Programação de setembro nos Centros Culturais

Espaços recebem atrações com público reduzido e protocolos sanitários para COVID-19.

Workshow - A arte de contar histórias
Workshow - a arte de contar histórias, com Akila Moreira, atração do dia 21/09 no Centro Cultural Santo Amaro

 

No mês de setembro, os Centros Culturais da Prefeitura de São Paulo trazem uma programação pulsante com atrações presenciais e remotas. Os protocolos de segurança para a prevenção de Covid-19 são seguidos rigorosamente e é obrigatório o uso de máscaras. Confira a programação:

 

CENTRO CULTURAL VILA FORMOSA

Nome do evento: Humor de Quinta - Rhudson Victor, Cassio Moys e Andre Smith
Data: 02/09
Horário: 20h
Formato: Presencial
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Duração: 60min
Classificação: 14 anos
Sinopse: Para o mês de Setembro o Humor de Quinta traz muitas atrações imperdíveis e, para abrir os trabalhos, temos os humoristas Rhudson Victor, Cassio Moys, Andre Smith, que, juntos, vão fazer um show muito divertido e irreverente.

Nome do evento: Humor de Quinta - Os Japas
Data: 09/09
Horário: 20h
Formato: Presencial
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Duração: 60min
Classificação: 14 anos
Sinopse: Os Japas Comedy é um projeto de Stand Up, estrelado por Atila Shinhe, Felipe Hatori e Renato Kunichiro. Os três descendentes de japoneses juntaram-se para falar um pouco sobre suas raízes e seus cotidianos, de forma bem humorada, num show que promete grandes risadas. Profissionais experientes na arte de escrever textos engraçados e de transformar a vida numa grande piada, esses três japoneses trazem muita diversão para o Humor de Quinta. Preparem-se, porque eles estão vindo para mostrar que de igual eles só têm o talento em divertir o público.

Nome do evento: Humor de Quinta - Romarinho Ferreira, Fil Santos e Kedny Silva
Data: 16/09
Horário: 20h
Formato: Presencial
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Duração: 60min
Classificação: 14 anos
Sinopse: Humor de quinta Stand up comedy apresenta Romarinho Ferreira, Fil Santos e Flávio Andrade, três humoristas apresentando textos autorais sobre o seu cotidiano. Romarinho e Flávio apresentam visões de outro estado, pois um vem da Bahia e o outro de Recife, mostram as diferenças e histórias que aconteceram por serem de outra região. Já Fil, com seu jeito único, fala sobre sua vida pessoal e relacionamentos frustrados

Nome do evento: Mistérios da Mata
Data: 18/09/2021
Horário: 15h
Linguagem: Contação de História
Formato: Presencial
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Duração: 50 Minutos
Classificação: Livre
Sinopse: A Floresta Amazônica tem muitos mistérios, este é um espetáculo com percussão ao vivo, que recria os sons da mata, preparando a ambientação do espaço para a narrativa das lendas: “A Serpente e o Arco-Íris”, “Curupira o Pai do mato”, “A Vitória Régia” e o “Uirapuru”.Durante as narrativas são utilizados objetos indígenas, kamishibai, teatro de sombra e bonecos. Ao final, surge o boneco Mapinguari, cantando sua própria história.

Nome do evento: Exposição “ Nossa Formosa Vila”
Data: 19/09 à 17/10
Horário: das 11h às 16h
Linguagem: Intervenção Visual
Formato: Presencial
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Duração: 6h diárias
Classificação: Livre
Sinopse: Em setembro, o Centro Cultural Vila Formosa, em comemoração ao aniversário do bairro, abrirá a exposição “nossa formosa vila” do dia 23 de setembro ao dia 17 de outubro. Aberto ao público das 10h às 17h, com fotos da região da Vila Formosa, imagens panorâmicas da região e fotos de pontos importantes, um vídeo em 360° e imagens realizadas com drone, encantará os moradores e novos visitantes da região, revivendo passado e seguindo ao presente.

Nome do evento: Africontos
Data: 19/09
Horário: 15h
Linguagem: Contação de História
Formato: Presencial
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Duração: 60 min
Classificação: Livre
Sinopse: A sabedoria e cultura de um povo através das histórias. Tocando tambor anunciamos as histórias. Para abrir a contação, Noite de Saci, narrada com bonecos; na sequência, Jesuína e a Cabaça Encantada, oralidade afro-brasileira de como nasceu o berimbau e o mundo nasceu do som da Kalimba. Depois, O Macaquinho do Nariz Branco", lenda da Guiné-Bissau sobre como surgiu o tambor africano. E, por fim, Bojabi, a árvore mágica e o boneco Chibamba que vem dançar no terreiro.

Nome do evento: Humor de Quinta - Dinho Machado
Data: 23/09/2021
Horário: 20h
Formato: Presencial
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Duração: 60min
Classificação: 14 anos
Sinopse: Dinho Machado abre o jogo de como está sendo a longa quarentena dos casados, com situações hilárias e fora do comum com tanto tempo de convivência. Histórias engraçadas e bom humor não faltarão.

Nome do evento: Musical Mapinguary
Data: 25 e 26/09
Horário: 15h
Linguagem: Contação de História
Formato: Presencial
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O próprio título do musical revela o que o público pode esperar deste show de narração de histórias. O Show musical, "Sobre Bichos e Monstros" apresenta um passeio pela floresta e pelo folclore brasileiro, com bonecos, teatro de sombras, performance e muita imaginação. Nesse show, a Cia mescla seu repertório musical pelo mundo das histórias. As músicas são autorais e convidam o público a imaginar e viajar por vários lugares, interagindo com lendas brasileiras, contos populares do mundo, parlendas, cantigas, monstros lendários e contos de fadas.

Nome do evento: Humor de Quinta - Mhel Marrer, Jones Silva e Flávio Andrade
Data: 30/09
Horário: 20h
Formato: Presencial
Local: Centro Cultural Vila Formosa
Duração: 60 Minutos
Classificação: 14 Anos
Sinopse: Humor de Quinta traz muitas atrações imperdíveis e, para fechar o mês com chave de ouro, temos os humoristas Mhel Marrer, Jones Silva e Flávio Andrade que, juntos, vão fazer um show muito divertido e irreverente.

CENTRO CULTURAL DA DIVERSIDADE

Residências CCD
Residências e apresentações
Data: 15/9 a 31/10
Horário: terça a domingo. Durante o período serão postadas, em stories e feed, entrevistas com os artistas e lives dos ensaios. 5 por semana.
Linguagem: teatro
Formato: presencial + gravação/transmissão on line por instagram @ccdiversidade
As aberturas de processo acontecerão entre 28/09 e 02/10 e o encerramento de processo será entre 23 e 31/10.

Artes Visuais
Nós aqui entre o céu e a terra
Data: 4/9
Formato: Participação na Bienal de São Paulo, cortejo e acervo de obra
Local: transmitido no instagram @ccdiversidade
Classificação: livre
Sinopse: Projeto da Artista Eleonora Falcão a ser exposto na 34a Bienal de São Paulo que tem as seguintes características: Participação de 27 instituições públicas ligadas à saúde, educação e cultura com intuito de reunir 27 cadeiras (mesmo número de estados do Brasil) e apresentá-las juntas na exposição para valorizar as instituições públicas; articular os setores da saúde, educação e cultura de modo simbólico e concreto, estimulando diálogo e troca de saberes; mover corpos humanos e outros-que-humanos criando relações, situações e ?imagens raras que possam ajudar a pensar e fazer arte e cidade articuladamente. Cada instituição empresta uma cadeira durante a 34a Bienal, a realizar-se no período de 4 de ?setembro e 5 de dezembro de 2021 ( no caso do CCD temos 6 cadeiras nas cores do arco-íris e uma sétima, rosa, que seria emprestada) . As cadeiras serão deslocadas, na primeira semana de setembro desde a sede das entidades participantes até o Pavilhão da Bienal pelas ruas, pelo alto, seguramente atadas nas pontas de quatro varas de bamboo. A cadeira emprestada ficará exposta no Pavilhão da Bienal com as demais 26 cadeiras no espaço reservado para o Projeto, sendo permitido aos visitantes sentar-se nelas. Ao final da 34a Bienal, uma outra cadeira equivalente, originalmente emprestada por outra instituição participante do Projeto, será devolvida à Participante; Cada cadeira será identificada com uma pequena placa de metal indicando a instituição de procedência, o título do Projeto e a edição da Bienal; ?Como contrapartida pela participação no Projeto, no momento de devolução da cadeira trocada, a ?artista doará a cada instituição uma fotografia do Projeto (edição limitada – foto numerada, assinada e emoldurada).

Show
Gigante César E O Sucesso Repentino
Data: 10/9 horário: 20h
Formato: presencial (publico reduzido) transmissão pelo instagram @ccdiversidade
Classificação: 12 anos
Duração: 60’
Sinopse: GIGANTE CÉSAR é bixa sertaneja cantor, autor e performer. Vem traçando sua vida artística entre a música e o teatro desde muito cedo. Natural de Arcoverde começou a se apresentar no Teatro do Sesc Arcoverde, migrou para Recife onde começou a trabalhar com a banda Cordel do Fogo Encantado. Junto com o grupo se estabeleceu em São Paulo, passou pelo Teatro Oficina de Zé Celso. Comanda o bloco “Bunytos de Corpo” expoente na cena LGBTQIA+ no Rio de Janeiro e São Paulo. “Gigante Cesar e o Sucesso Repentino” é o projeto musical desse artista independente que levanta a bandeira LGBTQIA+ e reforça o termo ‘Bregay” . Suas canções autorais passeiam por temáticas cotidianas e sentimentais, sempre munidas de uma poesia ácida e irônica, por vezes escrachada. No palco Gigante está bem acompanhado pela cantora e atriz Giovanna Velasco e o músico Rovilson Pascoal, o trio apresenta uma miscelânea de ritmos, um show com coreografias, encenações e poesia, que vai do tecnobrega ao samba de coco, trazendo influências da cultura popular da sua região onde encerra o show com tamanqueado do trupe do Samba de Coco Raízes de Arcoverde.

Veronica Valentinno
Data: 17/9 horário: 20h
Formato: presencial (público reduzido) transmissão pelo instagram @ccdiversidade
Classificação: 12 anos
Duração: 60’
Sinopse: Verônica é atriz e integrante do Coletivo Artístico As Travestidas, cantora e vocalista da Banda Verónica Decide Morrer, Ativista e Travesti, graduada em Artes Cênicas pelo IFCE desde 2008. Atuou como atriz nos espetáculos "Cabaré da Dama", "Engenharia Erótica, Fábrica de Travestis", "Yes , Nós temos bananas" e "Quem Tem Medo de Travesti" estreado em Abril de 2015. Vem circulando, desde então, nos melhores festivais de teatro do país - Festival Trema de Recife, Festival Internacional de Teatro de Curitiba. Também através do programa Rumos Itaú, com o projeto "Travestis Itinerantes", realiza um documentário que registra essa tournée on the road pelas cidades cujo o índice de violência e extermínio de corpas transvestigêneres e corpas LGBTQ+ são altos como Fortaleza(CE), Teresina (PI), São Luiz (MA), Belém do Pará (PA), Palmas (TO), Brasilia (DF) e Rio de Janeiro. Radicada em São Paulo desde Junho de 2015, circula atualmente lançando seu primeiro Disco com a Tournée Verónica Decide Morrer.

CENTRO CULTURAL DO GRAJAÚ

Nome do evento: Show Sanara Santos
Data: 30/09
Horário: 19h
Linguagem: músicas
Formato: online
Plataforma: Facebook @centroculturalgrajau
Duração: 01h
Classificação: Livre
Resumo/Sinopse: Show- Sanara Santos
Sanara Santos, 22, travesti, Preta e Periférica. Jornalista, produtora chefe na Énois conteúdo e cantora.
Usa da performance para contar e cantar as suas histórias, alegrias, lutas e dores. Com batidas mescladas entre rap, funk e dance house, ela vem se apresentar no Centro Cultural Grajaú trazendo um repertório de sua autoria, muita verdade e emoção em sua música. Sanara transmite seus sentimentos para quem a ouve. O evento será realizado com todas as medidas de segurança necessárias contra o covid-19.

Nome do evento: Show BRUNO CAETANO
Data: 04/09
Horário: 19h
Linguagem: música
Formato: Presencial - com público reduzido.
Local: Teatro do Centro Cultural Grajaú
Duração: 01h
Classificação: Livre
Resumo/Sinopse: Em comemoração ao mês da primavera , o Centro Cultural Grajaú recebe o cantor Bruno Caetano, que fará um show com os grandes sucessos da história da música caipira e sertaneja. Excelência e carisma definem Bruno Caetano . O artista conta com músicas autorais que caíram no gosto do povo, agradando bastante a cada novo espectador que conhece o trabalho do cantor autodidata. O mesmo despertou para o dom da música aos 14 anos. Inicialmente, no meio caipira, atuou em vários bares e eventos , desenvolvendo o talento com a voz, violão. Sempre estudando e praticando, encanta e emociona o público a cada apresentação, principalmente com seu repertório autoral, repleto de conteúdo que fala da natureza e romance.

Nome do evento: Música, brincadeiras com bonecos e Palhaçaria no Fuscalhaço
Data: 05/09
Horário: 15h
Linguagem: Palhaçaria
Formato: presencial
Local: Centro Cultural Grajaú
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Resumo/Sinopse: Música, brincadeiras com bonecos e Palhaçaria no Fuscalhaço. Um Fusca preto todo equipado como um carro de som, é o Fuscalhaço! De dentro dele os palhaçes populares Lindolfa e Sonogigio vão surgindo e partilhando músicas, poesias, histórias e alguns bonecos que saem da mala de Sonogigio que contam suas histórias.

Nome do evento: Violinista no Calçadão
Data: 10/09 e 17/09
Horário: 17h
Linguagem: intervenção musical
Formato: Presencial
Local: Calçadão do Centro Cultural Grajaú.
Duração: 4 horas por dia
Classificação: Livre
Resumo/Sinopse: O projeto “Violinista no Calçadão” é uma intervenção artística/Ação Cultural no Calçadão cultural Grajaú. A ideia é ocupar o calçadão e levar muita música boa de variados ritmos no som do querido e sensível instrumento musical que é o violino. Essa ação irá aquecer o coração dos moradores e pessoas que passam em torno do Centro Cultural e levar afeto em forma de música. O projeto conta com a musicalidade do artista independente de rua Jhonatan Camargo, violinista conhecido por fazer sua arte nos trens de SP “Violinista do Trem”, já participou de programas de televisão como Jornal da Cultura, Encontro com Fátima Bernardes, entre outros. Essa ação será realizada com toda a segurança necessária contra o Covid 19.

Nome do evento: Show Sara Pacheco
Data: 11/09
Horário: 18h
Linguagem: música
Formato: Presencial
Local: Teatro do Centro Cultural Grajaú.
Duração: 1h30
Classificação: Livre
Resumo/Sinopse: Sara Pacheco, dona de uma voz maravilhosa e com um grande talento para tocar violão, vem emocionando com apresentações de arrepiar e de colocar todo mundo para sofrer. A moça canta grandes sucessos do sertanejo e foi apelidada carinhosamente de Marília Mendonça. Ela canta grandes sucessos desde "Fio de cabelo" do Chitãozinho e Xororó até "Medo Bobo" das irmãs Maiara e Maraisa, mostrando assim um repertório vasto de grandes clássicos da sofrência. Pacheco nos agraciará com sua simpatia e elegância. Este evento atende a todos os protocolos contra Covid-19.

Nome do evento: Royce do Cavaco
Data: 25/09
Horário: 18h
Linguagem: Mu?sica/Pagode
Formato: Presencial
Local: Calçadão do CCG
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Resumo/Sinopse: O evento consiste na contratac?a?o do Royce do Cavaco para cantar mu?sicas dentro da tema?tica “Samba e Pagode”. Presencial no Centro Cultural do Grajaú com foco no entretenimento dos transeuntes. Devido à pandemia da Covid-19, na?o esta? sendo possi?vel receber pu?blico para atividades presenciais dentro do Centro de Cultura. Por conta disso, o evento “Samba” e? pensado com foco nos passantes, de forma que o espac?o cultural permanec?a ativo e a populac?a?o do Grajau tenha acesso a essa atividade cultural de forma online, sem que seja gerada aglomerac?a?o.

Nome do evento: Baile de Samba Rock com Mauricio Black Mad
Data: 25/09
Horário: 19h
Linguagem: músicas
Formato: Presencial
Local: calçadão
Duração: 1 hora
Classificação: Livre
Resumo/Sinopse: O Centro Cultural Grajaú recebe o Baile de Samba Rock com Mauricio Black Mad , levando às pessoas arte, lazer e cultura na levada do Samba Rock. O evento presencial será no calçadão. Mauricio Black Mad, nome artístico de Mauricio Nogueira de Oliveira, (São Paulo) é um dos criadores das equipes de estilo black dance music, locutor e radialista e criador de diversos programas de rádio entre eles o saudoso Charme Dance que divulgou o gênero black dance music brasileira pelos quatro cantos do pais em especial em SP durante oito anos (1988 -1996), transformando brasileiros de todas as cores em um só ritmo e harmonia.

Nome do evento: Divas do Toca discos
Data: 24/09
Horário: 18h
Linguagem: músicas
Formato: Presencial
Local: Teatro
Duração: 1 hora
Classificação: Livre
Resumo/Sinopse: As Dj’s Vivian Marques e Zeme, se unem nesse projeto onde convidam mais duas Dj’s, tendo quatro Dj’s mulheres tocando muita música e mostrando “Que mulher é onde ela quiser”. No universo do Hip Hop no elemento “DJ”, mulheres Djs lutam por um espaço na cena atual, contra todas as formas de opressão exercidas sobre as mulheres e pela igualdade entre os gêneros e fazer com que homens e mulheres se enxerguem mutuamente, ultrapassando os estereótipos de cada gênero. Assim, as pessoas serão vistas como humanas e igualmente capazes, sem preconceitos de nenhuma ordem.

Nome do evento: Show Jonh Violio e Dj Zeme
Data: 25/09
Horário: 18h
Linguagem: Show de música
Formato: Presencial
Local: interno / teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Resumo/Sinopse: Para Jonh Violio, a existência da música se iniciou na carreira desde muito cedo quando, na verdade, nem ele mesmo sabia o que queria, porém observou ao decorrer do tempo que a arte sempre estava mais presente nele do que ele mesmo imaginava. A primeira referência na música foi quando tinha por volta dos 7 anos, quando ouvia sua irmã cantar sob apoio de fita cassete na sala de estar do pequeno apartamento em que viviam com os quatro irmãos. E a mãe, por sua vez, também teve uma grande influência por todas as vezes que se apresentou e ensaiou em casa para cantar na igreja. Ao decorrer do tempo, fez parte de corais da igreja e, depois de um tempo, no distrito onde reside até hoje ( Cidade Tiradentes - Zona leste SP) conheceu um projeto chamado Projeto Guri Santa Marcelina, no qual iniciou aulas de violino e canto coral dos 13 aos 18 anos. Ele andava todas as terças e quintas feiras 7,9 km pois não havia condições para pagar passagens, e muitas vezes terminava o turno escolar e, sem pausa, se direcionava ao curso para não ter atrasos. Mas o que mais importava naquele momento era absorver conhecimento por algo que tanto almejava: a música. O Jonh Violio convida a Dj Zeme para fazer uma partição com seu set novo de Hip Hop .

CENTRO CULTURAL DA JUVENTUDE

PROJETOS ESPECIAIS
Nome do evento: GRIME CCJ - Projeto inspirado no formato do Brasil Grime Show, visa revelar novos talentos e aproximar jovens periféricos que buscam seu lugar na música.
Datas: 08/09 e 22/09
Duração: 30 minutos (quinzenal)
Formato: Presencial
Linguagem: show de música
Horário: 19h
Local: estúdio
Classificação:18 anos
Sinopse: O Grime é um gênero musical urbano sucedido da Europa que vem se espalhando pelo mundo e principalmente pelas novas gerações, com início nos anos 2000 temos um cenário relativamente novo e atual. Através de pesquisas é notável a relação do Grime com a juventude e com as várias tendências relacionadas ao Rap e o Hip Hop, nesse contexto, o CCJ propõe ressignificar as formas de ocupação de seus espaços, fomentando projetos que dialogam com os interesses da juventude de São Paulo. DJs e MCs de funk serão convidados para fazerem medleys com os rappers juntando o funk e o rap em um só.

PROGRAMAÇÃO REGULAR:
Nome do evento: De Quebrada em Quebrada com o Coletivo Batalha do Escritório
Data: 24/09
Formato: Presencial
Linguagem: Batalha/ Sarau
Horário: 15h às 22h
Local: Interno - Arena
Classificação: Livre
Sinopse: A Batalha do Escritório desde 2016 atua na Brasilândia, realizando batalhas de rima, dando palco para diversos artistas. O objetivo é empoderar jovens através da música, da palavra consciente e da autonomia. O projeto De Quebrada em Quebrada é uma proposta itinerante da Batalha do Escritório, e dentro desse formato de trabalho o coletivo busca parcerias com espaços culturais e escolas.

Nome do evento: Funk Slam
Data: 11/09
Formato: Presencial
Presencial Linguagem: Slam
Horário: 18h
Local: Arena
Classificação: Livre
Sinopse: A partir das muitas tentativas de acolher artistas independentes de diversas áreas que o Coletivo Pilares em parceria com o Coletivo Alcova criou o Funk Slam, um campeonato de funk, onde 10 mc's terão até 3 minutos para cantar uma música autoral com ou sem acompanhamento musical. A ideia é movimentar a arte independente e seus diversos setores, serão abertas as inscrições para o campeonato e cada mc deverá apresentar 3 músicas autorais. Durante todo o campeonato uma equipe de intérpretes de libras nos acompanhará para que a competição seja a mais acessível possível. Os eventos contarão com uma equipe formada por pessoas pretas e indígenas desde a comunicação à direção executiva.

Nome do evento: Performance DJ Datllip
Data: 19/09
Formato: Presencial
Linguagem: Música
Horário: 16h00
Local: Externo - Calçadão CCJ Classificação: Livre
Sinopse: O Trabalho consiste na curadoria de músicas da vertente do hip hop, das clássicas boom, bap ao trap, funk, drill, grime, aforbeat, afro-house e dub serão tocadas e mixadas ao vivo. Felipe Datti, o Datllip, também conhecido como Datman ou simplesmente Dat começou a carreira musical tocando percussão em 2008 na Comunidade Cultural Quilombaque, em Perus, no município de São Paulo. Integrando o grupo QuemGang, ja tocou ao lado de Paulão, Djonga, Jefty, Daniel Silva e Remi.

Nome do evento: Trupe Lona Preta
Data: 03/09
Formato: Presencial
Presencial Linguagem: Circo/ teatro/ música
Horário: 16h
Local: Calçadão
Classificação: Livre
Sinopse: A “Trupe Lona Preta”, grupo de circo, teatro, música e vídeo, surgiu em 2005, a partir da experiência em saraus e intervenções artísticas organizadas na zona oeste e sul da cidade de São Paulo. Este espetáculo criado nas ruas, acontece em um carro alegórico, e através do cortejo a peça pode ser apreciada tanto de perto quanto de muito longe. O espetáculo conta ainda com cenas e paisagens sonoras, em um vasto repertório musical autoral executado ao vivo. Para esse diálogo, o grupo utiliza em sua formação instrumental: sax, trombone, tuba, bateria e guitarra. Por fim, com o intuito de dialogar com um público possivelmente heterogêneo, lançam mão de um vasto repertório que transita por diversos ritmos e estilos musicais.

Nome do evento: Show Luísa e os Alquimistas
Data: 19/09
Formato: Presencial
Linguagem: Música
Horário: 16h
Local: Externo - Calçadão CCJ Classificação: Livre

Nome do evento: Solos no ar- criação e repertório
Formato: Transmissão online
Linguagem: Circo
Horário: 04/09
Data: 16h
Classificação: Livre
Sinopse: As apresentações virtuais dos números circenses “Contratempo” e “Deslira” compõem a contrapartida e finalização do projeto “Solos no ar - criação e repertório” ,idealizado e realizado por iara gueller com apoio do 5º Fomento ao Circo da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

Nome do evento: Espetáculo Cabaré La Mínima ao Máximo
Data: 05/09
Formato: Presencial
Linguagem: Circo
Horário: 16h
Local: Externo - Calçadão CCJ Classificação: Livre
Sinopse: No embalo das comemorações de 20 anos da companhia, revisitamos nossos espetáculos, de “Reprise” a “Pagliacci”, e reunimos os números que fizeram mais sucesso em nossa trajetória. Números de dança, acrobacia cômica e excêntricos musicais. É palhaçaria clássica em todas as suas vertentes. É LaMínima ao Máximo!

CENTRO DE CULTURAS NEGRAS

Nome do evento: Baile do Sagatiba convida Dj Jones
Data: 03/09
Horário: 19h
Linguagem: Show
Formato: Presencial
Local: Interno
Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O Baile do Sagatiba é um Baile Black com características nostálgicas promovendo um encontro dos amantes de samba rock e Flash back.

Nome do evento: Mucambos de Raiz nagô
Data: 04/09
Horário: 15h
Linguagem: Show
Formato: Presencial
Local: externo
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: : Um passeio pelo mundo dos tambores de maracatu, com a história sendo contada passo a passo, desde suas origens em Pernambuco, até o repertório dos grupos de maracatu de São Paulo. A narração acontece ao som dos tambores ancestrais do maracatu, com muita dança, música e alegria.

Nome do evento: Wanchella
Data: 04/09
Horário: 20h
Linguagem: LGBTQIA+
Formato: Presencial
Local: Interno
Duração: 40 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: : Show inspirado no Filme Homecoming Beyoncé, no intuito de empoderar e enaltecer artistas e a cultura negra LGBTQIA+

Nome do evento: Conjunto Retratos
Data: 05/09
Horário: 11h
Linguagem: Show
Formato: Presencial
Local: Interno
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O Conjunto Retratos surgiu em Agosto de 2006, num encontro de amigos músicos , o nome surgiu em homenagem a Radamés Gnattali (maestro gaúcho) que compôs uma suíte para orquestra, regional e bandolim intitulada “Suíte Retratos”, nela, Radamés fotografou musicalmente os quatro músicos responsáveis pela consolidação do gênero que são Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.

Nome do evento: Samantha Rebels
Data: 11/09
Horário: 19h
Linguagem: Show
Formato: Presencial
Local: Interno
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Nome do evento: Marcelinho Afro beat
Data: 18/09
Horário: 17h
Linguagem: Show
Formato: Presencial
Local: Interno
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Uma apresentação de percussão com influência em ritmos Afro Brasileros, como Baião, congo de ouro, cabula, Jongo.

Nome do evento: Samba CCN
Data:20/08
Horário: 19h
Linguagem: Show
Formato: Presencial
Local: Interno
Duração: 120 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Samba CCN é um projeto idealizado pela coordenação do equipamento, com o intuito de aproximar o publico do samba Raiz do CCN o Grupo que vira fazer a apresentação é um grupo chamado Samba entre Amigos da região que trará convidados para apresentar seus trabalhos autorais.

Nome do evento: Sarau Cativeiro
Data: dia 24/09
Horário: 19h
Linguagem: Sarau
Formato: Presencial
Local: Interno
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Sarau do Grupo Cativeitro de capoeira que busca discutir e apresentar as ladainhas cantigas da capoeira, poetas e uma roda final.

Nome do evento: JahMaiquara
Data: dia 25/09
Horário: 14h
Linguagem: Show
Formato: Presencial
Local: Externo
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Evento Socio-Cultural para espalhar a palavra e o som com raízes jamaicanas, o projeto Jahmaiquara Sistema de Som vem com intuito de juntar a comunidade para se divertir e conhecer um pouco da cultura Rasta, fazendo festas sound system assim como é feita nas periferias e cidades da Jamaica.

Nome do evento: Grafiti Rainhas
Data: dia 01/09
Horário: 19h
Linguagem: Artes Vizuais
Formato: Presencial
Local: Interno
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Um Grafitti para Homenagear Mulheres Negras de Grande influência em nossa parede Interna do Hall Serão homenageadas 7 Mulheres dentre Elas Xica Manicongo Primeira Mulheres trans a lutar pela libertação das pessoas escravizadas, Madrinha Eunice Fundadora da Ecola de Samba Lavapes a primeira escola de samba da Cidade de São Paulo no ano de 1937, Lélia Gonzales Antropóloga Brasileira Pioneira nos estudos sobre cultura negra No Brasil.

CENTRO CULTURAL OLIDO

Nome do evento: Pocket show Alvaro Lara
Data: 23/09
Horário: 19h
Linguagem: Música
Formato: Gravado na Galeria do DJ/ com público reduzido
Local: Galeria do Dj
Duração: 60 min
Classificação: LIVRE
Sinopse: Lançamento EP "Pineal": um experimento sonoro de mergulho e investigação dos sons de boca. O trânsito entre a loucura e a meditação. Corpo, mente, espírito e a costura desta tríade pelo som. Cinco músicas autorais, criadas neste período de caos pandêmico/fim do mundo. Todas elas com arranjos, percussões e harmonias 100% vocais e/ou em beatbox.
Link para ouvir: https://www.youtube.com/watch?v=cGOOmYyrw4c

Nome do evento: Clássicas Hip Hop
Data: 16/09
Horário: 16h
Linguagem: Música
Formato: Presencial com publico reduzido (30 pessoas) e gravação - Local: Galeria do Dj
Duração: 90 min/ talk história da banda + show
Classificação: LIVRE
Sinopse: A apresentação musical "Clássicas Hip Hop" composta por Sharylaine, Rubia RPW e Rose MC será formada por quatro artistas, sendo as três vocalistas rappers da primeira geração da cultura Hip Hop em São Paulo, acompanhadas por uma DJ. Iniciam contando sobre o projeto, já que possuem seus trabalhos individuais, executando suas composições e contando sobre suas trajetórias.

Nome do evento: Masterclass Hip Hop Vivian Marques
Data: 10/09
Horário: 15h
Linguagem: Música
Formato: Transmissão online com público reduzido
Local: Galeria do Dj
Duração: 60 min
Classificação: LIVRE
Sinopse: A dj Vivian Marques apresenta o estilo hip hop com referências musicais, histórias da cena e curiosidades sobre o estilo com dj set.

Nome do evento: Festa Anos 2.000! com Jéss Pauline e Serpentetrigre
Data: 11/09
Horário: 18h
Linguagem: Música
Formato: Gravado na Galeria do DJ/ com público reduzido
Local: Galeria do Dj
Duração: 60 min
Classificação: LIVRE
Sinopse: Festa temática dedicada às músicas dos anos 2000 com Jess Pauline - Bandida e Serprente Tigre.

Nome do evento: Podcast Temperando a Cena com Ramilson Maia e DJ Binho
Data: 30/09
Horário: 16h
Linguagem: Música
Formato: Presencial com transmissão on line - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Local: Vitrine da Dança
Duração: 60 min/ 4 edições
Classificação: LIVRE
Sinopse: A Ideia do Podcast não é somente para enaltecer a cultura Dj ,mas também explorar a indústria musical e seus grandes empreendedores como: Diretores, produtores, promoters, empresários da cena e etc.. Assim os telespectadores poderão, além de conhecer mais sobre a “figura humana” dos Djs, também entender um pouco mais sobre como funciona toda essa engrenagem e dessa forma, desmistificar muitas dúvidas sobre a profissão. Além disso, aprender sobre a história da Arte da Discotecagem e como ela foi muito importante para crescimento das rádios FM, quebra de preconceitos e o surgimento de grandes artistas da cena, fazendo com que o Brasil passasse a ser conhecido mundialmente por ter grandes Djs, que direta (ou indiretamente) ditaram tendências não somente na música mas também na moda e em vários costumes que permanecem até hoje.

Nome do evento: Modulação Preta apresenta Lei di Dai
Data: 05/09
Horário: 19h
Linguagem: Música
Formato: Presencial com transmissão on line - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 20 pessoas)
Local: Vitrine da dança
Duração: 60 min
Classificação: LIVRE
Sinopse: Modulação Preta é uma web-serie constituída de live sets e entrevistas focadas nas pesquisas de artistas pretas e pretos em diálogo com as linguagens eletrônicas voltadas para a produção musical. O projeto pretende mapear, revisar, resgatar e criar novos parâmetros para a história da música contemporânea produzida em território nacional a partir de contextos de troca e criação de ampla mobilização de populações periféricas, fomentados de modo independente e a revelia do desenvolvimento da indústria musical mainstream. Neste episódio, a artista convidada é a cantora referência na cena reggae nacional LEI di DAI.

Nome do evento: Visitas Guiadas Com os Mestres
Data: 03, 10, 17 e 24/09
Horário: 19h
Linguagem: Música
Formato: Presencial com transmissão on line - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Local: Galeria do Dj
Duração: 60 min/2x por dia
Classificação: LIVRE
Sinopse: Exposição aberta todas as sextas de setembro de forma presencial. Com DJ Ban, Nuts, Mau Mau e Robertinho. Uma hora de visita guiada com alguns dos DJs mais relevantes de SP.

Nome do evento: Aulax Radio Veneno na Galeria do Dj - 02/09 Mary Olivetti Evehive
Data: 16/09
Horário: 13h
Linguagem: Música
Formato: Presencial com transmissão on line - Público pode se inscrever para acompanhar presencialmente (até 30 pessoas)
Local: Galeria do Dj
Duração: 60 min
Classificação: LIVRE
Sinopse: Podcast quinzenal com o time da Rádio Veneno, uma das ilustres das webradios, com apresentação de Linda Green e convidades, conectando a programação com divulgação da Galeria do DJ.

Nome do evento: Paula Rebellato + Raiany Sinara
Data: 09/09
Horário: 19h
Linguagem: Música
Formato: Presencial com público reduzido
Local: Galeria do Dj
Duração: 60 min
Classificação: LIVRE
Sinopse: Live P.A. das artistas experimentais Raiany Sinara e Paula Rebellato

CENTRO CULTURAL DA PENHA

Nome do evento: Sexta do Riso – Di Cardoso e Guto Andrade
Data: 03/09
Horário: 20h
Linguagem: Teatro/Humor
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Show de humor em formato stand up comedy, onde as comediantes de revezam no palco divertindo a plateia com suas piadas.

Nome do evento: Asfalto: A origem do circo
Data: 04/09
Horário: 15h00
Linguagem: Literatura
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Interno
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: As palhaças contadoras de histórias Clowndete Maria e Mussarella relembram a primeira vez que foram ao circo. Por meio dessas memórias, viajam no tempo se aventurando pela Grécia e Roma Antiga ao remontar as olimpíadas e as lutas entre gladiadores. As duas se divertem no circo de cavalinhos na Europa Moderna e tentam imitar os primeiros grandes acrobatas, equilibristas e malabaristas das feiras de rua, da China e até do tempo das cavernas. Em meio a essa confusão, elas conhecem os primeiros artistas de que se tem notícia, levando essa e muitas outras histórias que guardaram na mala para seu respeitável público.

Nome do evento: Sexta do Riso – Um tom de preto comedy
Data: 10 de setembro.
Horário: 20h
Linguagem: Teatro/Humor
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: A drag queen Ingrid Bryan leva o show “Mais Um Toque de Preto Comedy Show” ao palco do Teatro Martins Penna.

Nome do evento: Asfalto: As famílias circenses
Data: 11/09
Horário: 15h00
Linguagem: Literatura
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Interno
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Ahh que saudade da família que está longe! As palhaças contadoras de histórias Clonwdete Maria e Mussarella estão com suas malas carregadas de fotos antigas e vasculham memórias de seus ancestrais de picadeiro. Em meio as suas lembranças, encontram histórias de outras famílias circenses tradicionais do Brasil e do mundo. Elas relembram o dia a dia da vida no circo, desde a montagem da lona até a partida para a próxima cidade. Como é viver em um circo? Clowndete e Mussarella contam tudo sobre como é viver em comunidade para o seu respeitável público.

Nome do evento: Os Empenhados
Data: 11/09.
Horário: 20h00
Linguagem: Música
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Teatro Martins Penna
Plataforma: Facebook/centroculturalpenha
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Nome do evento: Exposição - A migração boliviana em São Paulo / Brasil
Data: 11/09 à 11/11.
Horário: Terça à sexta das 10h00 às 17h00
Linguagem: Exposição
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Interno
Duração: 11/09 à 11/11
Classificação: Livre
Sinopse: O bairro da Penha possui uma grande comunidade imigrante formada em sua maioria por bolivianos. O Centro Cultural da Penha por ser um equipamento público cultural de referência na região desenvolve várias ações que abarcam a cultura boliviana. Por meio de uma instalação fotográfica o projeto Exposição - A migração boliviana em São Paulo / Brasil quer mostrar a singularidade sociológica do processo migratório boliviano em na cidade de São Paulo, onde a festa, a religiosidade e o trabalho articulam-se na vida de milhões de bolivianos (maioritariamente provenientes do Estado do La Paz) reproduzindo assim, como uma estratégia de resistência e de integração social, as lógicas que os migrantes aimarás fizeram quando chegaram do campo a cidade de La Paz na década dos 30.40 e 50.

Nome do evento: Painel Aniversário Itamar
Data: 12/09.
Horário: 17h00
Linguagem: Artes Visuais
Formato: Presencial com transmissão
Local: Frente do CCP
Plataforma: Facebook/centroculturalpenha
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Dia 13 de setembro Itamar Assumpção completaria 72 anos de idade. Para celebrar esse artista ímpar, o Coletivo Paulestinos fará um painel na Frente do Centro Cultural Penha.

Nome do evento: Paulo Freire, o Andarilho da Utopia
Data: 12/09
Horário: 19h
Linguagem: Teatro Adulto
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Frente do CCP
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse: Paulo Freire, o andarilho da Utopia”, derrama no palco a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial. O andarilho é um sujeito em movimento. A Utopia é um movimento da alma. É um impulso de buscar, sabendo que existe sempre algo mais a ser descoberto. Descobrir, para Paulo, é exatamente isso: tirar a coberta, se surpreender com a beleza, a estranheza e o mistério das coisas. "Paulo Freire, o andarilho da Utopia", aparece em nosso espetáculo como um menino, um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e esperança.
Espetáculo do Grupo off-sina do Rio de Janeiro.

Nome do evento: Sexta do Riso - João Valio e Valdeci
Data: 17 de setembro.
Horário: 20h
Linguagem: Teatro/Humor
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Teatro
Plataforma:
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

Nome do evento: Clês: Tarsila do Amaral
Data: 18/09
Horário: 15h00
Linguagem: Literatura
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Interno
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O projeto “As Clês contam as vozes femininas da América Latina” engloba contações de histórias infantis e oficinas lúdicas com o objetivo de promover o intercâmbio entre histórias de grandes mulheres de relevante atuação na sociedade e o público infantil e sua família.

Nome do evento: Sexta do Riso - Sarau Bixaria literária
Data: 24 de setembro.
Horário: 20h
Linguagem: Teatro/Humor
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O Coletivo Bixa Pare propõem um do Sarau Bixaria literária no Centro Cultural da Penha. Com objetivo de fomentar a troca entre artistas que trazem suas condições enquanto LGBTQIA+s como disparadores para seus trabalhos artísticos.

Nome do evento: Clês: Eugênia Álvaro Moreira
Data: 25/09
Horário: 15h00
Linguagem: Literatura
Formato: Presencial com público reduzido. Obrigatório o uso de máscara. Este evento atende a todos os protocolos de segurança contra a COVID - 19
Local: Interno
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O projeto “As Clês contam as vozes femininas da América Latina” engloba contações de histórias infantis e oficinas lúdicas com o objetivo de promover o intercâmbio entre histórias de grandes mulheres de relevante atuação na sociedade e o público infantil e sua família.

Nome do evento: Bloco Cacique da Penha
Data: 18/09.
Horário: 20h00
Linguagem: Música
Formato: Presencial com transmissão
Local: Teatro Martins Penna
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Cacique Social Club, foi fundado em 2009 esse ano completamos 12 anos, iniciaram com Rodas de Samba. Seu fundador Gabriel Cacique, morador do bairro da Penha onde sua família na década de 80 possuía um bloco chamado Penha Chegando, porém não desfilavam em SP, desciam o litoral norte e se apresentavam em Caraguatatuba. Hoje o bloco resgata idosos, jovens e crianças todo no intuito de levar a Cultura para o bairro.

CENTRO CULTURAL SANTO AMARO

Nome do evento: Workshow - a arte de contar histórias
Data: 7, 14, 21 e 28/09
Horário: 10h
Linguagem: Arte lítero narrativa
Formato: Presencial, com transmissão online
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Live regular/temática abordando a arte de contar histórias como prática para construção de memórias afetivas, e promoção das oralidades. São 4 sessões, todas as 3ªs feiras.

Nome do evento: No colo do livro, com livros ao colo
Datas: 8, 15, 22 e 29/09
Horário: 10h
Linguagem: literatura infantil
Formato: Presencial
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Live regular/temática voltada para as infâncias e que busca através da mediação de leitura e com leituras expressivas evocar as capacidades criadoras das crianças, prospectar futuros leitores e acionar as práticas criativas dos arte educadores infantis. São 4 sessões, todas as 4ªs feiras.

Nome do evento: Mostra: Memórias de afeto
Data: abertura 04/9
Linguagem: arte visual - Escultura contemporânea , tapeçaria e Cerâmica
Modo: presencial
Duração: de 4/9 a 15/10 . de 3ª a domingo das 10h às 17h.
Classificação: livre
Sinopse: A celebrada artista visual e performer Lídia Lisboa expõe no Saguão Mário Luiz Thompson suas instigantes obras em Cerâmica, esculturas em tapeçaria a partir de crochês de pedaços de tecidos. Todas as peças são inspiradas em suas memórias afetivas e em sua identidade cultural.
Evento: Show Musical com a Banda Tribo Now
Data: 04/9
Horário: 16h.
Linguagem: Música autoral . Artistas independentes
Formato: Presencial
Duração: 60 minutos
Classificação: 10 anos
Sinopse: Formada por músicos independentes e apresentando um trabalho autoral a Banda Tribo Now compõe, toca e canta a levada do Rock, do Funk, do Soul, do Jazz, do Blues e do Batuque em arrojados arranjos que retratam a música das eras.

Nome Do Evento: Conto, Logo Existo. Canto Logo Te Toco.
Datas: 17 E 24
Horário: Às 19h00
Linguagem: Palestra-contação e Performances Cênicas e Musicais
Modo: Presencial
Duração: 70 Minutos
Classificação: 12 +
Sinopse: Um instigante espaço-tribuna-palco que reúne profissionais "invisíveis" como seguranças, motoristas, cobradores, garis, camelôs, faxineiros, jardineiros, entregadores que não são notados em função do grande fluxo urbano e artistas das artes cênicas e musicais que apresentam-se nas ruas, praças e em transportes coletivos como ônibus, trens e metrôs e que são, por vezes ignorados. Na 1ª meia hora 2 profissionais "invisíveis" contam experiências/depoimentos ocorridos em seus trabalhos; já na 2ª metade do evento 2 artistas "malditos", independentes apresentam suas performances. No teatro Leopoldo Froes.

Nome do evento: Dhean Britto - As Rosas Falam e Contam
Data : 18/09
Horário : 16h
Local : Teatro
Duração : 60 minutos
Classificação : Livre

Nome do evento: Deck Swingueiro
Datas: 19 e 26/9
Horário: às 17h
Local: Deck - Jardim Suspenso de Sto. Amaro
Linguagem : Black Music e Rhythm And Blues
Modo: Presencial
Duração: 70 Minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Bispo Soul, fundador, vocalista e rapper do Madmen's Clan Feat alia discotecagem com canto à Capela e break trazendo as pérolas da Black Music.

Nome do evento: São Paulo Violeira
Datas: 17, 18 e 19/09
Horário: às 19:30
Linguagem: Sertanejo Raíz
Modo : Presencial
Local: Teatro Leopoldo Fróes
Duração 120 Minutos
Classificação: 12+
Sinopse: Zé Márcio - o Caipira Urbano conduz Duos, trios, seresteiros,menestréis que revezam-se no palco do Teatro Leopoldo Fróes , apresentando os clássicos da música sertaneja de raiz, entremeando poemas e causos caipiras.

Nome do evento: Bloco Afro Edi Santo
Data :25/09
Horário :15h
Linguagem : Dança /Música
Modo : Presencial
Duração : 60 Minutos
Local : Praça - CCSA

Evento: Beethoven Xxi - A Sonata da Primavera com a Orquestra de Câmara Paulista
Data: 26/9
Horário: às 17h
Linguagem : Erudita - Palestra Recital
Modo: Presencial
Duração: 60 Minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Com a direção artística de Branco Bernardes, o recital-palestra conecta o encanto e a criatividade da música Clássica e suas fronteiras com todos os públicos. Apresenta a obra de Ludwig Van Beethoven envolvendo um público pouco habituado à música clássica

CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA

Nome do evento: Banda Ema Stoned
Data: a definir - sugestão: final de setembro, pois elas se apresentarão em agosto no Teatro Paulo Eiró
Horário: a definir
Linguagem: Música
Formato: Híbrido - gravado no Tendal com presença controlada de público e transmitido em nossas redes sociais.
Local: Tendal da Lapa
Plataforma: Facebook do Tendal da Lapa
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Banda paulistana de rock experimental formada em 2011. Ema Stoned é composta por Alessandra Duarte na guitarra, Elke Lamers no baixo, Jéssica Fulganio (Dolphins on Drugs) na bateria.

Nome do evento: Memórias da Noroeste
Data: 11 a 30/09/2021 (permanente)
Horário: das 11h às 17h
Linguagem: Artes Visuais
Formato: presencial
Local: Tendal da Lapa
Duração: Permanente
Classificação: Livre
Sinopse: O Tendal abrirá um chamado convocando os moradores da zona noroeste, para o envio de suas memórias - pessoas, lugares, histórias, acontecimentos, imóveis, eventos - em formato de vídeos, fotos e relatos. Será escolhida até no máximo 20 memórias, cujas imagens e histórias serão expostas em formato de lambe lambe nas paredes da rua interna e em uma TV no Galpão 1 do Tendal.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA

Nome do evento: Exposição Especial de Primavera "Varanda dos Girassóis- No CRD
Datas: 02/09 a 30/09
Linguagem: Intervenção – Exposição
Formato: Presencial
Duração: 280 Minutos
Horário: 10h às 20h
Classificação: Livre
Sinopse: Wanessa de Sena, artista que já teve suas obras expostas na Itália, irá ocupar o Centro de Referência da Dança com sua exposição especial de Primavera - "Varanda de Girassóis". A intervenção contará com obras já pintadas pela artista e outras que serão criadas durante a ocupação, os visitantes poderão apreciar suas telas e acompanhar Wanessa em suas criações ao vivo. De acordo com a sabedoria popular, a flor de girassol significa felicidade. Sua cor amarela ou os tons cor de laranja das pétalas podem simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol.
Nome do evento: SHIZUMI – Estudos Sobre A Profundidade – Cia Artesãos do Corpo
Datas: 03/09 E 04/09
Linguagem: Dança
Formato: Online - Youtube
Duração:45 Minutos
Horário: 20h
Classificação: Livre
Sinopse: “Shizumi – estudos sobre a profundidade” é o mais recente projeto da Cia. Artesãos do Corpo/Dança/Teatro. Cada intérprete em sua casa e com os recursos técnicos que cada um possui, criaram uma série de 6 vídeos que procuram traduzir os momentos que estão enfrentando enquanto artistas, como cidadãos e como humanos. Nos estudos e treinamentos corporais de Do-Ho e Seitai-ho, SHIZUMI (algo como afundar) se apresenta como uma oportunidade para experimentar essas sensações e emoções no corpo e na construção de imagens.

Nome do evento: Forró das Bonitas
Datas: 10/09
Linguagem: Dança
Formato: Online - Youtube
Duração:45 Minutos
Horário: 20h
Classificação: Livre
Sinopse: O grupo é mediado pela dançarina e pesquisadora Juliana Freire que vivencia o forró pé de serra há 20 anos. Já se apresentaram em diversos equipamentos culturais de São Paulo. As atividades artístico-pedagógicas do grupo transitam por diversas ações que buscam equalizar as relações de poder entre condutor e conduzida na dança do forró pé de serra. A partir de uma visão feminista, anticolonial e anticapitalista. Serão realizadas apresentações dançantes de forró, para contagiar e fomentar a cultura do Nordeste.

Nome do evento: Forró das Bonitas
Datas: 11/09
Linguagem: Dança
Formato: Presencial – Fonte dos Desejos
Duração:45 Minutos
Horário: 16h
Classificação: Livre
Sinopse: O grupo é mediado pela dançarina e pesquisadora Juliana Freire que vivencia o forró pé de serra há 20 anos. Já se apresentaram em diversos equipamentos culturais de São Paulo. As atividades artístico-pedagógicas do grupo transitam por diversas ações que buscam equalizar as relações de poder entre condutor e conduzida na dança do forró pé de serra. A partir de uma visão feminista, anticolonial e anticapitalista. Serão realizadas apresentações dançantes de forró, para contagiar e fomentar a cultura do Nordeste.

Nome do evento: Di Quebrada
Datas: 17/09
Linguagem: Dança
Formato: Online - Youtube
Duração: 20 Minutos
Horário: 20h
Classificação: Livre
Sinopse: Utilizando como ferramenta principal as danças urbanas para impulsionar e compartilhar saberes e vivências reais, agregando mais valores às produções artísticas periféricas, na luta de combate a deslegitimação e criminalização das artes periféricas. Servindo, também, como forma de agradecimento, luta e respeito a cada espaço onde moramos, dançamos e/ou passamos numa tentativa de contemplar tantas outras quebradas que são constantemente ocupadas por milhares de artistas, grupos, cias e coletivos.

Nome do evento: Di Quebrada Ocupa CRD – Fonte dos Desejos
Datas: 18/09
Linguagem: Dança
Formato: Presencial – Fonte dos Desejos
Duração: 40 Minutos
Horário: 16h
Classificação: Livre
Sinopse: Utilizando como ferramenta principal as danças urbanas para impulsionar e compartilhar saberes e vivências reais, agregando mais valores às produções artísticas periféricas, na luta de combate a deslegitimação e criminalização das artes periféricas. Servindo, também, como forma de agradecimento, luta e respeito a cada espaço onde moramos, dançamos e/ou passamos numa tentativa de contemplar tantas outras quebradas que são constantemente ocupadas por milhares de artistas, grupos, cias e coletivos.

Nome do evento: Suite in Blanc
Datas: 24 E 25/09
Linguagem: Dança
Formato: Primeira apresentação virtual e a segunda apresentação presencial
Plataforma: Live No Youtube @Crdançasp
Duração: 40 Minutos
Horário: 19h
Classificação: Livre
Sinopse: Espetáculo de ballet clássico, onde mostra uma evolução da dança com o passar do tempo. Repertório apresentado: 2 solos clássicos e dois solos neoclássicos. Gran fina-lê. O ballet é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto.

TEATRO FLÁVIO IMPÉRIO

Nome do evento: Amauri Falabella - Tempo de Paz
Data: 03/09
Horário: 19h
Linguagem: Show de música
Formato: Presencial
Local: Interno – Seguindo protocolos
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Amauri apresenta o show do novo álbum, Tempo de Paz, com composições inéditas feitas em parceria com vários nomes do cancioneiro alternativo do Brasil. Amauri Falabella possui composições sensíveis, que primam pela riqueza dos arranjos e um traço em comum que une todas as músicas: o respeito à natureza e o amor à simplicidade. Com influência musical de artistas como Elomar, Xangai, Vidal França e Dércio Marques e do modo como suas músicas reafirmam sua fidelidade com as raízes da música brasileira.

Nome do evento: A Mulher Alvo e Seus 10 Amantes
Data: 04/08
Horário: 19h
Linguagem: Teatro do Absurdo
Formato: Presencial
Local: Interno – Seguindo protocolos
Duração: 70 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse: O parque chega à cidade. Está uma verdadeira bagunça. Figuras estranhas aparentam organizar-se para algo. Portas são fechadas ou abertas propositalmente para a saída ou entrada de fantasmas, cabeças são cortadas, pessoas dançam em cima de carros e facas são lançadas, muitas facas! E tem um bar. Está um caos no parque de diversões e ninguém sabe ao certo o que está acontecendo. E tudo começou porque ele chegou. As tensões da sociedade apresentadas a partir da divergência do que é ser humano. Você está mais para sapato ou para guarda-chuva?

Nome do evento: Depósito
Data: 05/09
Horário: 16h
Linguagem: Teatro de Rua
Formato: Presencial
Local: Interno – Seguindo protocolos
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O espetáculo “Depósito” é fruto de pesquisas realizadas no bairro Itaim Paulista e São Miguel Paulista em busca da comicidade periférica, daqueles que se encontram à margem. A companhia foi atrás das narrativas da rua, escutar e observar a quebrada, construindo a lógica do ilógico e instaurando o jogo com as figuras cômicas. Depósito fala sobre encarceramento do pensamento criativo, quando o "poder", dita um ideal artístico para os indivíduos a fim de impor uma civilização desarticulada, onde seus artistas se tornam obsoletos para a ordem, reprimindo principalmente as artes que provém do gueto. Onde são jogados as verdadeiras mazelas da sociedade. Depósito vem dialogar sobre o papel desse artista em tempos de repressão, consciente de sua solidão e a desigualdade do lugar de onde veio. Em um lugar desarticulado, toda arte é luta.


Nome do evento: Duo Nanne e Rogerio
Data: 10/09
Horário: 19h
Linguagem: Show
Formato: Presencial
Local: Interno – Seguindo protocolos
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Nanne é cantora, musicista e regente. Rogerio, músico, compositor, arranjador, produtor. Juntos formam o Duo Nanne & Rogerio e vem se apresentando nos últimos 30 anos nos mais variados espaços culturais de São Paulo e Litoral Paulista, o que lhes rendeu em 2003, o prêmio de melhores músicos da baixada santista (Prêmio Empresa Padrão Qualidade Brasil), apresentando-se em alguns projetos da Secretaria de Cultura de SP (Galeria Olido), Virada Cultural, Virada Paulista etc. Com um repertório próprio e eclético, com grande influência da MPB.

Nome do evento: Paulo Freire, o Andarilho da Utopia
Data: 11 e 12/09
Horário: 19h e 18h
Linguagem: Teatro Adulto
Formato: Presencial
Local: Parque Daniel Marque
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos
Sinopse: “Paulo Freire, o andarilho da Utopia”, derrama no palco a trajetória e os causos de um dos mais notáveis pensadores da história da educação mundial. O andarilho é um sujeito em movimento. A Utopia é um movimento da alma. É um impulso de buscar, sabendo que existe sempre algo mais a ser descoberto. Descobrir, para Paulo, é exatamente isso: tirar a coberta, se surpreender com a beleza, a estranheza e o mistério das coisas. "Paulo Freire, o andarilho da Utopia", aparece em nosso espetáculo como um menino, um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e esperança. Espetáculo do Grupo off-sina do Rio de Janeiro.

Nome do evento: Jardineiro Poeta e Vento
Data: 17/08
Horário: 19h
Linguagem: Show Musical
Formato: Presencial
Local: Teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse: Neste recital poético. o autor, Nandão, conta um pouco de sua trajetória como jardineiro e poeta, fala dos causos, personagens e histórias que ajudaram a construir sua poética.

Nome do evento: O Tarô dos Loucos
Data: 18/09
Horário: 19h
Linguagem: Teatro Adulto
Formato: Presencial
Local: Teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos
Sinopse: Fiapo é ajudante de uma famosa taróloga e recebe o público para um jogo de tarô. Como a famosa taróloga nunca chega, Fiapo revela aos olhos do público personagens, objetos e histórias de um lugar que esconde muitos segredos. O espetáculo apresenta um jogo de tarô teatral inspirado em vidas de pacientes que viveram no Hospital do Juquery.

Nome do evento: Super Tosco
Data: 19/09
Horário: 16h
Linguagem: Circo
Formato: Presencial
Local: Parque Daniel Marques
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse: Super Tosco não tem segredo, o espetáculo é super pela supremacia do que se apresenta, é mais que o mais dos mais! Chega a ser heróico de tão super. Mas o super não vem sozinho, é pressuposto para nome composto, aí que vem o Tosco. A trama do espetáculo é super tosca, porque é real, feita por palhaços que com suas histórias e números de divertimento não vão achar outra forma de heroísmo que não a tosca... A grandiosidade do Super aparece em espantosas acrobacias habilidades, número de equilíbrio, músicas cantadas e tocadas ao vivo com naipe de sopros e uma banda completa de um homem só, o Maestro Nicochina. Tem muito mais, animais ferozes, bambolês adestrados e artistas internacionais que se apresentam a qualquer custo. Essa é uma farra circense para rir, e muito!

Nome do evento: Ledores do Breu
Data: 25 e 26/09
Horário: 19h
Linguagem: Teatro Adulto
Formato: Presencial
Local: Teatro
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Sinopse: Em ledores do Breu, espetáculo da Cia. Do Tijolo, figuras se cruzam e histórias se embaraçam para tecer as trajetórias das vítimas do crime de não saber ler. Inspirado nas obras do poeta Zé da Luz e do ficcionista Guimarães Rosa, o espetáculo Ledores do Breu conta letras e músicas de Chico César.

Nome do evento: Semana “Cuidar do Outro é Cuidar de Mim”:
Data: de 21 a 23/09
Horário: 19h
Linguagem: Debates
Formato: online
Local: facebook
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: Setembro é o mês escolhido para o combate ao suicídio e depressão, e também da luta anti-manicomial. Denominado de Setembro Amarelo. O Teatro Flávio Império promove o debate dessa temática tão urgente nos dias atuais. Com mediação do médico psiquiatra Victor Pordeus, que vem desenvolvendo uma metodologia de promoção de saúde por meio das artes, e convidados ligados as artes e saúde. Serão quatro encontros em formato virtual na pagina do facebook.

CENTRO DE MEMÓRIA DO CIRCO

Nome do evento: Minicurso: Metodologia da Pesquisa com Walter de Sousa Jr.
Datas: 01, 08/09
Horário: 16h
Linguagem: Circo / Museologia
Formato: Virtual (Transmitido pelo Google meet) para turma fechada.
Duração: 90 minutos
Sinopse: O objetivo do minicurso é dar base metodológica para a pesquisa de documentos históricos e interpretação do contexto histórico em pesquisa sobre o circo brasileiro. A partir das discussões desses temas e com o apoio de referências bibliográficas e exemplos ligados à pesquisa do universo circense, espera-se que os alunos possam aprimorar seu método de pesquisa e análise de documentos textuais e contextuais sobre o circo, ampliar seu entendimento sobre os temas circenses a partir do uso de métodos sistematizados de pesquisa empírica e teórica. Além disso, possibilitar ir além da mera busca de fontes para sanar lacunas que impedem o entendimento histórico analisado de modo a reconstruir contextos que cumprem esse papel.

Nome do evento: Intervenção Circense + Visita Mediada pela Exposição com Cia Asfalto de Poesia
Data: 27/9
Horário: 17hrs
Linguagem: Circo
Formato: Virtual (transmitido pelo Facebook do Centro de Memória do Circo https://www.facebook.com/centrodememoriadocircosp/)
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Sinopse: O Centro de Memória do Circo convida o Respeitável Público para uma Visita Mediada repleta de intervenções circenses com a Cia Asfalto de Poesia. As palhaças Mussarela e Clowndete Maria guiarão o respeitável público em uma visita mediada diretamente da exposição “Hoje Tem Espetáculo” do Centro de Memória do Circo! Jogos, charadas, reprises e entradas de palhaço são algumas das atrações que fazem da visita um verdadeiro espetáculo!