Programação de fevereiro - Centros Culturais

Confira a programação completa

Centro Cultural da Diversidade

Teatro/ Residências CCD

Distúrbios do Movimento

Residência e apresentação
1 a 24/02
Apresentação em 19/2 às 20h
+14 anos
Presencial
Victor di Marco é referência na luta pelos direitos e visibilidade da população LGBT PcD (pessoa com deficiência). Diretor premiado de curtas metragens sobre essa temática, estreia no teatro como dramaturgo no solo Distúrbios do Movimento. O projeto aborda, na primeira pessoa, as vivências relacionadas à sexualidade de um homem gay com deficiência.

Doença do Outro
Teatro
4 e 5/2
20h
+14 anos
Presencial
Diagnosticado com HIV em 2014, o ator e dramaturgo Ronaldo Serruya elaborou, durante anos, a relação que conseguiria manter com o diagnóstico até decidir escrever e encenar A Doença do Outro. Na palestra-performance com elaborados recursos de projeção e sonoplastia, Serruya traça diálogos para discutir corpos que convivem com o vírus, os estigmas que os cercam e as conquistas sociais colecionadas ao longo de 40 anos desde que o vírus se tornou uma pandemia ao redor do mundo.

Animais Obscenos
Música-Performance
?11/2 (ensaio aberto) e 12/2 (show)
+18 anos
Presencial
A Banda do Olho, que fará sua primeira apresentação pública aliando show musical, artes cênicas e pornografia no show Animais Obscenos, é parte integrante do espetáculo História do Olho – Um conto de fadas pornô-noir, com direção de Janaina Leite e estreia prevista para maio de 2022. Composta por artistas de diferentes linguagens que integram o elenco do espetáculo, a banda é formada por André Medeiros Martins, Mateus Capelo, Ultra Martini e Vinicius Andrade, diretor musical do Teatro da Matilha. Além de seu quarteto criador, o show conta com participações performáticas de solos e coros, como a da atriz trans cearense Georgia Vitrilis. O show tem uma mistura de sonoridades produzidas por MIDI e instrumentos orgânicos e traz em suas letras a imagética de Bataille, referência a práticas não-normativas sexuais, além de referências diretas à fábula contada no livro A História do Olho, que vem a ser o fio condutor do espetáculo em processo.

The Connection
Cinema
?16/2
Formato: projeção de filme seguida de debate com Dora Longo Bahia
+18 anos
Presencial
Seguindo com a mostra de cineastas mulheres no Centro Cultural da Diversidade, o Cineclube Depois do Fim da Arte apresenta A Conexão (1961), primeiro longa-metragem de Shirley Clarke. Adaptação da peça de teatro homônima escrita por Jack Gelber, o filme se passa no apartamento de Leach, enquanto ele e um grupo esperam Cowboy.

Rádio CCDiversidade
Programa semanal de uma hora de duração com entrevistas, dicas culturais, resenhas e seleção de músicas feitas pelos JMCs e equipe do CC Diversidade. O programa vai ao ar toda quarta-feira na Rádio Antena Zero e no Spotify CCDiversidade.


Centro Cultural da Juventude

Projetos Especiais
Lounge CCJ
Música
Data:
Horário:
+ 14 anos
Duração:
Presencial na Arena
Pensando em continuar os movimentos culturais e sociais que o Grime CCJ proporcionou ao longo de 2021, o projeto Lounge CCJ aposta em novos artistas com a intenção de fazer pocket shows com DJ discotecando ao longo do dia. Toda semana, às quintas feiras, um artista e um DJ dividem a cena no Lounge CCJ. Os artistas são:
Dordei - O artista tem 19 anos e mora em Barueri, São Paulo. Suas composições são caracterizadas por críticas sociais, representatividade e afirmação negras.
Pedrão - Artista versátil do rap, mas com influências de outros gêneros, como sertanejo e gospel. Disposto a rimar sobre beats de variadas características, mantém sua estética de rima versando sobre a vida simples, mas com uma pitada de adrenalina.
Mlk de Mel - MC, funkeiro, cantor, compositor e poeta. Acredita na arte como ferramenta de educação, autoconhecimento e transformação social. Faz parte da dupla de rap e funk PAMKA e atualmente mora na Zona Norte de São Paulo.


Programação Regular


La Diva Croquete
Contação de HIstória
20/02
16h
Livre
Presencial no Hall de Entrada
Bebendo da literatura africana, apresenta contos e histórias passadas de geração a geração. Evaristo Moura é ator, diretor, cenógrafo, maquiador e transformista drag queen.

Ocupação Baiana
Música
27/02
15h
Livre
Presencial no Calçadão
A ocupação baiana é uma festa que traz a musicalidade do pagodão baiano e a beleza do samba de roda misturados ao axé music e potencializados pelo ritmo ijexá. A história da Bahia contada pela poesia e canções que retratam o Farol da Barra, Igreja do Bonfim, Lagoa do Abaeté, Itapuã, Centro Histórico e Pelourinho, Elevador Lacerda e Península de Itapagipe, além do Carnaval, festas religiosas e populares que só existem na Bahia.

Especial Centenário da Semana de 22
Desenquadrando Tarsila
Contação de Histórias
Data: 06/02
Horário: 16h
Livre
Presencial no Hall de entrada
Nessa nova aventura, Ventania e Abaporu, mais conhecidas como Clês, matam a saudade da criadora de uma delas: Tarsila do Amaral. Desenquadrando seus feitos na pintura e na política brasileira, trazem sua história para o público de maneira divertida e ritmada, contando (quase) tudo (mas bastante) do que aconteceu com a artista modernista.

AMPLIFICASOM - Reggae Sound System
Música
Data: 12/02
Horário: 14h às 19h
Livre
Presencial na Varanda
AMPLIFICASOM amplifica a mensagem de artistas que fazem música preta no formato sound system com apresentação de DJs e MCs que vão do hip hop ao reggae, mas o microfone fica aberto para quem quiser expor um pensamento ou ler uma poesia.

Match - O encontro do hip hop/rap com spoken word
Sarau
Data: 19/02
Horário: 16h
Livre
Presencial na Varanda
R$ 6000,00
Música e literatura em espetáculo cheio de poesia e afeto pelas vozes de Gabi Blanco e Gbê, que apostam em repertório autoral voltado para o público jovem. Músicas que abordam questões da atualidade. Ele é MC, ela é poeta de slam. Juntos comandam o roteiro do espetáculo convidando MCs de batalha e slamers para falar de amor, desamor e saúde mental.


Centro de Culturas Negras

Quintal da Xika
Música
26/02
17h
Livre
120 minutos
Presencial
A roda de samba Quintal da XIKA, localizada no bairro de Itaquera, zona leste de São Paulo, reúne cerca de mil pessoas por edição, sempre homenageando mestres da história do samba e da música popular brasileira, apostando na nova geração do samba.

Projeto Dia de Música CCN - Tchê Sampa
Música
24/02
19h
Livre
120 minutos
Presencial
Realização da temporada 2022 do projeto Dia de Música no CCN: apresentação de shows semanais de artistas consagrados da música popular brasileira. As apresentações serão realizadas entre os meses de fevereiro a dezembro de 2022, sempre com um grupo ou artista às quintas feiras. No dia 10/02 quem se apresenta é………..

Baile do Sagatiba
Música
18/02
19h
Livre
120 minutos
Presencial
O Baile do Sagatiba é um festa comemorativa que traz a vivência do samba-rock e da black music de São Paulo, abrindo espaço ainda para samba, R&B, charme, flashback e rap.

Projeto Dia de Música CCN - Bombonzinho
Música
17/02
Horário:
Livre
120 minutos
Presencial
O objetivo deste projeto é a realização da temporada 2022 do projeto Dia de Música do CCN, com apresentação de shows semanais de artistas consagrados da música popular brasileira. As apresentações serão realizadas entre os meses de fevereiro a dezembro de 2022. No dia 17 de fevereiro se apresenta……..

Biro do Cavaco
Música
19/02
17h
Livre
120 minutos
Presencial
Em 1989, depois de muitas caminhadas como músico de palco e de estúdio, e também ter tido grande sucesso como empresário com o Biru's bar", Biro do Cavaco se lança no mercado fonográfico com seu primeiro LP, Trocando Olhares. Tratava-se, então, de uma homenagem ao saudoso amigo músico e compositor Tatá.


Centro Cultural Grajaú

Família Barmú
Circo
Data:
15h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro e virtual pelo Facebook
A Família Barmú é formada por três irmãos artistas que atuam em performance circense com mágica, malabarismo, palhaçaria e música. Satin, Granito e Canty cativam o público com trapalhadas de palhaçaria e mágica.


Centro Cultural Penha

Sexta do Riso
Teatro/Humor
11, 18 e 25/02
20h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Martins Penna
A cada sexta-feira, dois humoristas são convidados para o projeto Sexta do Riso, sucesso de público desde 2018.

Especial Centenário de 22
Exposição Afro Brasileiro Puro
Artes Visuais
1 a 27/02
10h às 20h
Livre
Presencial no Hall do Teatro Martins Penna
Exposição que conta um pouco da história do cantor e compositor Itamar Assumpção, que também acaba de ganhar uma estátua na entrada do Centro Cultural Penha. Na mostra, imagens, figurinos e mais componentes da vida e obra do artista que morou na Penha.

Festival de cinema infantil
Cinema
5 a 26/02
Horário: 15h
Livre
Presencial no Teatro Martins Penna
Durante o mês de fevereiro o Centro Cultural Penha apresentará em todos os sábados filmes e curtas nacionais voltados para o público infantil.
05/02 - "O Grilo Feliz", animação de 2001.
O Grilo Feliz é uma pioneira animação brasileira que utiliza animais da fauna nativa para criar uma história em que os valores da amizade e da proteção à natureza estão acima de tudo. Com muita imaginação, humor, um colorido sofisticado e música de primeira qualidade, à altura das melhores produções internacionais, o desenho diverte os pequenos, sendo capaz também de encantar os adultos. Sem perder de vista o caráter educativo, o filme convida os espectadores a uma viagem na beleza de uma floresta em que crianças e animais vivem em harmonia, mas terão de comprovar a própria coragem para enfrentar a ambição desmedida de um rei.
Duração: 01:22
Animação em 2D
Direção, roteiro e desing de personagens de Walbecy Ribas

12/02 - Quarta edição do "Curta Criança", uma seleção de seis curtas-metragens voltados para o público infantil.
Sinopse: Nos filmes desta seleção são as crianças que fazem acontecer. As produções têm isso em comum, mesmo com estéticas variadas e cénarios brasileiros tão diferentes uns dos outros. Assim, no interior alagoano, a menina Lia corre at´ras do sonho de ir á festa com um vestido novo. Na Amazônia, uma pequena índia busca alcançar a Lua, lançando-se ao seu reflexo nas águas, em releitura de grande intensidade poética do mito guarani. Nos canaviais, uma jovem cuja mula que empacou faz inisitada aliança com um menino da cidade. Em São Paulo, uma menina faz da própria sombra sua melhor amiga. No litoral baiano, um jovem catador de cajus usa seu carrinho de mão para um carreto muito especial e solidário. E em uma grande cidade do sul, um menino muito diferente dos outros não abre mão de ser quem é. São curtas-metragens que vão emocionar e divertir!
Os curtas apresentados são:
Um vestido para Lia
Garoto barba
Naiá e a Lua
A sombra de Sofia
A mula teimosa e o controle remoto

19/02 - Castelo Rá-Tim-Bum, o filme
Sinopse: Inspirado na série de TV que encantou gerações, Castelo Rá-Tim-Bum, o filme conta a história de Nino, um menino de 300 anos que mora em um castelo suntuoso e mágico com seus tios feiticeiros. Nino se acha diferente das outras crianças, e por isso sonha em ter amigos e poder brincar como uma criança normal. Mas quando descobre que sua família está em perigo sai em busca de ajuda para salvar o Castelo. Um filme com produção e atores impecáveis, que agrada adultos e crianças graças à união eficiente de diversão e proposta educativa. Marco do cinema infantil brasileiro, é um filme lúdico e envolvente capaz de divertir ainda várias gerações.
Duração: 01:48

Especial Centenário de 22
Se Mostra!
Audiovisual
18 a 25/02
Horário:
Livre
Duração:
Presencial no Teatro Martins Penna
Mostra de cinema com as produções audiovisuais de artistas das periferias de São Paulo. As exibições acontecerão durante a semana, à tarde e à noite.

Valores do Passado - 'Frevendo' no Presente
Música / Carnaval
26/02
15h
Duração: 120 min
Livre
Presencial no Espaço Mário Zan
Retorno do Baile de Carnaval do CCP seguindo todos os protocolos. O espetáculo pretende oferecer ao público presente momentos de lazer e fruição por meio dos frevos e marchas dos antigos carnavais, compostos pelos mais famosos autores deste ritmo como Nelson Ferreira, Capiba, Getúlio Cavalcanti, Irmãos Valença, Edgar Moraes entre outros.

 


Centro Cultural Santo Amaro

O Reino sem Criança
Teatro infantil
19/02
15h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Leopoldo Fróes O Reino Sem Crianças é um espetáculo infantil que busca apresentar a importância da criança na sociedade. Baseado no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), aborda o direito à vida, saúde, alimentação, educação, lazer, cultura, dignidade, respeito e liberdade.
R$ 4.000,00

Quartas intenções – Stand-up Comedy
Comédia do Leopoldo
Teatro / música
16/02
19h
Livre
60 minutos
Presencial
O projeto Quartas Intenções do Centro Cultural Santo Amaro proporciona uma noite de gargalhadas com apresentações de artistas de stand-up sempre nas terceiras quartas-feiras de cada mês. No dia 16/02 quem se apresenta é Bruno Ferreira.

Contos de Drika Nunes - Da boca ao ouvido, do ouvido ao coração
Literatura /contação de histórias
17/02
15h
Livre
60 minutos
Presencial
Através das histórias, a atriz propõe momentos lúdicos entre narrativas orais e escritas, entremeadas com objetos sonoros e pontuais; musicalidade das palavras e cantigas; brincadeiras corporais, bem como a utilização de livros, enquanto objetos de arte, cultura, saber e encontro.

Carnaval Fake - Grupo Malaquias
Música
20/02
15h
Livre
60 minutos
Presencial
Apresentação das antigas marchinhas de Carnaval em tempos de pandemia. Nossa festa popular brasileira não poderá ser festejada como de costume, mas será feita uma apresentação para não deixar esquecer da festa e das populares marchinhas.

Ary Sanches - Baile de Máscara Negra
Música
19/02
17h
Livre
60 minutos
Presencial no Teatro Leopoldo Fróes
Ary Sanches é um cantor brasileiro, natural de São Paulo. Participou da Jovem Guarda na década de 60/70. Apresentará um show ao público com marchinhas de carnaval que marcaram época como Máscara Negra, interpretada por Dalva de Oliveira, em bloquinhos, centros culturais, clubes e festas particulares.

Vila Itororó

SEXTAS AFROFUTURISTAS NO Palco ÉDEN

O encontro agora dos modernistas é no Palco Éden. Seus corpos, gestos, pensamentos vem em forma de música/poesia e performance. Uma mulher preta. gorda, macumbeira, Um negro descontruido, poeta e futurista, uma mina preta lgbtqia+ que usa do Slam e da música para falar deste mundo e do novo que queremos. ARTISTAS: Andarilho Chá, Camila Trindade e Mana Bella

ANDARILHO CHÁ
Música
11/02
20h
Presencial na área externa
120 minutos
Livre
O artista Cha Alberto, nascido em Osasco, e na trajetória das artes cênicas e musicais há mais de 10 anos, traz aos palcos da Vila Itororó a sua “Música Preta Brasileira Teatral”. A linguagem do espetáculo, que junto do seu personagem “Andarilho”, e da sua banda cênica “Os Arquitetos Sonoros”, satirizam assuntos sócio-estruturais e do nosso cotidiano, acompanhados por músicas “funkeadas” e experimentalismos sonoros. O espetáculo contemporâneo legitima as novas expressões pretas e suas novas narrativas. Nesse show são cantadas músicas autorais do Cha, tanto do primeiro disco quanto de novas canções. Cha Alberto também assina a direção do espetáculo. O músico Luiz Viola, a direção musical

MARTTE
Música
18/02
20h
Presencial na área externa
120 minutos
Livre
O cantor e compositor de pop soul Martte, paulistano de 23 anos, é pisciano com ascendente em virgem. Isso já diz alguma coisa sobre ele (para as quem entende e gosta de astrologia), mas, assim como ele pediu em sua música “Sou Mar” (2017), não ficaremos na superfície, porque Martte é mais do que podemos ver. O primeiro contato de Martte com a arte se deu dentro da igreja. Foi lá que ele começou a cantar e atuar em peças teatrais em eventos religiosos. Embora naquela época ele ainda não sabia ao certo se gostaria de ser cantor, ator ou escritor, desde criança tinha uma certeza: seria artista. E, partir daí, a arte tornou-se seu viver

RAQUEL TOBIAS
Música
25/02
20h
Presencial na área externa
120 minutos
Livre
Compositora, cantora e intérprete. Começou sua carreira como pastora no Núcleo de Compositores do Samba de Todos os Tempos, onde hoje é presidente, dividindo os palcos com grandes nomes da música brasileira. A artista desenvolve inúmeros projetos nas comunidades de samba paulistanas: é compositora no Samba da Vela, cantora no projeto Resgatando Raizes (projeto que exalta o papel da mulher no samba). Raquel também teve sua biografia lançada pela Editora Kazuá, pela coleção "Aqui,Tudo é Samba". Em 2019, estreou no Musical Odara. Sua participação no Carnaval vai de Escolas de Samba a blocos de rua. Atualmente, é intérprete de blocos em Minas Gerais e São Paulo (Bloco Pagu), fazendo parte do time de canto da Escola de Samba Estrela do Terceiro Milênio.


Manifesto Preto
FESTA NA PISCINA

Presente, Passado e Futuro com Gê de Lima
Música
19/02
20h
Presencial na área externa
120 minutos
Livre
Gê de Lima é mais um dos frutos talentosos do Grajaú, periferia da Zona Sul de São Paulo.
O ator, cantor e compositor vem crescendo como referência de empoderamento negro e LGBT. Versátil, passeia por diversos gêneros musicais e apresenta um show de batuques ancestrais a swings afro futuristas. O espetáculo traz na sua essência musical elementos da ancestralidade e da história enquanto população preta, na busca de ressignificar a imagem do corpo negro nas artes e na música. Acompanhando por atabaques, congas e ilus, e ao mesmo tempo trazendo a tecnologia dos instrumentos sintéticos, Gê performa canções autorais que levam a lugares que nos aproximam da nossa identidade cultural e musical.
SHOW + PROJEÇÃO

Performance, Teatro e Música nas Ruínas


CABARÉ DA MADAME
26 e 27/02
20h
Música
Presencial na área externa
120 minutos
Livre
Inspirado na figura emblemática de Madame Satã, o Cabaret de Madame utiliza se da arte da atuação , música e áudios visuais onde a Madame como deverá ser chamada do início ao fim , dona do Cabaret ,de uma forma descontraída convida a todos os presentes a fazerem uma reflexão sobre temas peculiares nos días de hj como racismo, homofobia, intolerância religiosa e inclusão. O cabaret é comandado e regido pelo ator Márcio Telles, que em cena vai se transfigurando em Madame envolvendo o público com suas histórias marcantes. Entre elas, as suas três grandes paixões: a arte, o carnaval e o candomblé. Ao término do espetáculo, Madame sempre convida uma atração para dar sequência às festividades de seu cabaret: shows com vogue, divas trans e drags da noite paulistana, bateria de escola de samba, afoxés ,entre outros convidados.


Centro de Referência da Dança

Grupo Gurias - Espelhos Delas
Espetáculo de dança
4 e 5/02
19h
+18
60 minutos
Presencial
Este é o mais recente espetáculo do Grupo Gurias, resultante do projeto de mesmo nome, aprovado no Fomento à Dança. Durante a etapa de residência, ao lado de diversas mulheres, o grupo estudou sobre o feminismo e sobre mulheres que marcaram essa luta. Foi a partir deste processo que começou a emergir o trabalho que, olhando para o passado, ressignifica o futuro.

Espetáculo Vala Corpos Negros e Sobrevidas
Espetáculo de dança
9, 10, 11 e 12/02
21h
+18 anos
60 minutos
Presencial
O espetáculo tem como ponto de partida as reflexões do filósofo camaronês Achille Mbembe acerca do genocídio da juventude negra no Brasil e das inspirações de Gal Martins após visitar o Instituto dos Pretos Novos na cidade do Rio de Janeiro. O espaço do Instituto é, na verdade, o Cemitério dos Pretos Novos, que funcionou durante os anos de 1769 a 1830 e é a principal prova material e incontestável da barbárie ocorrida no período mais intenso do tráfico de cativos africanos para o Brasil.

Espetáculo TÁNS
Espetáculo de dança
17/02
16h
+18 anos
Presencial
A dançarina e coreógrafa brasileira Sheyna Queiroz se associa ao músico francês Arthur Narcy em um duo original que explora o espaço, o tempo e a forma em um transe hipnótico luminoso. À imagem de duas partículas emaranhadas, aqui e ali, hoje ou amanhã, eles atuam sobre a sensação e a emoção. Inspirada em ritos e rituais contemporâneos e ancestrais, a dualidade desta peça atravessa um diálogo artístico, estético e cultural improvisado e convida à uma reflexão sobre a nossa sociedade e a nossa forma de habitar o espaço, o nosso pensamento e o momento presente.

Espetáculo Café
Espetáculo de dança
18 e 19/02
19h
+18 anos
60 minutos
Presencial
Dois jovens se conhecem em uma cafeteria e vivenciam uma trajetória amorosa, na qual suas fases são comparadas às de um café sendo feito. Indo do “diluir” ao “amargor”, o espetáculo adentra cenas das personagens em diferentes momentos do amor, e somente analogias e conversas sobre “café”, consegue expressar seus sentimentos e retratar um romance projetado para o futuro, mas perdido no tempo.

Só Se For Agora
Espetáculo de dança
25 e 26/02
+18 anos
60 minutos
Presencial
A relação entre o conhecido e o imprevisível são as principais inspirações. Corpos que se (des)encontram buscando a improvisação e o contato físico como meio de comunicação na impermanência do instante. Revelar o invisível através da dança expressa-se na relação entre corpo e mente, forças físicas, espaço e música. Como criar conexões entre passado, presente e futuro? Como utilizar o frescor da memória para criar em tempo real? É possível preencher as lacunas da consciência enquanto nos movemos?


Tendal da Lapa

Música Latina / Fanfarra
Cumbia Calavera
19/02
19h
Livre
90 minutos
Presencial
Cumbia Calavera é um grupo latinoamericano que propõe uma releitura instrumental de cumbias clássicas e que apresenta também composições próprias, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia chicha, da cumbia colombiana e da música folclórica andina. Formada por integrantes vindos de diversos países - Argentina, Brasil, Chile, Cuba, França, Togo e Uruguai -, o grupo se apresenta de forma performática e seu figurino é inspirado na iconografia da Fiesta de los Muertos, festividade da cultura mexicana.

Nebulosa Baby - Giovani Cidreira Trio
Música
20/02
19h
Livre
60 minutos
O show preparado para apresentar este trabalho é robusto e sofisticado, tanto na composição musical quanto visual. Sua formação instrumental é de voz, sintetizador e sax, executada por GIO e mais 2 músicos no palco. O espaço cênico é explorado pelo trio, para além do distinto desempenho musical, também pelo uso de ferramentas das artes visuais e da dança. Os músicos interagem a partir da iluminação, da movimentação corporal e do figurino de maneira performática e complementar à construção sonora, envolvendo o espectador no universo mágico, sensível e afrofuturista de GIO, que respira e amplia o conceito do seu álbum visual nessa performance ao vivo.

Brisa Flow - Selvagem como Vento
Música / Hip-Hop
26/02
19h
Livre
60 minutos
Presencial
Brisa Flow é uma cantora chilena/brasileira que mistura sua levada latina com rap, eletrônico e neo/soul. A artista justifica o vulgo por ter uma musicalidade livre que flui com suas composições que sonorizam temas relacionados à vivência das mulheres e à desigualdade social presente na América Latina. Artista renomada e reconhecida pela crítica, vencedora do prêmio Olga- Mulheres Inspiradoras (2015 e 2016),


Centro de Memória do Circo

Exposição "Circo Modernista”
Circo
26/02
Horário: Posteriormente
Presencial no Centro Cultural da Juventude (CCJ)
Primeira Temporada de 26/02/2022 a 1/05/2022
Livre
A exposição Circo Modernista traça um panorama dos movimentos artísticos de vanguarda no início do século XX em sua aproximação com o circo. Com ênfase no Brasil, na década de 1920, quando em São Paulo os poetas e artistas modernistas como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Yan de Almeida Prado, entre outros, se aproximaram do circo através do palhaço Piolin. Por outro lado, a exposição dá um zoom no modo de produção circense de então ao focar a trajetória das famílias Pereira, Pinto, Queirolo e Seyssel. Essas famílias, na década de 1920, eram responsáveis pelos dois mais importantes Circos Pavilhões, como eram chamados os circos fixos, na cidade de São Paulo. Enquanto a Família Queirolo administrava seu próprio circo, as famílias Pinto, Pereira e Seyssel se reuniram no Circo Alcebíades, armado no Largo do Paissandu, em histórica temporada ocorrida entre 1925 e início de 1929.
A exposição, composta de instalação cenográfica, texto, fotografias, áudio e audiovisual, tem como fonte o acervo do Centro de Memória do Circo. A curadoria é de Verônica Tamaoki, coordenadora do Centro de Memória do Circo, em parceria com o programa SOU DE CIRCO, com projeto expográfico de Renato Figueiredo e produção de Roberta Castro. Exposição no Centro Cultural da Juventude.

Exibição do Filme circense "COLIBRI"
+ bate-papo com a equipe do Coletivo Um Café da Manhã.
Circo / Cinema
26/02
18h
Presencial na Sala Maranhão / Vitrine do Circo
70 minutos
Livre
Contemplado pela Lei Aldir Blanc, COLIBRI é uma fábula circense latino-americana realizada pelo Coletivo Um Café da Manhã em parceria com o Duo Requiem, da Colômbia. Inspirado em lendas dos povos originários sobre a origem dessa ave endêmica da América Latina, COLIBRI busca através de números circenses se conectar com a cultura dos povos que habitam este continente desde muito antes da chegada dos europeus e que até hoje influenciam nossa identidade. É um filme-espetáculo que, assim como a ave, vai para frente e para trás na História com a vontade de, através da leveza do Circo, mostrar que nossos laços são mais fortes que a distância.