2a Primavera da Infância e Juventude tem início hoje

Abertura do Festival é marcada pela reabertura do Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove, até o dia 11, a 2a Primavera da Infância e Juventude, com eventos presenciais e online, buscando integrar formação e programação cultural.

A abertura acontece hoje, junto com a reinauguração do Teatro Paulo Eiró. O “Festival - Paideia na Primavera da Infância e Juventude” abre a programação, com uma série de intervenções realizadas pela Cia. Paideia de Teatro. Na sequência, a tradicional OFISA, Orquestra Filarmônica de Santo Amaro, realiza um concerto com repertório eclético. Em seguida, acontece o espetáculo “Afinação I”, dirigido, escrito e estrelado por Georgette Fadel. Por fim, “Uma homenagem ao Samba... da Vela” traz cenas do espetáculo “Uma homenagem aos 20 anos do Samba da Vela” com a Cia. Paideia.


A 2a Primavera da Infância e Juventude é um conjunto de atividades que envolvem o 14O Festival Internacional da Paidéia e o VII Seminário da Formação Artística e Cultural da Cidade de São Paulo, reunindo a Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), o Programa de Iniciação Artística (PIÁ) e o Programa Vocacional em atividades de conversa, reflexão, troca e intervenção artística.

Confira a programação completa:

Primavera da Infância e Juventude

TEATROS

Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Abertura Festival - Paideia na Primavera da Infância e Juventude
Dias: 4/12
Horário: 18h
Direção geral: Amauri Falseti
Sinopse: A Cia. Paideia de Teatro apresentará uma intervenção artística diversificada com vários artistas de linguagens distintas para marcar tanto a abertura quanto o fechamento da programação do evento desenvolvido em parceria pela Secretaria de Cultura.
Classificação: Livre
Linguagem: intervenção artística
Dia 4/12 (transmissão pelo Facebook @teatropauloeirosp).
Dia 11/12 (transmissão pelo Facebook e Instagram @teatropauloeirosp. Dia 11 é o encerramento do Festival)

Concerto de abertura da Primavera da Infância e Juventude
Sinopse: Comemorando a Reabertura do Teatro Paulo Eiró, os Músicos da OFISA preparam a Abertura do Festival da Primavera da Infância e Juventude, convidando o público a uma introspecção ao teatro, da praça ao palco, através de repertório variado nos diferentes timbres dos seus naipes.
Classificação etária: Livre
Linguagem: Música
Evento presencial, com retirada de ingressos 1 hora antes e redução de plateia

Afinação I
Direção, Dramaturgia e Atuação: Georgette Fadel
Sinopse: Em Afinação I, a potente atriz, dramaturga e diretora Georgette Fadel corporifica Simone Weil, pensadora e professora francesa, e ministra uma espécie de conferência sobre a relação entre opressão e sofrimento, bem como o impressionante boicote ao pensamento racional. O solo é todo sobre liberdade e tem como intuito celebrar a razão humana, deixando todo o protagonismo para os movimentos do pensamento. Com cuidado e sensibilidade ímpar, frutos da crueza e simplicidade da linguagem concebida para esta montagem, a "personagem" afina as ideias, buscando com afinco fazê-las existir também no coração do público, no entanto sem que haja doutrinação. Metaforicamente, um violoncelo é o objeto de expressão desta sutil afinação.
Classificação etária: 14 anos
Linguagem: Teatro infanto-juvenil
Presencial, com retirada de ingressos 1 hora antes e redução de plateia

Uma homenagem ao Samba... da Vela
Dramaturgia e Direção Geral: Amauri Falseti
Sinopse: A Cia. Paideia mostrará cenas do espetáculo “Uma homenagem aos 20 anos do Samba da Vela”.
Classificação etária: Livre
Linguagem: Intervenção Artística
Presencial, com retirada de ingressos 1 hora antes, com redução de plateia e transmissão pelo Facebook e Instagram: @teatropauloeirosp

Teatro Alfredo Mesquita
Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Pescadora de Ilusão
Dias: 5/12 e 6/12
Horário: 16h
Dramaturgia e direção: GPETEANH
Sinopse: Eugênia (EU) e Turrona (TU) são amigas inseparáveis. O que as une é o amor pelo teatro! Um dia, decidem sair em defesa da escritora Clarice Lispector que, esqueceu-se de alimentar os peixinhos de seus filhos, fato que fez com que os peixinhos morressem. Para tentar conseguir o perdão para Clarice, EU e TU montam um espetáculo pedindo para que os espectadores perdoem a “Pescadora de Ilusão”. O veredito final será dado pelos espectadores.
Classificação: Livre
Linguagem: Teatro infanto-juvenil
Live pelo YouTube do Teatro Alfredo Mesquita
Teatro Paulo Eiró
Av. Adolfo Pinheiro, 765 - Santo Amaro
Bertoldo, o tubarão que queria ser gente, uma experiência brechtiana
Linguagem: Teatro Infantil
Dias: 5 e 06/12
Horário: 16h
Direção Alvise Camozzi
Sinopse: Um tubarão é aconselhado pelo professor Ninguém a capturar e aprisionar os peixes em gaiolas no fundo do mar e a ensiná-los a nadar pacificamente e felizes para dentro de sua boca. O professor Alguém e um peixinho esperto percebem o risco e tentam alertar os peixes para não caírem na armadilha deles. “Bertoldo, o tubarão que queria ser gente, uma experiência brechtiana” foi escrita por Christine Röhrig a partir do conto do escritor alemão Bertolt Brecht, ‘’Se os tubarões fossem homens’’. O conto foi publicado pela editora Olho de Vidro, com tradução de Christine, e recebeu o prémio de melhor tradução de 2019 pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil [FNLIJ], e de melhor ilustração. O espetáculo estreou no dia 1 setembro na biblioteca Mário de Andrade em São Paulo.
Classificação: Livre
Live pelo Facebook e Instagram @teatropauloeirosp
Teatro Arthur Azevedo
Av. Paes de Barros, 955 - Mooca
Maria e os Insetos
Dias: 5/12 e 6/12
Horário: 16h
Direção Geral: Thaís Medeiros
Sinopse: No início do século XVII, uma mulher decide explorar sozinha as florestas tropicais do Suriname. Lá ela encontra calor, umidade, plantas exóticas e... insetos! O que para alguns era motivo de repulsa, para ela era material de pesquisa. Seu olhar e paciência em acompanhar o processo de metamorfose das borboletas revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos. A vida de Maria nos fala sobre determinação, coragem e persistência.
Classificação: Livre
Linguagem: Teatro infanto-juvenil
Live pelo Facebook @teatroarthurazevedosp
Teatro Cacilda Becker
R. Tito, 295 - Lapa
Pepé, O Pequeno Palhaço
Dias: 05/12 e 06/12
Horário: 16h
Dramaturgia e Direção: Amauri Falseti
Sinopse: Pepé, o pequeno palhaço, fez do cruzamento de uma grande cidade seu picadeiro. Ensaia seus números num terreno baldio próximo dali quando, surpreendentemente, um menino curioso invade seu camarim propondo ser um ajudante de palhaço. A relação secreta entre os dois se estreita com a mútua descoberta dos universos díspares em que vivem e que servem de estímulo à ficção e ao jogo. A infância clandestina dos dois meninos ganha vida através da ficção, oculta numa carroça circense, mas não sabemos por quanto tempo.
Linguagem: teatro infantil
Classificação: Livre
Live pelo Facebook @teatrocacildabeckersp


Mostra de Teatro Jovem

MOSTRA SÃO PAULO DE TEATRO JOVEM
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473 - Centro Histórico de São Paulo
A Comédia dos Erros - Companhia Nefanda presencial
Local: Sala Olido
Data: 07/12
Horário: 19h
Direção: Maristela Chelala
Sinopse: A Comédia dos Erros, tida por muitos como o primeiro texto de Shakespeare, conta a história de dois pares de irmãos gêmeos separados por um naufrágio logo após o nascimento. Vinte e cinco anos mais tarde, Antífolo e Drômio de Siracusa que, viajam o mundo atrás de seus irmãos, irão desembarcar na cidade de Éfeso. Sem que o saibam, essa é a morada de seus gêmeos. A partir daí, iremos acompanhar as confusões decorrentes de seus encontros e desencontros. De repente, um “marido” já não reconhece sua esposa e se apaixona pela irmã dela, enquanto um criado jura que nunca recebeu uma soma de dinheiro que lhe foi entregue segundos atrás. E esse, é só começo...
Linguagem: teatro infanto-juvenil
Classificação: Livre
Live pelo Facebook A Comédia dos Erros
De onde vem o Baião - Cia O QUE DE QUE
Local: Sala Olido
Data: 08/12/2020
Horário: 19h
Direção: Wanderley Piras
Sinopse: Em um pequeno salão de forró pessoas se encontram e se relacionam. Homens e mulheres dançam ao longo do salão e devaneiam pelo universo das músicas do forró pé de serra que acabam por invadir a cena., A música do espetáculo retrata a história do Forró Pé de Serra que nasceu no sertão nordestino e nas últimas décadas passa por um “processo de urbanização”. Porém ela é contada a partir do pequeno da menor grandeza: das pessoas presas em sua timidez e solidão buscando a dança para encontrar o amor a amizade ou pelo menos ter por alguns minutos um contato físico com outro ser. Linguagem: teatro infanto-juvenil
Classificação: Livre
Live pelo Youtube O Que de Que
ENSAIOS - Marginália Teatro Jovem
Local: Sala Olido
Data: 09/12/2020
Horário: 19h
Sinopse: Pedro quer ser músico e encontra dentro de casa seu primeiro obstáculo. Nayara gosta da irmã do seu namorado e tem sua sexualidade discutida num programa de televisão. Rebeka é “diferente” e não consegue formar um grupo para um trabalho da escola. Três jovens, três histórias nada incomuns da nossa sociedade. O que você quer ser quando crescer? O que tem guardado no armário? O jovem é um ser político? ENSAIOS é um convite para refletirmos, juntos, a realidade dos jovens.
Linguagem: teatro infanto-juvenil
Classificação: Livre
Live pelo Youtube Margilália Teatro Jovem
Coisas que você pode dizer em voz alta - DeSúbito Cia
Local: Sala Olido
Data: 10/12/2020
Horário: 19h
Direção: Ricardo Henrique
Sinopse: Em uma minúscula cidade do interior com mais gado do que gente, a adolescente Charlotte vive suas primeiras descobertas amorosas. Em meio ao cotidiano pacato e a aparente imobilidade das pessoas, ela descobre que se atrai por garotas. Mas, para dizer isso em voz alta, terá que ultrapassar preconceitos maiores do que o seu quintal.
Linguagem: teatro infanto-juvenil
Classificação: Livre
Live pelo Youtube Ventania Cultural
Conversa com artistas da Primavera: reinventando formas para a volta aos palcos do Teatro Infantil
Linguagem: Teatro Infantil
Dias: 08/12
Horário: 10h
Mediação: Luiza Jorge com os grupos Los Lobos Bobos, Cia Paidéia, Cia Delas, Cia Arthur-Arnaldo e de artistas unidos do espetáculo Bertoldo.
Artista convidada: Lígia Cortez
Live pelo Facebook @teatropauloeirosp

Conversa com artistas da Primavera: reinventando formas para a volta aos palcos do Teatro Jovem
Linguagem: Teatro Jovem
Dias: 11/12
Horário: 10h
Mediação: Luiza Jorge com os grupos Marginália Teatro Jovem, DeSúbito Cia, Cia Nefanda e Cia O Que de Que.
Artista convidado: Joaquim Gama
Live pelo Facebook @teatropauloeirosp


VII SEMINÁRIO DA FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL DA CIDADE DE SÃO PAULO

O VII Seminário da Formação Artística e Cultural da cidade de São Paulo reúne a Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), o Programa de Iniciação Artística (PIÁ) e o Programa Vocacional em atividades de conversa, reflexão, troca e intervenção artística. O Seminário, neste ano de 2020, está organizado a partir de três eixos: TROCAS DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO, em que artistas e professores dos Programas e EMIA apresentam suas ações artísticas e pedagógicas em 2020, com mediação de um convidado, dentro dos recortes temáticos; RODAS DE CONVERSA DA FORMAÇÃO CULTURAL, em que convidados debatem questões pertinentes à Formação, com mediação de artistas e coordenações dos Programas e EMIA; e APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS, reunindo as mostras da EMIA e um Sarau do Programa Vocacional. A Supervisão de Formação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelos Programas e EMIA, propõe este Seminário como forma de contribuir para o pensamento a respeito da formação artística e cultural na cidade, refletindo sobre suas ac?o?es e aprofundando o debate do ponto de vista de diferentes linguagens e pra?ticas culturais. Por conta da Pandemia da COVID-19, as ações do Seminário serão online e serão transmitidas pelos canais e redes sociais dos Programas Piá, Vocacional e EMIA.


PROGRAMAÇÃO
sábado
05/12

11h e 15h
MOSTRA DE PROCESSOS DA EMIA
19h
SARAU DO VOCACIONAL
Abertura com a cantora Valéria Barcellos.
Como parte da abertura do VII Seminário da Formação, o Programa Vocacional (SMC/SME) promove um sarau virtual que reúne apresentações e compartilhamentos de Artes Visuais, Dança, Literatura, Música e Teatro. Uma reunião festiva com a participação de Artistas-Orientadores e Artistas-Vocacionades da edição de 2020. A cantora Valéria Barcellos abrirá o Sarau. YouTube: Programa Vocacional Oficial

domingo
06/12

11h e 15h
MOSTRA DE PROCESSOS DA EMIA

segunda
07/12

11h
TROCAS DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO:
FORMAÇÃO ARTÍSTICA, POÉTICAS E CIBERESPAÇO
Como as propostas artísticas e pedagógicas da EMIA, PIÁ e Vocacional se renovaram e inovaram, com as práticas e relações mediadas por computadores e smartphones. As trocas serão mediadas por Kadu Braga (Consultor e educador social) e terão como participantes: Valeska Figueiredo, Daniel Freitas, Shirlei Escobar e Wanderlei Piras (Professores EMIA); Maria Gabriela Felipe, Weslley Rocha, Lucas Setubal, Victor Cantagesso (Artistas-Educadores Piá 2020); Elias Gomes e Loop B (Artistas Orientadores Vocacional 2020). Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

16h
RODAS DE CONVERSA DA FORMAÇÃO CULTURAL:
PANDEMIA, EDUCAÇÃO E PROCESSOS ARTÍSTICOS
A proposta é discutir a relação das crianças, jovens e adultos em formação com as práticas artísticas e pedagógicas dos Programas Piá, Vocacional e da EMIA, a "educação à distância", relações com cuidadores, perspectivas futuras e saúde física e emocional. Compõem a conversa: Lais Vilela (Coordenadora pedagógica da SME); Walburga Santos (Professora e pesquisadora das infâncias - UFSCAR), Márcia Nunes (Psicóloga e representante das famílias no conselho EMIA) e Jeannete Ramos (Profª UNILAB Redenção CE - coordenadora pedagógica da Casa Encantada e do PETHL). A conversa será mediada por Antonio Junior Siqueira (Diretor da EMIA) e Renata Facury (Assistente Pedagógica EMIA). Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

terça
08/12

11h
TROCAS DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO:
ISOLAMENTO PRA QUEM?
As reinvenções para estar junto de forma saudável em meio ao distanciamento. Práticas transversais aos processos artístico-pedagógicos, suporte e assistência para famílias, crianças e vocacionades em 2020. As trocas serão mediadas por Magda Castro Lopes (Psicóloga e fundadora do Cordão Carnavalesco BiBiTanTã) e terão as presenças de: Gabriela Flores, Jocarla Gomes, Rafael Lapa, Stefanie Bertholini (Artistas-Educadores Piá 2020); Carolina Portela e Gabrielle Paula (Artistas-Orientadoras Vocacional 2020), Aldeci Fernandes (Articulador Regional Leste 4 Vocacional 2020) Equipe da Ação Solidária da EMIA (Antonio Correa Neto, Bárbara Schil, Beth Castro, Telmo Rocha (T.J.). Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

16h
RODAS DE CONVERSA DA FORMAÇÃO CULTURAL:
FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL EM DIFERENTES CONTEXTOS
A proposta é discutir processos formativos artísticos e culturais em 2020, colocando em diálogo os Programas da Supervisão de Formação Cultural com outras experiências e instituições de formação da cidade. Compõem a conversa: Silvia Liz (Projeto Corpo Sonoro - Instituto Olga Kos); Paulo Dias (Associação Cachuera), Gal Martins (Artista e pensadora em dança, gestora cultural e cientista social), Natália S. Cunha (Coordenadora da UFEC - Secretaria de Cultura do Estado de SP). A conversa será mediada por Tutti Madazzio (Coordenação Artístico-Pedagógica Vocacional 2020) e Hercules Morais (Coordenação Artístico-Pedagógica Vocacional 2020). Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

quarta
09/12

11h
TROCAS DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO:
PRÁTICAS PARA TODES, FORMAÇÃO E ACESSIBILIDADE
A cultura digital e os trabalhos das equipes para tornar os materiais acessíveis para diversos públicos. As trocas serão mediadas por Cibele Lucena (Artista e educadora, integrante do Grupo Contrafilé e do Slam do Corpo) e terão como participantes: Carla Raiza (Artista-Professora de música da EMIA) e Flavia Marques (mãe da Emia, mãe do Pedro, técnica gráfica e administradora, atualmente mãe empreendedora na área alimentícia.); Dalila Leon, Glaucia Helena, Jéssica Policastri e Ritah Coelho (Artistas-Educadoras do Piá 2020), André Rosa e Ellen de Paula (Artistas-Orientadores do Vocacional 2020). Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

16h
RODAS DE CONVERSA DA FORMAÇÃO CULTURAL:
LINGUAGENS ARTÍSTICAS E TERRITÓRIOS
A partir de um olhar que não busca dominar, mas sim aprender a partir dos territórios de modo integrado, a proposta é discutir processos e linguagens artísticas, a partir da ação daqueles que vivem, vibram e movimentam os territórios. Compõem a conversa: Bárbara Ferreira (ex aluna da EMIA Jornalista, pesquisadora dos processos diaspóricos dos povos africanos), Renata Felinto (artista plástica, professora e pesquisadora de arte e cultura africana), Thais Avelar do Coletivo Angana (Núcleo de Pesquisa e Educação Patrimonial em Territorialidades Negras) e Dayane Nunes (atriz, artes Dyroá Bayá). A conversa será mediada por Adriana Amaral (Articuladora da Área de Instrumentais e Pesquisa Vocacional 2020) e Patricia Silva (Articuladora da Área de Processos artístico-Pedagógicos Piá 2020). Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

quinta
10/12

11h
TROCAS DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO:
PRÁTICAS ANTIRRACISTAS
Práticas artístico-pedagógicas propostas em 2020, que se propõem antirracistas e contribuem para a descolonização do ensino das artes. As trocas serão mediadas por Joice Jane Teixeira (artista, educadora, cantora, dançarina, ativista, integrante da N'Kinpa - Núcleo de Culturas e Periféricas) e terão participação de: Beth Castro e Deise de Brito (Artistas-Professoras EMIA), Denise de Oliveira, Márcia Panda, Mônika Bernardes e Regina Elias Ziza (Artistas-Educadores Piá 2020); Jhonny Salleberg, Jhow Carvalho (Artistas-Orientadores Vocacional 2020). Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

16h
RODAS DE CONVERSA DA FORMAÇÃO CULTURAL:
INF NCIAS, SOCIEDADES E NARRATIVAS
Encontro para dialogar sobre os sentidos de Infâncias, em perspectivas que criem tensões nos modos coloniais de compreendê-las. Quais outras possibilidades de infância e de ser criança podemos pensar para a formação artística e cultural na cidade? Compõem a conversa: Juliana Yade (especialista em educação do Itaú Social- Pedagoga, mestre e doutora em educação pela UFC), Juliana Santos (artista e pesquisadora em Arte e história Afro-Brasileira e Africana), Renato Noguera (Filósofo, escritor, Professor na UFRRJ), Clélia Prestes (Psicóloga do Instituto AMMA Psique e Negritude, Doutora em Psicologia Social pela USP). A conversa será mediada por Suelen Ribeiro (Coordenação Artístico-Pedagógica Piá 2020) e Thiago Arruda (Coordenação Artístico-Pedagógica Piá 2020). Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

sexta
11/12

11h
TROCAS DE PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO:
PRÁTICAS PARA EQUIDADE DE GÊNERO
Práticas artístico-pedagógicas propostas em 2020 que tratam da equidade de gênero. As trocas serão mediadas por Ave Terrena (Dramaturga, poeta, atriz e professora na ELT) e terão a participação de: Lígia Borges (Artista - Professora EMIA); Mar das Neves e Sthefan Leal (Artistas-Educadores Piá 2020); Andréya Sá e Ana Raylander Mártis (Artistas-Orientadores Vocacional 2020). Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

16h
RODAS DE CONVERSA DA FORMAÇÃO CULTURAL:
POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL EM 2020
ENCERRAMENTO com a Profª Katiúscia Ribeiro
Discutir a importância da ação dos Programas da Supervisão de Formação Cultural durante a pandemia, lançamento das publicações do Piá, Vocacional e anuário da EMIA. A conversa tem como convidada especial a Professora Katiúscia Ribeiro (mestra e doutoranda em Filosofia Africana - UFRJ). Compõem a conversa: Gestão da EMIA, Articuladores e Coordenadores dos Programas Piá e Vocacional. A conversa será mediada por: Miguel Prata (Coordenador na Supervisão de Formação Cultural) e Ilton Yogi (Assessor na Supervisão de Formação Cultural). A Professora Katiúscia Ribeiro fará o encerramento do Seminário. Transmissão pelo YouTube: EMIA SP, Programa Piá Oficial, Programa Vocacional Oficial. Acessível em Libras.

Youtube: EMIA SP https://www.youtube.com/channel/UCsjYC8tpbW1RvNlonXR81gA

Programa Piá Oficial
https://www.youtube.com/channel/UCpEEjLq4BuAdIUUHjtfsv2Q

Programa Vocacional
https://www.youtube.com/channel/UC4ktD-5S3KaH6tVx7VFvW2g