Imigrantes aprendem português com músicas na Biblioteca Mário de Andrade

Projeto “Canto Em Qualquer Canto” utiliza a música nacional como ferramenta de aprendizagem para o domínio da língua portuguesa

A Biblioteca Mário de Andrade anuncia o projeto Canto em Qualquer Canto - Aprendendo Português com a Canção Popular Brasileira. A iniciativa é ministrada pelo professor, tradutor e músico Luis Gonzaga Fragoso e ocorre às segundas-feiras de março e de abril, às 18h, com o intuito de auxiliar imigrantes residentes de São Paulo a dominarem a língua portuguesa por meio da canção popular.

Luis Fragoso já elaborou três oficinas com base na canção popular, uma delas focada no acervo de Chico Buarque. Nesta, já tem uma seleção de 35 músicas com potencial de uso, com compositores como Aldir Blanc, Caetano Veloso, Tom Zé e Gilberto Gil. "O repertório a ser usado em sala não está completamente definido: cada turma é única, o que me leva à tentativa de adequar a seleção de canções às dificuldades linguísticas dos alunos", explica.

A cada encontro, uma canção diferente é escolhida pelo professor, de forma a usar a música como ferramenta de aprendizagem, levando em conta aspectos linguísticos, culturais e musicais. Para participar, basta ter conhecimento básico do idioma e retirar os ingressos no dia da aula na portaria da Hemeroteca, localizada na Rua Bráulio Gomes, 139, ao lado da Biblioteca Mário de Andrade.

Para o professor, a música se diferencia por se aproximar da sensibilidade do ouvinte e, a canção brasileira em especial, por estar diretamente ligada à poesia e à literatura, citando A Terceira Margem do Rio, de Caetano Veloso e Milton Nascimento, releitura da obra homônima de Guimarães Rosa, como exemplo. "O aprendizado verdadeiro somente pode acontecer quando a emoção está em jogo, quando nossa alma está envolvida no objeto de estudo", afirma.

Por Marina Baldocchi

Serviço: Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade. Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139, Próximo da estação Anhangabaú do metrô. Centro. | tel. 3775-1402 / 3775-1401. Segundas, 18h. Até 25/4. Grátis. Retirar ingresso 1h antes.

 

Informações à imprensa
Gabriel Fabri | Marina Baldocchi
Secretaria Municipal de Cultura
smcimprensa@prefeitura.sp.gov.br