CCJ celebra 16 anos com show do rapper BK

Fundado em 2006, polo cultural da Zona Norte completa 16 anos neste domingo e terá programação especial, que integra o Mês do Hip Hop

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, celebra neste domingo (27), os 16 anos do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), na Zona Norte da Cidade, com uma programação especial. Integrando o Mês do Hip Hop, o CCJ recebe atrações que contemplam diversos elementos do movimento Hip Hop: o graffiti, o rap e o DJ. Dentre os destaques, está o carioca BK, conhecido por seu álbum Gigantes, que esteve entre os melhores discos brasileiros de 2018 pela revista Rolling Stone Brasil.

Inaugurado em 2006, o CCJ oferece inúmeras atividades entre elas: oficinas teatrais, shows, debates, saraus e outras ações culturais voltadas aos interesses da juventude, sendo referência para outros espaços culturais com o mesmo propósito.

Pensando na juventude a partir da inclusão e da autonomia, o equipamento oferece ampla infraestrutura que inclui espaços voltados à atividades diversas, como uma ilha de edição de áudio e vídeo, uma biblioteca e um teatro de arena. O Centro Cultural também dispõe de uma área ampla de convivência com computadores com acesso à internet. Todas as atividades são gratuitas.

Para o aniversário de 16 anos do espaço, que ocorre neste domingo (27), acontece também o projeto Legados e Novos Horizontes, que se apresenta às 19h. A atividade consiste na apresentação de um vídeo, que parte do olhar do HUB artístico do Coletivo Coletores, trazendo um recorte das memórias visuais do Centro Cultural ao longo de seus 16 anos de atividades artísticas e culturais.


CCJ Ruth Cardoso

O Centro Cultural leva o nome Ruth Cardoso em homenagem à antropóloga, professora universitária, pesquisadora e ex-primeira-dama brasileira. Ela inspirou projetos e programas de fortalecimento da sociedade civil e de promoção do desenvolvimento social. Nos anos 70, Ruth foi pioneira ao trazer maior amplitude na maneira como se encaravam as ações sociais, destacando a importância luta das mulheres, dos movimentos étnico-raciais e LGBT. A antropóloga faleceu em junho de 2008 em decorrência de uma arritmia cardíaca.


Confira a programação completa:

 

Centro Cultural da Juventude

Aniversário de 16 anos do CCJ

Hub Coletivo Coletores

Legados e novos horizontes

Música | 180 minutos

Dia 27/03 [Livre]

Horário: 19h

Presencial na fachada do CCJ

O projeto Legados e Novos Horizontes apresenta uma intervenção com arte urbana digital em comemoração ao aniversário do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ), a partir do olhar do HUB artístico do Coletivo Coletores, que expõe e apresenta um recorte das memórias visuais do Centro Cultural ao longo de seus 16 anos de atividades artísticas/culturais. Isso tudo em diálogo com as novas gerações artísticas do território frente aos desafios dos novos tempos. Para compor este projeto, uma ação noturna apresenta um vídeo projeção mapeada desenvolvendo interação entre imagem e arquitetura na fachada do CCJ.


Programação Shows - Mês do Hip Hop (dia 27)

14h | MIC ABERTO

16h | Sários do Rei

17h | Dj Neew

18h | Rabiscultura

19h | Rafael Fish

20h | DJ - Luiz Cardo

21h | BK


Endereço: Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha. Próximo ao Terminal de Ônibus Cachoeirinha. Zona Norte.