Seminário Municipal de Bibliotecas Públicas compartilha e discute ações e projetos de incentivo à leitura

Voltado para bibliotecários, o evento acontece entre os dias 9 e 11 de dezembro na Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Com o tema “Desenvolvimento Compartilhado”, a Secretaria Municipal de Cultura realiza o Seminário Municipal de Bibliotecas Públicas. Entre os dias 9 e 11 de dezembro, são realizadas diversas mesas e debates com o intuito de compartilhar as ações em desenvolvimento promovidas nas 54 bibliotecas municipais. A abertura do seminário fica a cargo da secretária-adjunta, Regina Silvia Pacheco .


PROGRAMAÇÃO

09 DE DEZEMBRO

09h30 Abertura: coordenadora geral da CSMB – Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas - Raquel da Silva Oliveira
10h00 Intervenção cultural
10h30 Agenda 2030: Carlota Mingola (30 min.), Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura e representante da ONU para a Agenda 2030 no Brasil. Adriana Cybele Ferrari (30 min.), graduação em Biblioteconomia, especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Informação, MBA em Gestão da Qualidade. Presidente da FEBAB – Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições. Mediação Charlene Lemos (15 min.), coordenadora da Biblioteca Raul Bopp.
11h45 Debates
12h00 Almoço
13h00 Uso de Dados em Desenvolvimento Social: Vitor Corregliano (15 min.) do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Paulo Gaudio (15 min.) do IBGE, Ricardo Beltrão (30 min.), sociólogo da CSMB. Mediação Claudio Roberto da Silva (15 min.), bibliotecário da CSMB.
14h15 Debates
14h30 Bibliotecas e cidades: Tião Rocha (45 min.), educador, antropólogo e folclorista brasileiro. Diretor - Presidente do CPCD - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento. Autor de obras de desenvolvimento cultural e comunitário, além de membro de várias organizações de fomento à iniciativas na área. Mediação Vera Lyon (15 min.), graduada em Ciências Sociais com mestrado e doutorado em Serviço Social. Coordenadora do Programa de Direitos Humanos do IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário.
15h30 Debates
16h00 Intervalo
16h20 Intervenção cultural

 


10 DE DEZEMBRO

09h30 Intervenção cultural
10h00 Virtualidades da profissão: Valéria Valls (30 min.), Doutorado em Ciências da Comunicação, Mestrado em Ciências da Comunicação e Graduação em Biblioteconomia e Documentação. Diretora da FaBCI/FESPSP - Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Claudio Marcondes de Castro Filho (30 min.), Livre-Docente em Políticas Públicas e Formação Profissional da Informação. Pós-doutorado em Biblioteca Escolar na Universidade Aberta de Lisboa. Doutorado em Ciência da Informação. Mestrado em Ciência da Informação e Comunicação. Graduação em Comunicação Social e em Biblioteconomia pela FESPSP. Professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da FEBAB. Regina Fazioli (30 min.), Mestre em Tecnologia: Gestão e Desenvolvimento da Formação Tecnológica. Graduação em Biblioteconomia pela FESPSP e Especialização em Gerência de Sistemas e Serviços de Informação. Idealizadora e coordenadora da Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo. Professora convidada de Pós Graduação - Mídias Sociais - Curso Gestão da Informação Digital (GID) – FESPSP. Professora Assistente - Graduação em Biblioteconomia - Centro Universitário Nossa Senhora da Assunção (UNIFAI). Mediação Joeli Espírito Santo da Rocha (15 min.), supervisora de Planejamento da CSMB.
11h45 Debates
13h00 Refúgios diversos: Maria Nilda Santos (30 min.), jornalista, especialista em Comunicação Organizacional. Gestora de projetos socioculturais. Ricardo Giassetti (30 min.), colaborador da Editora Mojo, pioneiro nos mercados editorial e digital brasileiros, incansável investigador de novas soluções e experiências; especialista em Cultura Participativa, Storytelling e consultor de projetos especiais. Mediação de Renan Wangler (15 min.), coordenador da Biblioteca Adelpha Figueiredo.
14h15 Debates
14h30 PMLLLB – Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas: José Castilho Marques Neto (30 min.), doutor em Filosofia e professor aposentado da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Dirigiu a Editora Unesp por 27 anos e foi presidente da ABEU – Associação Brasileira das Editoras Universitárias e da EULAC. Foi diretor geral da Biblioteca Mário de Andrade e Secretário Executivo do PNLL – Plano Nacional do Livro e Leitura. É consultor do CERLALC - Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe para políticas públicas de leitura e sócio proprietário da J. Castilho – Gestão & Projetos – Livro – Leitura - Bibliotecas. Boris Calazans dos Santos (30 min.), Graduação em Direito. Procurador do município da Prefeitura Municipal de São Paulo. Mara Esteves (30 min.), Formada em Letras, atua como educadora popular, mediadora de leitura e produtora cultural no segmento do livro, da leitura e de literatura. É integrante do Grupo Achadouras de Histórias, coletivo- gestor da Brechoteca - Biblioteca Popular, da zona sul de São Paulo. Atua como articuladora da Rede de Bibliotecas Comunitárias LiteraSampa e é membro da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias. Luiz Ruffato (30 min.), escritor. Formado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora, publicou vários livros, entre os quais a pentalogia Inferno provisório e o aclamado Eles eram muitos cavalos, que recebeu o Troféu APCA oferecido pela Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional. Mediação Sueli Nemen (15 min.), Supervisora de Bibliotecas da CSMB.
m cartaz nos cinemas, em SP.
16h45 – Debates
17h15 – Intervalo
17h30 – Intervenção cultural

11 DE DEZEMBRO
09h00 Café de boas vindas
09h30 Intervenção cultural
10h00 Mulheres e Espaços: Bel Santos Mayer (30 min.), licenciatura em Ciências Matemáticas, especialização em Metodologias Pedagógicas e Pedagogia Social. Educadora social. Referência em bibliotecas comunitárias. Coordenadora do IBEAC – Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário. Maria Vilani (30 min.), filósofa, professora, poeta e ativista cultural. Denise Godinho (30 min.), jornalista, blogueira, escritora. Val Rocha (30 min.), artista plástica e atriz. Integra o Polo de Leitura LiteraSampa e a Biblioteca Comunitária Caminhos da Leitura. Idealizadora e diretora da Companhia Teatral Artemanha. Mediação Carli Cordeiro (15 min.), bibliotecária da Porto Seguro Seguros.
12h15 Debates
12h45 Almoço
13h45 Equipamentos Acolhedores: Marcelo Aflalo (30 min.), arquiteto, designer com mestrado, sócio-fundador da Univers Arquitetura e Design. Professor da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Pierre André Ruprecht (30 min.), graduação em Administração de Empresas, diretor-executivo da SP Leituras - Associação Paulista de Bibliotecas e Leituras. Cristiane Camizão Rokicki (30 min.), formada em Biblioteconomia, com especialização em gerenciamento de sistemas e serviços de informação, gestora da Rede de bibliotecas do Senac SP. Mediação de Leon Yajima (15 min.), arquiteto da Secretaria Municipal de Cultura.
15h30 Debates
15h45 Intervalo
16h05 Intervenção cultural
16h40 Encerramento Coordenadora Geral da CSMB – Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas - Raquel da Silva Oliveira