22+100: Programação nas Bibliotecas Municipais em Abril e Maio

Bibliotecas Municipais sediam eventos ligados à comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a programação em comemoração ao Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 nas Bibliotecas Municipais. A programação, com atividades presenciais, se estende ao longo dos meses de abril e maio em oito Bibliotecas. O objetivo é promover a troca de experiências a partir de debates, leituras e conversas, trazendo uma gama diversificada de escritores.

Dentre os destaques está o evento De sarau em sarau : Histórias construídas a partir dos encontros e desencontros nos saraus da cidade, que acontece no dia 7 de abril, às 14h, na Biblioteca Marcos Rey. De sarau em sarau traz uma conversa entre o consagrado escritor pernambucano Marcelino Freire e o poeta Daniel Minchoni sobre suas experiências nos saraus da cidade. A mediação é do poeta Victor Rodrigues, e a conversa contará com intervenções poéticas de Fernanda Coimbra, Zá Lacerda e Nicoly Soares.

No dia 12 de abril, às 14h, a Biblioteca Brito Broca traz o poeta Sérgio Vaz, um dos principais nomes da literatura periférica em São Paulo, apresentando sua trajetória na poesia nas primeiras décadas do século XXI de maneira aprofundada. A mediação é de Rodrigo Ciríaco, e traz a participação de Raquel Almeida, Andrio Candido e Bia DOXUM.

Em maio, haverá programação voltada para o Slam, movimento de resistência poética urbana que se destaca por seu formato de competição, englobando as linguagens da poesia, da periferia e da palavra falada. No dia 10 de maio, às 14h, acontece, na Biblioteca Cora Coralina, o Slam Manifesto: antropofagia em versos, uma conversa com a poeta Roberta Estrela D’alva, um dos expoentes do movimento no Brasil. A palestra contará com a participação de Luz Ribeiro, Lucas Afonso e Jô Freitas.

Vale ressaltar, porém, que a programação ainda não é definitiva, estando sujeita à alterações.

Confira a programação completa:

Escrevivências de Conceição Evaristo e o cotidiano de artistas das periferias. Neste encontro, as palestrantes vão trazer histórias de suas vivências como mulheres e artistas pretas e periféricas, dialogando com a leitura de textos da homenageada, Conceição Evaristo. Com Jenyffer Nascimento e Martinha Soares. Mediação: Mara Esteves e Intervenções Poéticas de Pedro Lucas e Luan Luando.
Data: 5 de abril (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Amadeu Amaral - Rua José Clóvis de Castro, s/n - Vila da Saúde

De sarau em sarau: Histórias construídas a partir dos encontros e desencontros nos saraus da cidade. Os palestrantes vão nos trazer histórias e experiências vividas pelos saraus da cidade. Dos encontros, das conversas, das tramas e também dos desencontros. Com Marcelino Freire e Daniel Minchoni. Mediação: Victor Rodrigues e Intervenções poéticas de Fernanda Coimbra, Zá Lacerda e Nicoly Soares.
Data: 7 de abril (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Marcos Rey - Avenida Anacé, 92 - Jardim Umarizal

Periferias em movimento: Fome, sufoco, solidariedade e poesia. Os convidados vão falar sobre as maneiras criativas e sofridas com que cada um consegue seguir na literatura e na vida. Com Helena Silvestre e Uberê Guelê. Mediação: Tati Minchini e Intervenções poéticas de Pow Litera Rua e Gunnar Vargas e Binho.
Data: 14 de abril (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Camila Cerqueira César - Rua Valdemar Sanches, 41 - Butantã

Flores de pedras: poesia periférica em SP. Sérgio Vaz é um dos principais nomes da literatura periférica em São Paulo, por seu papel como poeta e um dos pioneiros no movimento de saraus. Neste encontro, abordaremos suas obras e a produção poética paulista nas duas primeiras décadas do século XXI.Com Raquel Almeida, Andrio Candido e Bia DOXUM, Escritor convidado: Sérgio Vaz e mediação de Rodrigo Ciríaco.
Data: 12 de abril (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Brito Broca - Avenida Mutinga, 1425 - Vila Pirituba


Cadernos Negros: quilombo poético brasileiro.
Neste encontro com a escritora Esmeralda Ribeiro abordaremos sua obra e o importante trabalho do Quilombhoje há mais de 40 anos com a antologia Cadernos Negros. Com Elizandra Souza, Débora Garcia e Pedro Lucas. Escritora convidada: Esmeralda Ribeiro e mediação de Rodrigo Ciríaco.
Data: 3 de maio (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Cassiano Ricardo - Avenida Celso Garcia, 4200 - Tatuapé

Novas perspectivas sobre o Modernismo de 1922. 100 anos de Semana Moderna, mas isso não significa que não há nada mais para se dizer seja sobre ela. Estamos, inclusive, num momento de revisão sobre o seu sentido e importância, com perspectivas indígenas, negras, feministas e LGBTQIA+ propondo novos olhares sobre esse momento tão marcante das nossas Artes e Literatura. Com Amara Moira e Dinha. Mediação: Gil Marçal e Intervenção Poética de Tati Candeia e Marco Miranda e Paula da Paz.
Data: 5 de maio (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima - Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros

Slam Manifesto: antropofagia de versos. Ressignificando a poesia das ruas, o movimento de slams veio como grande expoente da poesia engajada. Roberta Estrela D’Alva, um dos principais nomes do Slam no Brasil é convidada para falar sobre o tema. Com Luz Ribeiro, Lucas Afonso e Jô Freitas. Escritora convidada Roberta Estrela D’Alva e mediação de Mônica Alves.
Data: 10 de maio (terça-feira)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Cora Coralina - Rua Otelo Augusto Ribeiro, 113 - Guaianases

Vozes Ancestrais: história, memória e oralidade. História, memória e oralidade, qual a intertextualidade existente nestes campos quando abordamos a literatura? Inspirado na obra de Daniel Munduruku, os convidados abordarão este e outros temas. Com Mel Duarte, Paulo D’Auria e Potyra Paz. Escritor convidado Daniel Munduruku e mediação de Rodrigo Ciríaco.
Data: 12 de maio (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Biblioteca Álvares de Azevedo - Praça Joaquim José da Nova, s/n - Vila Maria