“Stonewall 50” lembra o início do movimento de luta pelos direitos LGBTQIA+

Peça chega ao Teatro Décio de Almeida Prado neste sábado, dia 14

Montagem da Companhia de Teatro Íntimo, “Stonewall 50” volta aos palcos nos fins de semana, entre os dias 14 e 22 de dezembro, no Teatro Décio de Almeida Prado, no Itaim Bibi. O espetáculo mescla a interpretação de Thiago Mendonça com projeções audiovisuais e utilização de músicas de karaokê. Estreado em 2019, o monólogo marca os 50 anos do episódio que, simbolicamente, é considerado o nascimento do movimento de luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, também conhecido como A Revolta de Stonewall.

Stonewall Inn é um bar gay situado no bairro Greenwich, em Nova York, nos Estados Unidos. Cansados de aguentar passivamente as frequentes, abusivas e violentas ações da polícia contra os frequentadores, na noite de 28 de junho de 1969, o público do local se revoltou e revidou. O primeiro ato partiu de uma transexual que, para não apanhar, atirou uma garrafa contra um policial. A partir daí, o conflito se generalizou e muitos foram presos. Essa noite marcou, em várias partes do mundo, o surgimento de movimentos em prol de pessoas LGBTQIA+, dando origem ao Gay Pride (Orgulho Gay), cujo dia é comemorado naquela data.

Serviço: | Teatro Décio de Almeida Prado. Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, Zona Oeste. Tel.: 3079-3438. Dias 14 e 21 (sábados), 15 e 22 (domingos), às 19h. R$ 30. 14 anos. 60 min.