SMC mantém reprovação das contas do Instituto Odeon

Nota oficial

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), informa que, nesta terça-feira (12), negou o provimento ao recurso do Instituto Odeon, atual gestor do Theatro Municipal (TM), relativo à reprovação das contas de 2018, mantendo assim, a decisão proferida pela Diretoria Geral da Fundação Theatro Municipal (FTM), em 8 de janeiro, com base no parecer elaborado pela Comissão instituída para análise das contas da entidade.

Com isso, encerra-se o termo de colaboração com o Instituto Odeon e, inicia-se o processo de transição, mudança de modelo de gestão e chamamento para a contratação de nova Organização Social de Cultura (OSC) que deverá administrar o Theatro Municipal.
Em janeiro, a SMC apresentou, por meio de consulta pública, os parâmetros da futura parceria a ser celebradas como forma de colher contribuições da população, de organizações sociais e da classe artística para dar transparência ao processo.

Desde o início do ano passado os procedimentos de avaliação foram realizados respeitando todos os prazos legais e de recursos. Importante destacar que a SMC levou em conta o atual momento de quarentena e isolamento social, quando toda a programação do Theatro está suspensa, para realizar a transição e o novo chamamento. Dessa forma, a OSC selecionada terá tempo para organizar e dar sequência à programação adequada ao período pós-quarentena, não paralisando as atividades do TM quando o equipamento reabrir suas portas ao público.

A SMC assegura que todos os integrantes dos Corpos Artísticos serão mantidos e que a transição entre as entidades gestoras não afetará a produção artística do TM . Nos próximos dias, a FTM demandará ao Odeon um plano de desmobilização, que deverá ocorrer em 90 dias, compatível com a realização do novo chamamento, que ocorrerá durante esse período.