Após 46 anos de estreia, Renato Borghi reencena “O Que Mantém um Homem Vivo”

Adaptação de textos de Bertolt Brecht é apresentada no Teatro Cacilda Becker neste fim de semana

Após primeira montagem em 1973, o ator e diretor Renato Borghi traz novamente a encenação da peça O Que Mantém um Homem Vivo?, nos próximos dias 21 e 22, no Teatro Cacilda Becker. A obra é uma adaptação de textos de Bertolt Brecht, como Terror e Miséria no Terceiro Reich, Santa Joana dos Matadouros e A Vida de Galileu Galilei. Para Borghi, a sensação de aproximação de “nuvens negras fascistas” foi o que motivou a remontagem da peça. “Sentimos, imediatamente, a aproximação dessas nuvens conservadoras, nuvens de retrocesso, de horror à cultura, ao pensamento, e tivemos vontade de mexer com estes dados todos que Brecht sabe mais do que ninguém, para lidar com o nascimento do monstro fascista.”

O ator conta que, com relação a outra montagem feita em 1982, muitas coisas mudaram. “Mas algumas outras ameaçam voltar”, pontua. “Vivemos em aproximação daquela ditadura e sabemos de coisas que acontecem aqui e acolá, coisas de censura — institucionalizada”.

Com estreia em 1973, a peça foi apresentada durante os anos de chumbo da ditadura militar, no governo do general Emílio Garrastazu Médici, e foi um dos focos de resistência ao regime da época. “Era um governo terrível e nós queríamos, naquele momento, falar que pensar era um dos maiores prazeres da raça humana, que a descoberta, que a razão, o uso dela razão é fundamental, sem ele não se tem força para levantar pela manhã.”

A trilha sonora da peça, que conta com músicas de Kurt Weill, Hanns Eisler, Paul Dessau e Jards Macalé, que tiveram, em 73, arranjos do maestro Paulo Herculano, ficam, desta vez, com o maestro Gilson Fukushima.

O cenário de Daniela Thomas e os figurinos de Cássio Brasil buscam explorar os materiais produzidos e descartados em massa pela sociedade do século XXI: “As roupas têm como objetivo a construção de um teatro pobre, mas rico em criação”, conta Borghi. “São vários casacos de brechó, capas de roupas que não se sabe nem o que elas eram, coisas muito fortes e que vêm com uma história dentro delas.”

O Que Mantém um Homem Vivo? tem Renato Borghi contracenando com Elcio Nogueira Seixas e Georgette Fadel, sob supervisão de Diogo Fontes.

Por Reinaldo Silva

| Teatro Cacilda Becker. Rua Tito, 295, Lapa. Zona Oeste. | tel. 3864-4513. Dia 21, 21h. Dia 22, 19h. Grátis. 14 anos