Prefeitura de São Paulo lança programação da Semana da Juventude de 2021

Projeto que ocorre em formato híbrido entre os dias 9 e 13 de agosto traz atividades culturais que promovem a inclusão, interação e participação entre os jovens, como shows, saraus e intervenções. As atividades contam com coletivos e artistas como MC Menor MR e Sarau do Binho

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), promove a edição de 2021 da Semana da Juventude, trazendo uma proposta inclusiva e participativa com debates e atividades culturais. O evento acontece entre os dias 9 e 13 de agosto.

Entre os principais destaques da Semana está o show de MC Menor MR. Funkeiro osasquense, o artista é conhecido por seus hits “Vida Loka também Ama” e “Aonde Nós Chegou”. O show será transmitido dia 13, diretamente do Centro Cultural da Juventude, espaço emblemático da cidade de São Paulo.

A programação conta com o Sarau das Estrelas: Juventudes Periféricas, coordenado pelo Coletivo Consciência Periférica, e que propõe discutir e incluir vivências plurais. O evento acontece em diversas Bibliotecas Municipais espalhadas pela cidade – veja a programação abaixo.

A Semana da Juventude 2021 também traz propostas de intervenções artísticas coletivas, caso do evento Cultura Jovem em Movimento, coordenado pelo Sarau do Binho, que se propõe a organizar apresentações itinerantes em diversas linguagens artísticas, como música, poesia e artes circenses. A intervenção acontece de 9 a 14 de agosto, em diversos horários, no entorno das bibliotecas públicas Malba Tahan, Amadeu Amaral, Marcos Rey, Castro Alves, Prefeito Prestes Maia, Belmonte, Roberto Santos, Helena Silveira, Paulo Duarte e Viriato Corrêa.

O universo Hip Hop tem destaque em outras atividades propostas para a Semana da Juventude: shows, debates e intervenções em graffiti acontecem nas Casas de Cultura Hip Hop Leste e de Guaianases.

A edição de 2021 da Semana da Juventude se propõe a trabalhar em cinco eixos temáticos: Juventudes Diversas; Oportunidades; Vida Saudável; Educação e Cultura; e Mobilização Social. As atividades acontecem em formato híbrido e se focam na participação e interação dos e entre os jovens, respeitando todos os protocolos de segurança e com acesso controlado frente à pandemia do covid-19.

Confira a programação completa da Semana da Juventude 2021:

Museu de Arte de Rua - Jess Vieira

Como parte da edição de 2021 do Museu de Arte de Rua, a artista Jess Vieira entrega um mural de grande dimensão com a temática da Juventude pulsante.
Jess Vieira nasceu em Gama/Distrito Federal, radicada em Salvador/Bahia. É artista visual e pesquisadora. Licenciada em Letras e pós-graduanda em Estudos Brasileiros pela FESP-SP. Conhecida por suas representações humanas figurativas, centralizando a figura da mulher e a experimentação de símbolos inconscientes em suas criações, enquanto criadora de suas próprias narrativas, em cenários lúdicos que remetem a natureza e sua conexão com a vida não-urbana e mais similar à de povos originários brasileiros, aproximando-se assim da sua própria origem territorial e de sua ancestralidade de avós negros e indígenas.

Serviço:
Nome do grupo: Jess Vieira
Classificação indicativa: Livre
Local: Avenida Zaki Narchi, 635 - Bloco 23
Entrega prevista: 16/08/21

Show Mc Menor MR
Para celebrar a Semana da Juventude, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta o show do Mc Menor MR, gravado diretamente do Centro Cultural da Juventude, espaço emblemático da cidade.
Hualter Silva Santos, mais conhecido como “MC Menor MR”, nascido e criado em Osasco, São Paulo. MC Menor MR é atualmente um dos principais nomes do chamado funk consciente, vertente do estilo musical com letras sobre a vida na periferia, com músicas de grande sucesso: “Vida loka também Ama – 96 Milhões”, “Aonde nós Chegou – 92 Milhões”, “Sonho de um Favelado – 109 Milhões”.
O Artista ganhou destaque no cenário do funk através da música: Capital das Notas que supera a marca de 105 milhões de visualizações no YouTube e faz parte da trilha sonora da série da Netflix Sintonia, além de feat. com grandes artistas da cena: Kevinho, MC Dede, MC Paulin da Capital, MC Nathan ZK entre outros.

Serviço:
Nome do grupo: Mc Menor MR
Classificação indicativa: Livre
Duração: 60min
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: https://www.youtube.com/channel/UCKuCwlgY13j2efiR9fRo8xQ
https://www.facebook.com/CCJuventude/


Pilares da Juventude - instalação

Fundada em 2015, a MOOC ou Movimento Observador Criativo é um estúdio criativo que desenvolve projetos multidisciplinares com o objetivo de gerar impacto cultural. O primeiro estúdio criativo com frentes em produção audiovisual, design, música e moda do Brasil fundada por pessoas negras.
Para marcar a Semana da Juventude 2021, a ideia é espalhar totens interativos em 5 equipamentos culturais da cidade de São Paulo: CCSP, Centro Cultural Tendal da Lapa, Casa de Cultura Hip Hop Leste, Centro Cultural Grajaú e Centro Cultural da Juventude. E para compor o conteúdo, uma curadoria que resultou em 10 nomes: 5 coletivos e 5 pessoas, todas e todos residentes das regiões e proximidades dos equipamentos selecionados, criando intimidade local e coletiva, inspirando e conectando às gerações futuras.

Serviço:
Classificação indicativa: Livre
Local: CCSP, Centro Cultural da Juventude, Centro Cultural Tendal da Lapa, Centro cultural Grajaú e Casa de Cultura Hip Hop Leste
Data: 9/8 a 9/9

Sarau das estrelas: juventudes periféricas

O sarau das estrelas é um espaço onde acontecem dinâmicas e apresentações com o foco principal no público infanto juvenil que tem como intuito discutir, trocar aprendizados e colocar em pauta as urgências dessa juventude periférica, dando valor também à nossa cultura e vivência.

Serviço:
Nome do grupo:Coletivo Consciência Periférica
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: https://www.facebook.com/coletivoconscienciaperiferica
Acessibilidade: Libras

Dia 10 de agosto às 18h - Biblioteca Menotti Del Picchia
Dia 11 de agosto às 18h - Biblioteca Anne Frank
Dia 12 de agosto às 18h - Biblioteca Raul Bopp
Dia 13 de agosto às 18h - Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 14 de agosto às 14h - Biblioteca Monteiro Lobato


Cultura Jovem em Movimento

Neste evento, artistas de diversas linguagens das regiões periféricas da cidade,, irão se apresentar de forma presencial, itinerante, levando música, poesia, palhaçaria e livros para as pessoas que circulam no entorno das bibliotecas públicas.

Serviço:

Nome do grupo: Sarau do Binho
Classificação indicativa: 5 anos +
Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Itinerante
Página/perfil onde será feita: Presencial
Dia 9 de agosto às 14h - Biblioteca Malba Tahan
Dia 10 de agosto às 11h - Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Marcos Rey
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Castro Alves
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Belmonte
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Roberto Santos
Dia 13 de agosto às 11h - Biblioteca Helena Silveira
Dia 13 de agosto às 14h - Biblioteca Paulo Duarte
Dia 14 de agosto às 11h - Biblioteca Viriato Corrêa

 


PEDRADAS: debates culturais da juventude

Na Semana da Juventude teremos a programação PEDRADAS: DEBATES CULTURAIS DA JUVENTUDE.
Serão encontros virtuais com jovens que trabalham e dialogam sobre diferentes linguagens artísticas e culturais na cidade: cinema, comunicação, saraus e slams, funk, hip-hop, educação, cultura indígena, LGBTQIA+, geek entre outros.

Serviço:
Nome do grupo: Casa Poética
Classificação indicativa: 16 anos +
Duração: 60 min.
Formato da apresentação: Ao Vivo
Página/perfil onde será feita: https://www.facebook.com/rodrigociriacoprofessor

Dia 9 de agosto às 14h - Biblioteca Milton Santos
Dia 10 de agosto às 11h - Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 10 de agosto às 14h - Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes
Dia 11 de agosto às 11h - Biblioteca Sérgio Buarque de Holanda
Dia 11 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 12 de agosto às 11h - Biblioteca Vicente Paulo Guimarães
Dia 12 de agosto às 14h - Biblioteca Vicente de Moraes
Dia 13 de agosto às 11h - Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 13 de agosto às 14h - Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 14 de agosto às 11h - Biblioteca Pedro Nava


Arte e isolamento social com Vulcanica Pokaropa - Circo
Vulcanica Pokaropa apresentará uma performance solo, com demandas que tem vivido nesse processo de isolamento social, pensando na ação corporal junto com a poesia na palavra falada.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 07/08 às 19h. Livre. Grátis. 45 minutos. Com acesso controlado para 30 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Reinventando a Roda com Die Hard Crew - Hip Hop/ Breaking
As festas de Hip Hop e Street Dances sempre foram muito envolvidas por rodas e Cyphers, com muita energia e emoção envolvidas. No momento atual, em que a aglomeração distancia todos os amantes do Hip Hop destes encontros, o grupo Die Hard Crew traz a performance de dança e discotecagem: "Reinventando a Roda".
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 11/08 às 14h. Livre. Grátis. 45 minutos. Com acesso controlado para 30 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Aliança Negra Posse Hip Hop/ Mc
A Aliança Negra Posse (ANP) é a primeira Posse de periferia da cidade de São Paulo e talvez até do Brasil, ou quem sabe da América Latina. Em abril de 2021 completaram 33 anos de existência. E para as celebrações do Dia Mundial da Juventude o grupo apresenta seus sucessos acumulados ao longo das três décadas na voz de Simoni Santos, Mano bomba e keflyn, que atualmente representam o grupo.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 11/08 às 21h. Livre. Grátis. 60 minutos. Com acesso controlado para 30 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

O Chamado - Troca de Rima - Hip Hop/ Mc
Troca de Rima é um grupo formado por André Sagat, DJ Julião, Preto - R, Zoio 3D, Eri Qi e Caprieh. Todos Mc's formados nos anos 90, com larga trajetória no Rap nacional, grupos como: Consequência, Armagedon, Polemikaos e Pau De Dá em Doido.

Atualmente com o selo da Humkuartu entretenimiento, lançam o primeiro trabalho com muita diversidade em cada faixa, como: Troca de Rima, O chamado, O amor e Um sentimento que nos faz compor.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 11/08 às 20h. Livre. Grátis. 60 minutos. Com acesso controlado para 30 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Elementos Hip Hop com Bruno Byl - Hip Hop/ Graffiti
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Hip Hop Leste. Dia 11/08 às 14h. Livre. Grátis. 120 minutos. Com acesso controlado, seguindo todos os protocolos de segurança. Presencial - Rua Andreas Clamer, 48 Conjunto Habitacional Barro Branco II
Endereço: Casa de Cultura Hip Hop Leste CT

Elementos Hip Hop com Bruno Byl - Intervenção Visual

A ação proposta se refere à pintura de um Mural de Graffiti, com a temática Juventude, em comemoração ao Dia Mundial da Juventude. Este mural de Graffiti terá a representação visual de jovens da região da Casa de Cultura Guaianases. O local onde será realizada a intervenção visual será escolhido pelo gestor da Casa de Cultura.

Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura Guaianases. Dias 12/08 às 14h. Livre. Grátis. 120 min. Com acesso controlado, seguindo todos os protocolos de segurança.
Live ficará gravada
Endereço: Casa de Cultura Municipal de Guaianases


Arte e isolamento social com Vulcanica Pokaropa - Performance
Vulcanica Pokaropa apresentará uma performance solo, com demandas que tem vivido nesse processo de isolamento social, pensando na ação corporal junto com a poesia na palavra falada.
Serviço:
|Página do Facebook da Casa de Cultura de Itaquera Raul Seixas. Dia 21/08 às 19h. Maiores de 14 anos. 45 minutos. Grátis. Intervenção visual, na Praça "stopim", localizada na Vila Yolanda II.
Endereço: Casa de Cultura Raul Seixas

Monarckas
Para comemorar o dia 12 de agosto, que é o Dia Mundial da Juventude, a Casa de Cultura São Rafael traz dois MCs e um DJ ao palco Monarckas, com uma live dinâmica em ritmo e poesia e a arte dos toca discos, apresentando o complexo universo de uma grande metrópole.
A apresentação traz as faixas de músicas, que precedem o disco do grupo, previsto a ser lançado no ano de 2022.
As músicas que compõe o repertório se iniciam com a resiliência do grupo, com letras que relatam superações, com Rap na sonoridade, derivado do Jazz, Funk e Blues, seguido do clássico boombap, mostrando pontos de vistas, de quem vive em lugares desassistidos, em uma cidade que pulsa a economia de um país, mas não consegue fazer uma distribuição de renda, a fim de tentar uma equidade.
Serviço:
Casa de Cultura São Rafael. Dia 01/08 às 17h. Livre. Grátis. 60 minutos. Presencial e on-line na Casa, com controle de público e seguindo todos os protocolos de segurança.
Endereço: Casa de Cultura São Rafael