Prefeitura de São Paulo expande Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA) com 4 novas unidades em 2022

Plano de expansão da EMIA anuncia locais onde serão instaladas as novas escolas, começando pela EMIA Brasilândia nesta sexta, 1º de abril, às 10h

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia que o processo de expansão da EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) está em andamento, com a definição e implementação dos locais onde serão instaladas quatro novas unidades, em 2022. A primeira a inaugurar será na Casa de Cultura da Brasilândia (Zona Norte), no dia 1º de abril. Até o final do ano, também serão inauguradas as unidades na Casa de Cultura de Parelheiros (Zona Sul), no Parque Chácara das Flores (Zona Leste) e Parque Chácara do Jockey (Zona Oeste), esses dois últimos em parceria com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

O plano de expansão da EMIA prevê, até 2024, dobrar as novas vagas para crianças entre 5 a 7 anos de idade. Foram contratados 70 artistas educadores e 4 articuladoras, em processo seletivo com mais de mil inscritos, conduzido pela coordenação da EMIA em parceria com a Associação Educacional Maria do Carmo. Pela primeira vez, ações afirmativas para artistas educadores pretos, pardos e indígenas foram realizadas, assim como para as vagas de crianças, buscando a equidade racial segundo censo do IBGE.

Ao longo dos próximos 3 anos, o investimento total da SMC é de aproximadamente R$ 30 milhões, com contrato de gestão compartilhada aberto atualmente.

“Esse é um momento histórico para a cidade de São Paulo: vamos expandir o ensino inovador da EMIA para as periferias e contemplar ainda mais jovens, em todas as regiões da cidade”, afirma Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura. “O ensino da EMIA introduz as crianças para o mundo das artes e trabalha a criatividade, o lúdico, e abre muitas possibilidades para os jovens de São Paulo”.

A escolha dos locais visa descentralizar e expandir a história de sucesso da EMIA, única escola pública de educação artística da cidade. Foram estabelecidas parcerias entre Secretarias para levar à população uma política pública comprometida com a infância, a iniciação e formação artística e cultural, entendendo a sua fundamental importância no processo de construção de cidadania.

Entre os aspectos que justificam essas escolhas estão a localização na periferia; as estruturas internas e externas dos locais, pensando na viabilidade do crescimento da escola, com novas turmas todos os anos, e também na realização das atividades artístico-pedagógicas; e comum acordo entre a Secretaria e a gestão do espaço.

A previsão de conclusão das obras para a adaptação e melhoria dos espaços é para o primeiro semestre. As obras são realizadas pela SMC, com exceção do Parque Chácara das Flores, que será conduzida pela SVMA. As datas de inauguração das novas EMIAs e as datas de inscrições para novas turmas serão divulgadas em breve. Já na unidade da Brasilândia, as inscrições acontecem entre os dias 1º a 7 de abril, na própria sede.

Haverá uma programação especial para a inauguração da EMIA Brasilândia, nesta sexta-feira (1º), entre elas: o público será recebido por um cortejo musical puxado pela Trupe Liuds; as crianças também assistirão as apresentações da Lu Rué Cia e a Dois Girassóis; e poderão se divertir com brinquedos e rodas de histórias; e a artista visual Criola irá inaugurar um novo trabalho com estampas a partir de padronagens geométricas que remetem a cultura e ancestralidade afro-brasileira, ocupando todo o espaço central da Praça.

 
Serviço:

Inauguração EMIA Brasilândia

Data: 1º de abril

Horário: 10h

Local: Praça Benedicta Cavalheiro, s/nº - Freguesia do Ó