebra a beleza estética, com força, calor e sensualidade.
Quando: 21/12 e 22/12
Horário: Sábado e Domingo às 19h
Gratuito
Livre
Cinema

Voz de Levante – Esquenta Slam BR 2019
Exibição + debate do documentário Slam: Voz de Levante (2017, 81min) com direc?a?o e roteiro de Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva inaugurando as atividades da sexta edição do SLAM BR – o maior campeonato de poesia falada (poetry slam) da América Latina. Vencedor do pre?mio especial do ju?ri e pre?mio de melhor documenta?rio no 19o Festival do Rio (2017) e do pre?mio de melhor filme nacional no Festival Internacional de Mulheres no Cinema, (FIM CINE). O filme aborda a chegada dos poetry slams no Brasil.
Quando: 11/12
Horário: Quarta às 20h
Gratuito
Livre
 

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO
ESPECIAL

Comemoração "Dia do palhaço" do Centro de Memória do Circo
O Centro de Memória do Circo, guardião da memória e da cultura circense no Brasil, irá comemorar o Dia do Palhaço com uma grande festa contando com música e circo.
Quando: 10/12
Horário: Terça às 14h
Gratuito
Livre


SEGUNDAS DE CIRCO

Picadeiro Aberto de Dezembro
Sempre às segundas-feiras, o CMC apresenta a atividade Picadeiro Aberto, atividade que consiste na realização de intervenções artísticas na Rua Dom José de Barros, com a participação de artistas de circo. Números circenses, mostra de palhaço, malabares com provas de resistência e música e jam session com a participação do público.
2/12 - Encontro de Malabares + Mostra competitiva
9/12 - Mostra de Variedades Circenses
16/12 - Laboratório Musical de CircoHorário:
Segunda às 16h30
Gratuito
Livre


Exposição

“Hoje Tem Espetáculo”
Vista por quase 200 mil visitantes, a exposição está dividida nos núcleos Ateliê, Artes do Circo, Linha do Tempo, Destaques e Café dos Artistas.
Quando: Segunda a Domingo, exceto às Terças.
Horário: Segunda a Sexta, das 10h às 20h, Sábados, Domingos e Feriados, das 13h às 20h. (Não abre as Terças)
Gratuito
Livre

Visitas

Visita Mediada - “Hoje Tem Espetáculo”
O Educativo do Centro de Memória do Circo conduz o público pela exposição “Hoje Tem Espetáculo”. Inscrições: educativomemoriadocirco@gmail.com.
Quando: Segunda a Sexta
Horário: Segunda a Sexta, das 10h às 18h. (Não abre às Terças)
Gratuito
Livre

Visita Mediada ao Acervo
Conduzida pela equipe do Centro de Memória do Circo, a visita apresenta o acervo da instituição e as técnicas e procedimentos usados em sua preservação, além de aspectos da criação de uma museologia própria voltada para o circo.
Inscrições: memoriadocirco@gmail.com
Quando: 13/12
Horário: Sexta às 14h
Gratuito
16 anos
*inscrições: memoriadocirco@gmail.com