Performance na Mário: Poesia, leituras e conversas: edição de Agosto do bate-papo sobre Poesia Contemporânea conta com Julián Fuks, Sara Síntique e Yasmin Nigri

Debate sobre literatura coordenado por Tarso de Melo (SP) acontece em formato virtual, pelo YouTube da Biblioteca Mário de Andrade, trazendo como convidados autores Julián Fuks (SP), Sara Síntique (CE) e Yasmin Nigri (RJ)

 Dentre as atividades oferecidas em formato virtual pela Biblioteca Mário de Andrade, está a edição de Agosto do ciclo de debates “Performance na Mário”. Com coordenação do poeta Tarso de Melo (SP), o evento traz uma conversa entre escritores contemporâneos relevantes sobre livros de poesia pelos quais são apaixonados.

No encontro deste mês, reúnem-se o escritor Julián Fuks (SP) e as poetas Sara Síntique (CE) e Yasmin Nigri (RJ) para falarem sobre livros pelos quais são apaixonados e que gostariam de levar a outros leitores. “(Os convidados) escolheram um livro escrito por um autor cearense, um por um autor catalão e um por uma autora estadunidense para dialogarem, o que mostra a diversidade que o evento se propõe a trazer", conclui Tarso.

Segundo ele, o evento se propõe a trazer novas aberturas para o mundo da poesia contemporânea, explorando uma maior diversidade de encontros e diálogos possibilitada a partir das ferramentas digitais, que permitem romper com os limites geográficos da cidade e do Estado de São Paulo. Edições anteriores do projeto contaram com a presença de poetas como Bruna Mitrano (RJ), Cida Pedrosa (PE) e Luci Collin (PR).

A ideia é a de que os convidados compartilhem um livro de poesia que tenha sido traduzido para o português e conversem sobre suas escolhas. Tarso de Melo comenta que os autores, em geral, têm dificuldade em decidir apenas um único livro, mas que os encontros têm rendido trocas muito ricas.

Convidados:

Tarso de Melo é autor de “Íntimo desabrigo” (Alpharrabia, 2017), “Rastros” (ed. do autor, 2019), entre outros, além de ter organizado projetos coletivos como a “Antologia Poética- CULT” e o evento ALGARAVIA!, em 2019, dedicado à leituras de poesia partindo de autores homenageados na Biblioteca Mário de Andrade e em outras bibliotecas públicas.

Em entrevista, Tarso conta que o Performance na Mário surgiu de uma necessidade de se reinventar o circuito iniciado com o ALGARVIA! frente às limitações da pandemia.

Julián Fuks é escritor e crítico literário, com mestrado e doutorado em literatura pela Universidade de São Paulo. É autor dos romances “A resistência” (Companhia das Letras, 2015) e “A ocupação” (Companhia das Letras, 2019), com os quais recebeu os prêmios Nascente, Jabuti, José Saramago (Portugal) e Anna Seghers (Alemanha). Foi eleito pela Granta Magazine (RU) “um dos melhores escritores jovens brasileiros”.

Em entrevista, Julián Fuks define sua participação no evento enquanto “um romancista que lê poesia”, estando interessado nos encontros e diálogos entre linguagens distintas, como o ensaio, o discurso político e o romance. “O que me interessa na literatura é o hibridismo, a mescla, o lugar que se afasta de qualquer pureza” afirma. “(Por isso), escolhi um poeta que, em sua obra, reúne as artes plásticas e o discurso político"

Sara Síntique é escritora, revisora e atriz de Fortaleza (CE). É autora dos livros de poesia “Corpo Nulo” (Editora Substânsia, 2015) e “ÁGUA ou testamento lírico a dias escassos” (ed. da autora, 2019). Textos de Sara foram publicados nas antologias “O olho de Lilith” (Ferina, 2019), com organização de Mika Andrade, “CULT Antologia Poética” n.2 (2019), organizada por Alberto Pucheu, “Fissura” (Editora Nadifúndio, 2020), e em diversos veículos literários.

Atualmente, cursa mestrado em literatura comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também se graduou em Letras Português – Francês

Yasmin Nigri é poeta, crítica literária e professora. É mestra em filosofia, na área de estética, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, cursa doutorado na mesma área pela PUC-RJ. Foi finalista do Prêmio Rio de Literatura em 2018 com o livro “Bigornas” (Editora 34, 2018).

A poeta define sua escrita como “insubordinada”, trabalhando com o estranhamento e, por conseguinte, com as possibilidades de novas aberturas provocadas pelo “desejo da experiência da quebra de expectativas dadas pela linguagem”, aspecto que norteou a escolha do livro e da autora para o encontro, descrito por ela como “um momento de descontração (e um encontro) muito prazeroso”.

Por Laura Redfern Navarro

Serviço:

A edição do mês de agosto da “Performance na Mário” vai ao ar na sexta-feira, dia 6, às 19h. O evento acontece de maneira gravada e pode ser assistido pelo canal do YouTube da Biblioteca Mário de Andrade.

Performance na Mário: Poesia, leituras e conversas
com Julián Fuks, Sara Síntique, Yasmin Nigri e Tarso de Melo
06 de agosto
sexta, 19h